Em 15 dias, chove em pontos do Rio Grande do Sul o equivalente a 5 meses

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

A chuva acumulada em alguns pontos do Rio Grande do Sul entre 22 de abril e segunda-feira igualou o volume previsto para cinco meses. De acordo com levantamento do Climatempo, Fontoura Xavier, com 778 mm, e Caxias do Sul, com 694 mm, são as cidades mais afetadas pelas tempestades que castigam o estado. “É como se a média de chuva normal para os meses de janeiro a maio, de 5 meses, tivesse caído em apenas 15 dias”, explica o serviço de meteorologia. (g1)

PUBLICIDADE

Por conta das enchentes, o prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas (PDT), disse que terá de retirar os cerca de 40 mil habitantes da cidade, na Região Metropolitana de Porto Alegre, após a água alagar 100% do centro. Ele cita as dificuldades que a administração enfrenta, como a falta de energia e o aumento de ocorrência de saques. “Realmente vou ter que evacuar toda a cidade, vou ter que tirar tudo. Só pode ficar aqui no nosso município quem terá condições de ficar trabalhando para fazer o rescaldo [de limpeza] da cidade”, explicou. (UOL)

Em Porto Alegre, a prefeitura pede que a população doe cobertores para auxiliar no acolhimento de 9.800 pessoas que tiveram de deixar suas casas na capital gaúcha. No estado, já são contabilizados 95 mortos, 131 desaparecidos e 372 feridos, além de 159.036 desalojados e 48.799 alocados em abrigos. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pela tragédia em 401 municípios. (UOL e CNN Brasil)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.