O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Cientistas de Israel descobrem nova parte do sistema imunológico

Cientistas israelenses descobriram uma nova parte do sistema imunológico que, segundo eles, é uma mina de ouro de potenciais antibióticos.
A descoberta se concentra no proteassoma, uma estrutura presente em todas as células do corpo e conhecida por reciclar proteínas, que atua como uma fonte inesperada de antibióticos naturais. O proteassoma tem um modo secreto que pode liberar um arsenal de substâncias químicas que matam bactérias. Essa descoberta, publicada na revista Nature, revela que o proteassoma pode detectar infecções bacterianas e mudar sua função, transformando proteínas velhas em substâncias químicas que matam bactérias, rompendo suas camadas externas. Essa nova compreensão do sistema imunológico oferece um potencial revolucionário para o desenvolvimento de antibióticos, especialmente contra superbactérias resistentes a medicamentos. Testes em laboratório e em camundongos com pneumonia e sepse mostraram resultados comparáveis a antibióticos tradicionais. A descoberta também foi confirmada pelo fato de células com o proteassoma desativado tornarem-se mais suscetíveis a infecções bacterianas, como a salmonella. Segundo o professor Yifat Merbl, do Instituto de Ciências Weizmann, essa é uma nova classe de antibióticos naturais, presente em todas as células do corpo, que pode transformar a luta contra infecções bacterianas. (BBC)

PUBLICIDADE

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.