O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

A história do rei do baião chega aos cinemas

O cinema nacional está bem representado nas estreias deste fim de semana, com a cinebiografia do rei do baião, Luiz Gonzaga – Légua Tirana, dirigido por Marcos Carvalho e Diogo Fontes. O filme conta a história de um dos ícones da música brasileira, desde sua infância no Sertão nordestino até a vida adulta, mostrando as referências culturais e religiosas que o levaram a escrever canções icônicas. Para dar conta das diferentes fases, o músico é interpretado por Kayro Oliveira na infância, Wellington Lugo na juventude e Chambinho do Acordeom na fase adulta.

PUBLICIDADE

Ao retornar ao trabalho perigoso que tinha abandonado para cuidar de sua família, Hutch Mansell (Bob Odenkirk) está cada vez mais distante de sua esposa Becca (Connie Nielsen) e dos filhos por conta das novas missões. Em Anônimo 2, ele tenta se redimir e leva toda a família para um parque de diversões aquático que costumava passar as férias de verão na infância. A intenção é passar alguns dias sem as distrações ou os riscos do trabalho, mas a viagem acaba saindo de controle depois que ele se envolve em uma briga trivial, colocando-se em uma série de eventos perigosos.

Para quem quer dar boas risadas com uma história hilária, Amores à Parte acompanha Carey (Kyle Marvin), que vê seu mundo de ponta cabeça, ao receber um pedido de divórcio quando sua esposa Ashley (Adria Arjona) conta que lhe traiu. É quando ele procura o casal de amigos Julie (Dakota Johnson) e Paul (Michael Angelo Covino) para desabafar e pedir conselhos, mas acaba descobrindo que o segredo de seu casamento é manter o relacionamento aberto. Buscando novas experiências e retomar o matrimônio com Ashley, ele decide tentar algo parecido. Mas quando as coisas fogem do controle, Carey passa dos limites e provoca o caos entre todos. Com direção de Michael Angelo Covino, que divide o roteiro com Kyle Marvin, o longa esteve na seleção oficial do Festival de Cannes deste ano.

Quando o Estado Islâmico chegou ao auge de sua expansão, principalmente em 2014, milhares de pessoas foram para regiões dominadas pelo grupo em busca de lutar por uma causa. Baseado em fatos reais, Rabia – As Esposas do Estado Islâmico acompanha a história de duas jovens que deixam suas vidas solitárias e de invisibilidade em Paris para buscarem uma nova vida em Raqqa, na Síria, onde são treinadas para serem as futuras esposas dos soldados na guerra. Mas elas percebem que estão presas em um local comandado com mãos de ferro por uma diretora carismática.

Dos mesmos diretores do longa Fale Comigo, o filme de terror Faça Ela Voltar acompanha dois meio-irmãos que foram colocados em um lar adotivo após encontrarem o pai morto no banheiro. Laura, sua nova guardiã, é conselheira pedagógica e tem um jeito excêntrico. Na nova casa afastada da cidade grande, os irmãos Andy e Piper vão descobrir um ritual aterrorizante, capaz de destruir para sempre sua relação fraterna e colocá-los em perigo. Este é o segundo filme dos irmãos australianos Michael Philippou e Danny Philippou.

Pessoas comuns também podem se tornar heróis. É o que mostra o longa de Frédéric Farrucci, O Último Moicano, que esteve na Mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2024. A trama conta a história de Joseph, um dos últimos pastores de cabras na costa da Córsega, que recebe a visita de um membro da máfia local querendo comprar suas terras. Mesmo intimidado pela venda, ele se recusa e mata acidentalmente um homem que veio pressioná-lo. É quando ele se torna vítima de uma perseguição implacável pelos criminosos. Sua luta por sobrevivência se torna um símbolo de resistência e coragem pelo país, tornando-o uma lenda viva.

Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.