O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Prezadas leitoras, caros leitores —

Em virtude do feriado da Sexta-Feira da Paixão, a newsletter diária do Meio não circulará no dia 3 de abril. Estaremos de volta na segunda-feira.

Isso não significa que os assinantes premium passarão o fim de semana sem informação de qualidade. Na Edição de Sábado, vamos falar da microatenção. O mundo inteiro está hoje, literalmente, na palma da nossa mão. Notícias, mensagens, anúncios, flertes, vídeos fofos ou terríveis (tanto reais quanto gerados por IA) nos bombardeiam a cada conferida na tela do celular. Sob essa avalanche de informação, vamos perdendo a capacidade de manter o foco em uma única tarefa, por mais importante que seja.

Adriano Oliveira ouviu especialistas das mais diversas áreas para entender esse fenômeno e como ele já está afetando negativamente a educação e o mercado de trabalho, comprometendo o aprendizado e a produtividade e, em situações extremas, custando vidas.

Não é tudo. Como a religião está no ar, Leonardo Pimentel fala do livro “Porque a Bíblia Disse Assim”, do americano Dan McClellan, que, baseado em anos de estudo das diversas e mais antigas versões do Livro Sagrado, contesta as interpretações recentes que o usam para fins políticos. E Guilherme Werneck aproveita a passagem por São Paulo da turnê de despedida do P.I.L. para destacar a importância de seu líder, o hoje septuagenário John Lydon, que, como Johnny Rotten, mudou a história do rock.

Assine o Meio Premium e tenha informação variada e de qualidade.

Os Editores.

Artemis II dá o primeiro passo para nosso retorno à Lua

Foto: Jim Watson/AFP

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

A Nasa volta a fazer história nesta quarta-feira com o lançamento da Missão Artemis II, a primeira com humanos rumo à Lua desde o fim do programa Apollo, em 1972. O foguete Space Launch System (SLS) deixou o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, já no começo da noite, para um sobrevoo lunar previsto para acontecer na próxima segunda-feira. Apesar de não haver pouso, a missão chegará a 7.500 km além do nosso satélite natural, mais longe do que qualquer ser humano já esteve da Terra. Antes do aguardado lançamento, os engenheiros precisaram resolver alguns problemas relacionados ao sistema de terminação de voo do foguete e uma bateria do Sistema de Aborto de Lançamento, que funciona como uma escotilha de escape em caso de emergência. Veja o momento da decolagem. (g1 e CNN)

“Tínhamos esquecido como é lindo olhar para a Terra lá de cima”, disse o comandante Reid Wiseman, durante um teste de transmissão. (BBC)

A missão histórica representa vários marcos na agência espacial. Esta é a primeira vez que mais de três pessoas fazem essa jornada ao mesmo tempo. As missões Apollo, que ocorreram entre 1968 e 1972, só comportaram um trio de astronautas. Dessa vez são quatro, entre eles Christina Koch, primeira mulher a dar uma volta ao redor da Lua. Victor Glover é o primeiro negro, enquanto o canadense Jeremy Hansen é a primeira pessoa não nascida nos EUA a fazer essa viagem espacial, que também será coordenada da Terra por Charlie Blackwell-Thompson, a primeira diretora de lançamento da Nasa. Conheça os quatro tripulantes. (Folha e CNN)

Bebedouro, banheiro e máquina de exercício isoinercial. Conheça os detalhes sobre o foguete SLS e a cápsula Orion, onde os quatro astronautas vão trabalhar, fazer exercícios, comer e dormir. (BBC)

Se os astronautas quiserem um conselho, ninguém melhor que Harrison Schmitt para dá-lo. O veterano de 90 anos esteve na Apollo 17, última missão que fez com que humanos pisassem na Lua. “Certifiquem-se de que seu treinamento esteja impecável. Estejam preparados para qualquer imprevisto, mas divirtam-se muito. Aproveitem”, sugeriu em uma entrevista. Ele disse que jamais se esquecerá de entrar em órbita lunar em seu lado oculto da Terra. (NBC News)

Uma minissérie disponível na HBO Max e produzida por Tom Hanks narra a épica corrida espacial dos anos 1960 e 70 que levou os primeiros homens ao nosso satélite. Da Terra à Lua dramatiza os esforços da Nasa desde o projeto Apollo 1, ao explorar os desafios técnicos encontrados na época. (HBO Max)

PUBLICIDADE

A Assembleia da República, em Lisboa, aprovou nesta quarta-feira a nova Lei da Nacionalidade, que restringe o acesso à cidadania portuguesa. A medida afeta diretamente os brasileiros que vivem no país, que agora precisarão comprovar residência por sete anos, em vez de cinco, para solicitar cidadania. Crianças nascidas em Portugal só serão consideradas portuguesas depois de viverem por cinco anos no local. Pais de bebês nascidos no território também vão perder o direito de pedir cidadania em função da paternidade. A nova legislação segue para sanção do presidente da República, António José Seguro. (Folha)

Panelinha no Meio. Se você está procurando alternativas para o almoço de Páscoa, mas sem fugir da carne suína, uma boa opção é a copa lombo grelhada com rabanete e molho de limão.

Nem toda notícia é urgente. E há conteúdos que precisam ser degustados com calma, sem pressa. É por isso que todo sábado os assinantes premium do Meio recebem a Edição de Sábado, com reportagens aprofundadas, análise política e cultural, e sugestões que vão muito além das manchetes. Assine o Meio Premium.

Política

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), parece disposto a tornar a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal um prato de difícil digestão para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alcolumbre avalia retardar o envio da indicação para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a responsável pela sabatina de Messias antes de o plenário votar a favor ou contra sua indicação. Segundo interlocutores, Alcolumbre ficou contrariado com o fato de Lula ter anunciado, durante reunião ministerial, o envio da indicação sem tratativas prévias com o comando do Senado. (Estadão)

Já o presidente
da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que pretende organizar rapidamente a sabatina do advogado-geral da União. Segundo Alencar, após o recebimento formal da indicação, ele deve fazer a leitura da mensagem na comissão em até oito dias e, na sequência, alinhar com Jorge Messias a data da sabatina. (g1)

O indicado
, por sua vez, tratou de fazer campanha pela aprovação de seu nome no Senado. Em carta enviada à Câmara Alta, Messias disse que atuará com independência e imparcialidade caso seja aprovado e afirmou ter “absoluta consciência” de que o cargo exige “distanciamento institucional, serenidade decisória e respeito absoluto à separação dos Poderes.” (Metropoles)

Lula, porém, não ajuda. Durante entrevista nesta quarta-feira, o presidente afirmou que alguns senadores “pensam que são Deus”, provocando irritação no Centrão e tornando mais complicado o trabalho de Messias. Segundo levantamento do Globo, este ainda não tem a maioria de votos necessários na CCJ, embora o apoio a seu nome tenha crescido. (Globo)

PUBLICIDADE

O xadrez da política mineira teve mais um movimento nesta quarta-feira com a migração do senador Rodrigo Pacheco do PSD para o PSB. Pacheco não anunciou a que cargo pretende concorrer nas eleições de outubro, mas o presidente Lula pressiona para que ele dispute o governo do estado, de forma a fornecer um palanque no segundo maior colégio eleitoral do país. (CNN Brasil)

Pedro Doria: “Pela primeira vez em quase 40 anos, o Brasil vai para uma eleição presidencial sem ninguém falando a língua do Centro. O sistema político olhou para você e decidiu: não tem mercado para quem quer equilíbrio. 2026 será a eleição do ‘nós contra eles’ levada ao limite. E o deserto liberal é o maior sintoma de que a nossa democracia está na UTI”. Veja a análise completa no Ponto de Partida. (Meio)

De olho nas urnas, o governo prepara uma medida provisória para formalizar subsídios ao diesel e lançar um novo programa de renegociação de dívidas das famílias. A iniciativa ocorre em meio à alta do diesel, pressionado pelas tensões no Oriente Médio, e busca mitigar impactos sobre o custo do transporte e a inflação. Além disso, o governo pretende ampliar mecanismos de renegociação de dívidas, com foco em aliviar o endividamento das famílias e estimular o consumo. (UOL)

O novo programa
de renegociação de dívidas em elaboração pelo Ministério da Fazenda deve focar nas modalidades de crédito mais caras do mercado, como cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal sem garantia. A avaliação do governo é que essas linhas concentram os maiores níveis de inadimplência e são as principais responsáveis pelo endividamento excessivo das famílias. (Globo)

A defesa de Fabiano Zettel, cunhado do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, se reuniu na última semana com o ministro do STF André Mendonça. O encontro ocorre em meio à tentativa de firmar um acordo de delação premiada no âmbito das investigações sobre fraudes financeiras ligadas ao banco. Zettel foi preso na Operação Compliance Zero, que apura irregularidades no grupo. (g1)

A montanha pariu um rato. Anunciado com pompa e circunstância pela Casa Branca, o pronunciamento à nação feito pelo presidente Donald Trump na noite desta quarta-feira não trouxe qualquer novidade concreta sobre os rumos da guerra contra o Irã, que completou seu primeiro mês. Trump voltou a classificar a ofensiva conjunta com Israel como um “grande sucesso” e repetiu que os ataques devem continuar pelas próximas duas a três semanas. Ele, no entanto, não informou se pretende invadir o território iraniano ou usar a força militar para reabrir o Estreito de Ormuz. O governo iraniano, no entanto, nega a existência de negociações diretas. O presidente americano afirmou que o Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde passa cerca de 20% do petróleo global, deve “se abrir naturalmente”, apesar das tensões na região. Os preços do petróleo no mercado global dispararam após o pronunciamento. (New York Times e Oil Price)

Mais cedo, Trump ameaçou retirar os Estados Unidos da OTAN caso aliados não ajudem a reabrir o Estreito de Ormuz, em meio ao aumento das tensões com países europeus. Segundo autoridades americanas, Trump não deu ordem formal para deixar a aliança, mas tem considerado tanto a saída quanto alternativas para reduzir o compromisso dos EUA com o bloco. As conversas ocorreram em reuniões privadas com auxiliares, incluindo o secretário de Estado, Marco Rubio. (Wall Street Journal)

Cultura

Já foi o tempo em que Kristen Stewart era piada por conta de Crepúsculo. Com A Cronologia da Água, destaque nas estreias desta quinta-feira, ela se aventura como diretora e roteirista mostrando rara sensibilidade ao lidar com um caso real de abuso sexual. Por falar em Crepúsculo, Robert Pattinson estrela com Zendaya um filme que questiona se é bom realmente casais saberem tudo um sobre o outro. E, no clima do feriadão, há uma cota de filmes bíblicos. Confira todas as estreias e veja os trailers no site do Meio.

A comédia de época La Vénus électrique, de Pierre Salvadori, foi anunciada como o filme de abertura do 79º Festival de Cannes, em 12 de maio, que também chega aos cinemas de toda a França no mesmo dia. Ambientado na Paris dos anos 1920, o longa, segundo a organização, “inspira-se na sofisticada comédia de Hollywood, com seu ritmo acelerado, confusão entre mentiras e verdades e precisão no roteiro e na direção”. Produzido por Philippe Martin, o elenco é liderado por Pio Marmaï, Anaïs Demoustier e Gilles Lellouche. Nesta edição, o festival homenageará Barbra Streisand e Peter Jackson, que receberão a Palma de Ouro honorária. (Variety)

Andréa del Fuego é a primeira escritora brasileira confirmada na 24ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre 22 e 26 de julho. A autora dos romances A Pediatra e Os Malaquias tem obras publicadas em 12 países, como Alemanha, França e Argentina. A curadora da Flip, Rita Palmeira, descreve Andréa como “uma das escritoras mais talentosas da sua geração” e “uma narradora versátil e sofisticada”. A primeira atração confirmada para esta edição foi o escritor argelino Kamel Daoud, autor do romance Língua interior, vencedor do Prêmio Goncourt, que trata da guerra civil que opôs radicais islâmicos ao governo nacionalista da Argélia entre 1992 e 2002. (Globo)

Cotidiano Digital

Mais de 200 especialistas em desenvolvimento infantil, escolas e grupos de defesa enviaram uma carta aberta ao Google e ao YouTube exigindo o banimento de vídeos gerados por IA para crianças. O grupo, que inclui o psicólogo Jonathan Haidt, autor de A Geração Ansiosa, alerta para o avanço do chamado “AI slop”, que define o conteúdo sintético de baixa qualidade produzido em massa para lucrar com a audiência jovem. Os críticos argumentam que esses vídeos afetam a capacidade de atenção, confundem a percepção da realidade e substituem interações essenciais no mundo real por um “experimento descontrolado”. Embora o YouTube afirme que rotula conteúdos sintéticos e prioriza o combate ao spam, os especialistas ressaltam que crianças pré-alfabetizadas não compreendem esses avisos. (Bloomberg)

A Salesforce anunciou uma reformulação do Slack, transformando o aplicativo em uma plataforma de produtividade centrada em agentes de inteligência artificial. A principal novidade é a evolução do Slackbot, que recebeu 30 novos recursos, como a capacidade de criar habilidades para automatizar tarefas complexas e agendar reuniões com base no contexto das conversas. Agora integrado ao protocolo MCP, o bot coordena serviços externos e a plataforma Agentforce para buscar informações sem intervenção humana, além de transcrever e resumir reuniões em tempo real. (TechCrunch)

A Anthropic admitiu que um erro humano expôs acidentalmente o código-fonte do Claude Code, seu assistente de programação. O vazamento ocorreu durante uma atualização de software que incluiu, por engano, um arquivo com 500 mil linhas de código interno, rapidamente replicadas no GitHub e visualizadas por milhões de pessoas no X. Segundo a empresa, o incidente foi um problema de empacotamento e não expôs dados sensíveis de usuários ou as credenciais do modelo principal da inteligência artificial. O episódio foi um revés para a imagem da startup, especialmente após o governo dos Estados Unidos classificar a companhia como um risco para a cadeia de suprimentos. (Guardian)

Quintou pré-feriado e já temos uma dica do que assistir hoje. No novo Ponto de Partida, A Série - Nós, Brasileiros, Pedro Doria mapeia os cinco grupos que formam o que a gente chama de povo brasileiro e que ajudam a explicar por que o país parece tão difícil de entender. Quer saber a qual deles você pertence? Assista ao episódio A Sociedade, já disponível no streaming do Meio.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.