Chaplin completo no Rio, Mimo em SP: o melhor do fim de semana
São 83 filmes. Isso mesmo, o Centro Cultural Banco do Brasil começou nesta semana uma retrospectiva completa de Charles Chaplin, um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos, reunindo toda a sua filmografia, incluindo curtas, longas e médias. No fim de semana, os destaques são O Circo, na sexta, Luzes da Ribalta, no sábado, e Monsieur Verdoux no domingo. Mas a programação segue cheia de clássicos até o dia 13 de outubro. O melhor é que o ingresso tem um preço bem camarada: R$ 10.
No sábado rola mais uma edição do MAR Aberto, com uma série de atividades no Museu de Arte do Rio, além de entrada gratuita. Todas as atividades do dia se conectam à exposição Telma Saraiva e a fascinação do mundo, que ganha visita guiada e ativação da obra Retrato do Presente, em qie o visitante pode tirar uma foto que é impressa na hora. Entre os destaques, aula de forró e show do Forró da Taylor.
Outro programa grátis bacana no sábado é o show de Zé Ibarra, o integrante do Bala Desejo, que neste ano lançou o ótimo AFIM. Ele se apresenta às 19h no Museu de Arte Moderna do Rio no Festival LivMundi.
Indo para São Paulo, este é o fim de semana no Mimo, um dos festivais itinerantes mais legais do Brasil, também com programação gratuita. Na edição paulistana, que acontece de sexta a domingo em diferentes espaços da cidade, como o Vale do Anhangabaú, o Cultura Artística, o Cine Olido, a Praça das Artes e o CCSP, muitos workshops bacanas, show de artistas como Edu Lobo, Cordel do Fogo Encantado, Bixiga 70, Ortinho com Maria Alcina, Lia de Itamaracá com Buhr, Carlos Malta & Pife Muderno, Ubunto Ensemble, entre outros, e filmes sobre Jards Macalé, Hyldon, Maria Alcina e Arrigo Barnabé.
Para quem é de teatro, na sexta estreia, no Sérgio Cardoso, tem Seis Atores em Busca de Sérgio Cardoso, com direção de Rita Batata, com sessões de sexta a segunda até 20 de outubro.O elenco criador é composto por Bárbara Arakaki, Bruno Lourenço, Felipe Ramos, Lilian Regina, Mariana Leme e Rafael Pimenta. Na peça, todos os intérpretes buscam ser Sérgio Cardoso – que faria 100 anos neste 2025 – em um jogo com a peça Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello, na qual Sérgio Cardoso teve uma interpretação icônica com o personagem Pai.
Para quem só conhece o estúdio japonês Ghibli por conta dos memes feitos com inteligência artificial, o Reag Belas Artes traz uma boa oportunidade para mergulhar numa coleção maravilhosa de animes no Ghibli Festival. Entre os destaques da programação deste fim de semana, A Viagem de Chihiro na sexta, Nausicaä do Vale do Vento no sábado e O Castelo Animado no domingo. Ingressos a R$ 30 a inteira.
Mais dicas do que fazer em São Paulo na edição desta semana da newsletter Ladrilho Hidráulico.