O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Jovens suspeitos de planejar atentado em show de Taylor Swift confessam ligação com Estado Islâmico

Em Viena, um adolescente austríaco de 19 anos foi detido após um plano para realizar um ataque terrorista suicida durante um show da cantora Taylor Swift ser descoberto. O jovem, nascido na Macedônia do Norte, jurou lealdade ao Estado Islâmico e possuía produtos químicos e facões em sua residência, segundo revelou o diretor-geral de segurança pública da Áustria, Franz Ruf. Além dele, dois outros jovens austríacos foram presos por envolvimento com o caso, um deles tem 17 anos.

PUBLICIDADE

Depois da descoberta do plano, três shows da cantora foram cancelados, cada um deles teria por volta de 65 mil pessoas. A decisão foi tomada em coordenação com a equipe da cantora, e os ingressos serão reembolsados. A medida visa garantir a segurança do público, que, em geral, expressou frustração, mas compreendeu a necessidade de precaução.

Os investigadores austríacos tiveram auxílio do serviço de inteligência dos Estados Unidos; a polícia britânica, por sua vez, informou que não há relação entre o plano frustrado em Viena e os shows de Swift no Estádio de Wembley, em Londres, que continuarão conforme o programado. Foi o segundo ataque frustrado em Viena dos últimos anos, pois ano passado houve o mesmo fato na parada do orgulho gay.

O jovem suspeito havia alterado sua aparência, deixou seu emprego em julho e estava ativo nas redes sociais, promovendo propaganda do grupo extremista – que tem muito menos poderio do que já teve, mas ainda tenta manter evidência com ataques terroristas esporádicos. (Reuters)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.