Brasil se despede de Ziraldo com homenagens

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O Brasil se despede neste domingo do cartunista Ziraldo, que morreu dormindo em sua casa, no Rio de Janeiro, no sábado. O velório aconteceu de manhã no Museu de Arte Moderna, e o enterro ocorre no Cemitério São João Batista. Fãs, amigos e familiares do quadrinista se reuniram para prestar a última homenagem, entre eles artistas famosos, como Camila Pitanga, Fernanda Torres e Enrique Diaz. (UOL)

PUBLICIDADE

Pelas redes sociais, políticos e autoridades lamentaram a morte de Ziraldo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil perdeu “um dos maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país”. O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o cartunista “pertenceu a uma geração de intelectuais e artistas brilhantes, que fez história em nosso país e que continua a inspirar com sua criatividade”. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse que ele foi uma “fonte de inspiração” e “uma perda irreparável”. (Poder 360)

Grandes nomes dos quadrinhos e das charges também prestaram suas homenagens. Pelo X, o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, publicou uma ilustração em que ele e Ziraldo aparecem brincando com seus personagens. “Que tristeza! Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão”, afirma na mensagem. (Globo e X)

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que atenderá a um pedido da família de Ziraldo, feito durante o velório, e eternizará o desenhista com uma estátua na cidade, onde morou por mais de 30 anos. Ele esteve no velório e afirmou que o cartunista receberá todas as homenagens possíveis. Ainda não foi revelado onde o monumento será instalado. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.