Cármen Lúcia bate de frente

Se não tinha sido clara ainda, a presidente do Supremo aproveitou a abertura de trabalhos da corte em 2018 para fazer um discurso duro em defesa do Judiciário. “Pode-se ser favorável ou desfavorável à decisão”, afirmou, “o que é inadmissível é desacatar a Justiça.” Cármen Lúcia não citou o ex-presidente Lula, mas ele era um dos alvos de seu discurso. “Justiça individual, fora do direito, não é Justiça, senão vingança ou ato de força pessoal.” Tinha por alvo Lula, mas também todos — inclusive alguns de seus pares —, que pressionam para revisar a decisão de que se prenda os condenados em segunda instância. “Que não tenhamos de ser lembrados pelo que fizemos ou, pior, pelo que desfizemos do conquistado social e constitucionalmente.” No fim, é ela quem tem o poder de pautar ou não um julgamento de qualquer questão. Ao seu lado, durante a cerimônia, estavam os presidentes da República, Michel Temer, do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia. Não discursaram. Mas falou a procuradora-geral Raquel Dodge. “O Ministério Público”, ela disse, “pretende continuar a agir para que a Justiça seja bem distribuída, para que haja o cumprimento da sentença criminal após duplo grau de jurisdição, que evita impunidade.” (Jota)

Segundo Helena Chagas, que dirigiu a Comunicação da ex-presidente Dilma, há um recado sendo passado para o PT pelos tribunais superiores e juristas: ‘cala a boca’. A estratégia de entrar em confronto com o Judiciário pode virar-se contra Lula, pois alimenta o espírito de corpo até de juízes que poderiam lhe conceder decisões favoráveis.

Bernardo Mello Franco: “Já virou tradição. A abertura do ano judiciário se tornou um grande encontro de investigadores e investigados. Por força do protocolo, a ministra Cármen Lúcia se viu cercada por três alvos da Lava-Jato. A anfitriã fez um belo discurso em defesa do Judiciário. Sem citar Lula, mandou recado aos petistas que protestaram contra a condenação do ex-presidente. Tudo certo, mas faltou dizer que o Supremo já permitiu o desacato duas vezes na gestão da ministra. Na primeira, aceitou que Renan Calheiros ignorasse uma ordem para deixar a presidência do Senado. Na segunda, curvou-se a uma rebelião contra o recolhimento noturno de Aécio Neves. O tucano se salvou do castigo graças ao voto de minerva de Cármen.” (Globo)

No Congresso há receio. Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias são senadores com presença e, na Câmara, Paulo Pimenta será o líder do PT. As suas são algumas das vozes que falam mais alto contra a condenação de Lula pelo TRF-4. Se as bancadas voltarem aguerridas, o medo é de que obstruam votações e trabalhem para interromper os trabalhos como protesto político. (Estadão)

PUBLICIDADE

O TSE recebeu, quarta, representantes de Google, Twitter e Facebook para discutir as eleições. Uma das preocupações da corte é a garantia de que quem paga pela publicidade eleitoral possa ser identificado. Ela quer também a garantia de que, durante as eleições, as redes possam obedecer a ordens judiciais relacionadas ao pleito com rapidez. Segundo Cristina De Luca, o WhatsApp afirmou que consegue bloquear o envio de vídeos e áudios específicos se for necessário. É uma das principais fontes de fake news.

Aliás... O mesmo TSE intimou a TV Globo e os apresentadores Luciano Huck e Fausto Silva a prestarem esclarecimentos sobre suposta propaganda eleitoral antecipada. No domingo, dia 8 de janeiro, Huck foi entrevistado por Faustão para falar sobre política. À época, negou ser candidato. Assista.

De forma a costurar alianças, Rodrigo e Cesar Maia precisarão chegar a um acordo. O filho cogita se candidatar à presidência; o pai, ao governo do Rio. Para ter apoios, um dos dois terá de desistir.

O juiz Sérgio Moro, que tem apartamento em Curitiba, também recebe auxílio-moradia. O benefício não é ilegal. Mas vem sendo pesadamente questionado. (Folha)

A Polícia Federal pôs Sérgio Cabral numa cela solitária, em Curitiba, por duas semanas. Sem direito a banho de sol. Nunca aconteceu com um preso da Lava Jato. Quando precisava de algo, o ex-governador do Rio gritava. Eduardo Cunha, o mais próximo, ouvia e repassava aos carcereiros. Ele será transferido hoje, informa Lauro Jardim. (Globo)

A Caixa Econômica Federal concedeu, em 2016 e 2017, R$ 4,5 bilhões em empréstimos a estados e municípios. A garantia eram as receitas que viriam dos impostos colhidos. A Constituição proíbe este tipo de operação. Por enquanto, os empréstimos foram suspensos para análise jurídica. Mas o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, defende a prática. “Neste momento de recuperação econômica e social, os prefeitos são os mais frágeis”, reclamou. (Estadão)

E o clima pesou entre Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central, e a presidente do conselho da Caixa, Ana Paula Vescovi. (Globo)

A Justiça quer a prisão preventiva de José Carlos Lopes de Oliveira, ex-CEO do BNY Mellon. O banco, que administra os investimentos do fundo de pensão dos Correios, o Postalis, é investigado por usar o dinheiro dos trabalhadores em operações que parecem fraudulentas. A casa do presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, foi alvo de busca e apreensão da PF na mesma operação.

Erramos: na versão distribuída por email, afirmávamos que Oliveira ainda era CEO do BNY Mellon. O executivo já não trabalha no banco desde 2013.

É bom já ir se acostumando à forma da água estagnada

Tony de Marco

 
Bolsomito

Cotidiano Digital

Pode haver uma fraude na casa das centenas de milhões no coração das Bitcoins. A Comissão de Comércio Futuro em Commodities, uma agência regulatória americana, está investigando uma das maiores empresas de compra e venda de criptomoedas, a Bitfinex. Com sede no Caribe, executivos europeus e escritórios na Ásia, a corretora emite sua própria moeda virtual: o Tether, que é ancorado no dólar. Diferentemente de outras, para cada Tether criado, alguém depositou um dólar. O que começa a chamar a atenção dos investidores é que, de dezembro para cá, sempre que houve movimentos de queda da Bitcoin, seguiu-se uma grande compra feita em Tethers pela Bitfinex. Como se a empresa estivesse sustentando artificialmente o mercado. E, na semana passada, a corretora virtual demitiu a Friedman, seu escritório de auditoria, que jamais chegou a publicar um relatório completo que garantisse os depósitos em dólar correspondentes à fortuna criada. Se não houver um dólar para cada Tether, muitas Bitcoins foram trocadas de mão em troca de vapor. (New York Times)

É o fim de uma era. Após 115 anos independente, a Xerox foi vendida. Por US$ 6,1 bilhões, a japonesa Fujifilm leva 50,1% das ações da empresa americana. Dez mil pessoas devem ser demitidas. Em um tempo no qual escritórios produzem cada vez menos papel, a empresa que nasce, Fuji Xerox, pretende se tornar 'a companhia com soluções para documentos'.

Pois é: em 1979, a Xerox permitiu que Steve Jobs e alguns de seus engenheiros visitassem o PARC, seu melhor laboratório de desenvolvimento de novos produtos. Um passeio autorizado. Lá, Jobs viu e se encantou com um computador com pastas, lata de lixo e mouse. Pagou a visita com alguns Apple II, levou em troca segredos industriais.

Steve Jobs: “A Xerox poderia ter sido dona de toda indústria da computação.” Em vídeo.

Cultura

A grande exposição do momento, em São Paulo, segue sendo a de Jean-Michel Basquiat, cuja retrospectiva ocorre no CCBB. Domingo, no Sesc Belenzinho, Jards Macalé se apresenta com novos arranjos para suas músicas. E, no Tupi or not Tupi tem Ná Ozzetti e Luiz Tatit, num show intimista.

No Rio, hoje à noite, Gilberto Gil estará no Circo Voador para gravar um DVD que celebra os 40 anos de seu Refavela (Spotify). O Monstro da Lagoa Negra (trailer), o clássico do terror-B que inspirou A Forma da Água, será exibido em 3D no IMS, amanhã. E, no Paço Imperial, 200 imagens de alguns dos maiores fotógrafos da União Soviética revelam o lugar nos tempos do comunismo.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!

PUBLICIDADE

O filme com mais indicações ao Oscar, A Forma da Água (trailer) de Guillermo del Toro, chegou aos cinemas. É a história de uma zeladora muda que se apaixona por uma estranha criatura maltratada em um laboratório secreto do governo americano. A estética remete ao cinema B de terror dos anos 1950 e 60. É de Ridley Scott outra estreia: Todo o Dinheiro do Mundo (trailer), que conta a história real do sequestro do neto de John Paul Getty, o então homem mais rico do mundo. Para as crianças, neste finzinho de férias, há Paddington 2 (trailer), com o simpático urso atrapalhado. Veja outras novidades nas telas.

Natalie Wood, a estrela de Juventude Transviada (trailer) e West Side Story (trailer), morreu afogada num acidente trágico, quando caiu de seu iate, em 1981. Tinha 43 anos. A Polícia de Los Angeles reabriu o caso em 2011 e, desde essa semana, considera o ator Robert Wagner ‘uma pessoa de interesse’ para a investigação. Wagner, também ele um velho galã que fez sucesso na série Casal 20 (episódio piloto), era casado com Wood e foi o último a vê-la naquela noite.

Super Mario, o personagem dos videogames da Nintendo, vai virar protagonista de um filme de animação. O projeto está adiantado, mas ainda não há data de lançamento nos cinemas. O filme é uma coprodução da empresa japonesa e da Universal Pictures. (Estadão)

Viver

Podemos buscar sentido na arte, nos relacionamentos ou na religião. Mas a verdade é que o sentido é mesmo construído no cérebro. Que pode ser enganado nessa missão. LSD, por exemplo, ‘fabrica’ sentido onde ele não existe. A droga imita alguns elementos neuroquímicos, como a serotonina. Nos faz, por exemplo, encontrar significados exuberantes em músicas comuns. Agora, os pesquisadores poderão estudar a composição do ácido lisérgico para compreender como a química neurológica produz estes efeitos e, assim, replicá-los. Criar, talvez, ‘pílulas de sentido’. A ideia é que, algum dia, as pessoas não precisem mais de uma viagem de ácido para encontrar sentido artificialmente.

Cientistas no Japão e na Austrália desenvolveram um exame de sangue que pode detectar proteínas tóxicas ligadas ao alzheimer. A descoberta é um novo passo rumo a testes mais baratos e menos invasivos para detectar a beta-amiloide, proteína que se acumula no cérebro à medida que a doença se desenvolve

Com a chegada do Carnaval, a internet começa a se dividir entre os amantes do glitter e aqueles que alertam para o impacto ambiental de toda essa cintilância. Minúsculos e feitos de plástico — que leva centenas de anos para se decompor —, ele rapidamente chega aos ecossistemas marinhos e causa estragos.

Domingo é dia de Super Bowl. Patriots vs. Eagles. Bares e cinemas vão transmitir a partida no Brasil. Se vencerem, os Patriots podem conquistar seu sexto título, igualando-se ao Pittsburgh Steelers, maior vencedor da liga. Tom Brady também pode quebrar recordes e se tornar o único atleta com seis anéis. (Folha)

Galeria: Os Bajau Laut são pescadores nômades que vivem no Oceano Índico. Sua forma de vida está acabando. O registro é do antropólogo James Morgan.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.