Bergman na ponte aérea: o melhor do fim de semana em SP e no Rio
Nesta semana um caso raro de mostra que acontece ao mesmo tempo em São Paulo e no Rio. A Semana Bergman, que traz filmes de um dos maiores cineastas de todos os tempos, o sueco Ingmar Bergman, acontece no Reag Belas Artes e no Cinesystem Belas Artes Frei Caneca em São Paulo e no Cinesystem Botafogo no Rio. Na programação do fim de semana nas duas cidades tem Monika e o Desejo na sexta, O Sétimo Selo no sábado e Morangos Silvestres no domingo. Um bom começo para quem nunca viu os filmes do sueco na telona.
No Rio, começa nesta semana mais uma edição do Festival de Inverno, na Marina da Glória. Neste fim de semana, cada dia traz uma vibe bem distinta da outra. Na sexta é bem pop com Marina Sena, Gloria Groove e Duda Beat. No sábado, o nordeste fala mais alto com João Gomes, Alceu Valença e Zé Ramalho e, no domingo, dia do rock, tem Biquini, CPM22, Charlie Brown Jr e Os Paralamas do Sucesso.
E a maior atriz brasileira está de volta aos palcos. Fernanda Montenegro lê Nelson Rodrigues e Simone de Beauvoir reestreia no sábado no Teatro Multiplan, no Village Mall. É uma temporada curta, aos sábados e domingos, que celebra seus 80 anos de carreira, e vai só até 27 de julho. Tem de correr para conseguir ingressos.
Para quem está em São Paulo, o Cultura Artística recebe na sexta e no sábado o Kronos Quartet. Fundado em 1973, é seguramente o quarteto mais influente na execução de obras da música vanguarda, além de transitar pela música popular, digamos, mais fina. Ainda com o violista David Harrington à frente, a formação que vem à cidade traz Gabriela Díaz (violino), Ayane Kozasa (viola) e Paul Wiancko (violoncelo). No programa, justamente esse equilíbrio entre o minimalismo, a experimentação e a música popular, com obras de Terry Riley, Steve Reich, Viet Coung, Sun Ra, Laurie Anderson e Patti Smith.
Já nas artes visuais abre no sábado na galeria Martins&Monteiro a coletiva Maranhão na Jamaica, reunindo a produção1655 contemporânea do Maranhão, numa parceria com a maranhense Lima Galeria. Entre os artistas da mostra estão Gê Viana, Thiago Martins de Melo, Tassila Custodes, Carchíris, Joelington Rios e Marcone Moreira.
Mais dicas do que rola em São Paulo na edição desta semana na newsletter Ladrilho Hidráulico.