Novo Desenrola já renegociou seis milhões de dívidas, diz ministro
Receba as notícias mais importantes no seu e-mail
Assine agora. É grátis.
Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, o Novo Desenrola Brasil já renegociou seis milhões de dívidas e deve chegar a dez milhões até o fim do mês. Em entrevista ao UOL News, ele pontuou que quatro milhões de brasileiros já saíram dos cadastros de inadimplência após quitarem pendências financeiras. O programa também soma mais de 1,1 milhão de dívidas pagas à vista, com desconto médio de até 80%, além de 1,7 milhão de contratos renegociados. Sobre a economia, Durigan afirmou ainda que o governo mantém o compromisso com as metas fiscais mesmo diante da pressão de juros elevados e do impacto da guerra no Oriente Médio sobre preços de combustíveis e defendeu as medidas de mitigação adotadas pela Fazenda. (UOL)
Aliás, com o Desenrola, a poupança registrou entrada líquida de R$ 2,6 bilhões em maio, segundo o Banco Central, primeiro resultado positivo do ano, embora o BC não estabeleça uma relação direta entre os dois eventos. Com isso, o estoque total aplicado na caderneta subiu de R$ 1 trilhão em abril para R$ 1,01 trilhão no fim de maio. No acumulado de 2026, porém, ainda há retirada líquida de R$ 39,1 bilhões. (g1)
Falando em Banco Central, a autoridade monetária e o governo têm reforçado a regulação sobre fintechs no país desde o ano passado, com aumento do capital mínimo exigido, restrições ao uso do termo “bank” por instituições não bancárias, limites operacionais e novas regras de segurança e reporte de dados. As medidas vieram após episódios de vazamento de informações e investigações sobre uso dessas empresas em esquemas de lavagem de dinheiro. E isso já tem levado à saída de empresas, fusões e redução no número de participantes do setor, que passou de 724 associados no fim de 2024 para 588 atualmente, segundo a ABFintechs. (Globo)






























