Festivais de música no Rio, restrospectiva de Rivane Neuenschwander em SP: o melhor do fim de semana
Nesta sexta, acontece o último e melhor dia do Festival Dupla de Três com um show que reúne Juliana Linhares, Vanessa Moreno e Fernanda Takai. Gratuito, o show será no Teatro Nelson Rodrigues, na Caixa Cultural. A ideia é juntar dois novos nomes da MPB e convidar um medalhão.
E vai até domingo, no MAR, o Festival Toca 2025. Vale ver Dona Onete e Gaby Amarantos com a Gang do Eletro no sábado e Suaras do Tapajós com Maria Gadú no domingo.
Para quem curte filmes, está rolando na Cinemateca do Mam, a Retrospectiva Paul Verhoeven. Serãoexibidos todos os longas do holandês, além de cinco curtas e dois médias-metragens. Na sexta tem RoboCop — policial do futuro, o meu preferido, O Vingador do Futuro, passa no sábado e, do domingo, o incontornável Instinto Selvagem. Ou seja, dose dupla de Sharon Stone no fim de semana.
Entrevistada de amanhã na Edição de Sábado, a artista visual Rivane Neuenschwander ganha, no Itau Cultural, em São Paulo, uma retrospectiva de peso: Brasil de Susto e Sonho, um panorama da obra de Rivane Neuenschwander. O que eu particularmente admiro da obra da Rivane, que é uma das artistas fundamentais hoje no país, é um rigor absurdo para balancear poética, estética, ética e política. E tudo isso pode ser visto nesta mostra que apresenta obras inéditas, releituras e trabalhos consagrados da artista. São vídeos, esculturas, pinturas, instalações e desenhos, os trabalhos abrangem os diferentes caminhos artísticos percorridos por ela nos últimos 30 anos.
Numa semana particularmente boa para as artes visuais, no sábado tem mais uma edição do Festival Travessa Aberta, que acontece na Travessa Dona Paula, que reúne galerias A Gentil Carioca, Sardenberg e Zielinsky, os espaços Desapê e Ateliê397, a revista Celeste e a editora Piscina Pública Edições. É um evento que mistura exposições, lançamentos de livros e visitas guiadas.
Para quem gosta de ver filmes clássicos com trilha ao vivo, duas boas pedidas no domingo: no MIS rola o Planeta Fantástico, de René Laloux, ao sons de Os Barbapapas e no Reag Belas Artes, Pink Floyd – The Wall, com a banda Pink Floyd Dream. Mais dicas do que fazer em São Paulo na edição desta semana da Ladrilho Hidráulico.