Livro de Butler volta às livrarias após briga jurídica com editora evangélica
O livro “Quem tem medo do gênero?”, da filósofa americana Judith Butler, voltou às livrarias após ter sido recolhido por decisão judicial movida por uma editora ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. A editora acusou a Boitempo de violação de direitos autorais.
O motivo alegado foi que a capa da edição brasileira trazia fotografias de protestos contrários à presença da filósofa no Brasil, realizados em 2017.
Cartazes dessa manifestação exibiam ilustrações de crianças, entre elas, Quico, personagem da Turma do Nosso Amiguinho, espécie de Turma da Mônica adventista. A Boitempo denunciou o caso em seu blog na semana passada.
O livro foi recolhido e agora passou a ser vendido com a capa totalmente preta. A Boitempo lembra ainda que Butler é alvo constante da direita brasileira, que rejeita sua abordagem relativa a questões de gênero. Segundo a editora, após o anúncio da publicação do livro, suas redes sociais passaram a receber ataques transfóbicos.
“‘Quem tem medo do gênero?’ ilumina como a centralidade do medo em torno do ‘gênero’ em discursos conservadores e reacionários carrega o objetivo de criar pânico moral e angariar apoio popular a projetos políticos fascistas, autoritários e excludentes”, afirma. (Globo)