Ibope: brasileiros estão num desalento só

São 44% os brasileiros pessimistas com as eleições presidenciais deste ano — só 20% se mostram otimistas. Os dados vêm da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, realizada para a CNI pelo Ibope. 55% das pessoas dizem não acreditar em quaisquer promessas de campanha. 48% não manifestam simpatia por qualquer um dos partidos. E, neste ano, 87% dos brasileiros consideram honestidade uma característica fundamental para qualquer presidente. 84% esperam alguém que nunca tenha se envolvido em corrupção. 78% — que tenha pulso firme, seja decidido.

Pinçando um só número: Para 92% dos brasileiros, é importante que candidatos defendam controle dos gastos públicos.

Gerson Camarotti: “Um dos principais fatores para a falta de ânimo do eleitor com a política está relacionado diretamente com os escândalos de corrupção. Outro ponto que afeta esse índice é a situação econômica que, apesar da melhora, tem enfrentado uma grave crise nos últimos anos. Políticos demonstram muita preocupação com os dados da pesquisa. Isso porque aumenta a percepção de que candidatos com o carimbo da Lava Jato terão grandes dificuldades na disputa, principalmente para cargos majoritários. Tanto que vários envolvidos no escândalo já pensam em disputar uma vaga de deputado federal para tentar manter o foro privilegiado.”

Nizan Guanaes: “Eu não sou Bolsonaro. Eu acho que ele vai ganhar. Do jeito que as coisas estão caminhando, ele é um fortíssimo candidato. Porque ele está trazendo, ao meu ver, respostas operísticas para demandas da população. É uma campanha que anda morna e você tem uma população que está irritada, que está enlouquecida com o crime, aí tem a desilusão. Bolsonaro é o Dorflex, é uma solução para a sua dor. Tempo de TV é uma coisa antiga. Ele tem tempo digital.” (Folha)

PUBLICIDADE

Será lançado na sexta A Verdade Vencerá, O Povo Sabe por que me Condenam (Amazon), livro assinado pelo ex-presidente Lula. O líder petista concedeu entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, ao professor Gilberto Maringoni e à editora Ivana Jinking, da Boitempo, por três dias em fevereiro. “Estou pronto para ser preso. O que não estou é preparado para a resistência armada. Como sou um democrata, nem apreender a atirar aprendi. Então, isso está fora. Não vou sair do Brasil, não vou me esconder em embaixada, não vou fugir. A palavra ‘fugir’ não existe no meu dicionário. Vou estar na minha casa, chegando em casa entre 20h e 21h, indo dormir às 22h, acordando às 5h para fazer ginástica.” (Globo)

Segundo apuração de Fernando Rodrigues, o TRF-4 dará a Lula a oportunidade de um último recurso após os embargos que devem ser este este mês. Seus advogados poderão contestar a decisão a respeito dos embargos iniciais. A medida é puramente protelatória, mas os desembargadores vêm a permitindo para que não se argumente cerceamento de defesa. Uma possível prisão após segunda instância seria, então, jogada para o fim de abril.

Enquanto isso... Em evento promovido pela Folha, a presidente do STF, Cármen Lúcia, explica como lida com a pressão para levar ao plenário da corte o mérito da prisão após julgamento em segunda instância. “Eu não lido. Não me submeto a pressão.”

A Primeira Turma do Supremo aceitou denúncia contra o senador Romero Jucá, acusado de receber propina de R$ 150 mil para ajudar a Odebrecht na tramitação de medidas provisórias que a beneficiavam. O relator foi Marco Aurélio Melo, e concordaram com seu voto Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Alexandre de Moraes não rompeu com a unanimidade, mas reclamou. “Não se pode transformar a atividade política em criminosa tão somente pelo relacionamento.” Jucá agora é réu. (Estadão)

Pois é: O inesquecível diálogo ‘tem que estancar a sangria’ virou música no Greg News. Não custa lembrar.

João Doria Jr: “Eu, João Doria, comprometo-me a cumprir integralmente meu mandato caso seja eleito prefeito de São Paulo.” Agora, é pré-candidato ao governo do Estado. E a turma da Lupa preparou um jogo com os vaivéns do prefeito paulistano. via Pioneiros

A greve dos Correios acabou. Os sindicatos não conseguiram sustentá-la conforme os trabalhadores iam voltando ao trabalho.

E a Federação da Indústria do Estado de São Paulo, a Fiesp, trocou o pato pelo sapo. Ontem, um sapo de cinco metros de altura surgiu na sede da federação, na Avenida Paulista, em São Paulo, para recepcionar representantes de sindicatos e entidades no evento que marcou o início da campanha contra as taxas de juros cobradas pelos bancos de empresas e consumidores. O slogan, é claro, também mudou. De “Não Vou Pagar o Pato”, referente ao aumento de impostos que a federação queria combater na gestão de Dilma Rousseff, para “Chega de Engolir Sapo”. “A gente considera que o pato cumpriu bem o papel e evitou aumentos de impostos. Ele não está aposentado, mas recolhido neste momento”, disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. (Estadão)

A rede de cafeterias Starbucks vendeu suas operações no Brasil para o fundo de investimento SouthRock, o mesmo que opera as redes Eataly, China in Box e Gendai por aqui. O fundo terá o direito de desenvolver e operar as 113 lojas da rede em 17 cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O valor do negócio não foi revelado. (Folha)

Viver

Stephen Hawking morreu. Tinha 76 anos. O físico que capturou a imaginação pública de um jeito que apenas Einstein o fizera antes era, também, o maior cosmólogo vivo. Em 1973, tendo perdido fazia pouco a capacidade de falar, intuiu uma ideia, fez umas contas, e descobriu que, diferentemente do suposto pela mecânica quântica, buracos negros, a um ponto, desaparecem numa explosão de radiação e partículas. Não são negros — e pulsam. Até uma década antes, fora um aluno relapso ao fim da graduação, em Oxford. Mas, antes de explicar buracos negros, já havia percebido com o amigo de toda a vida, Roger Penrose, que no fundo do espaço-tempo, no instante após o Big Bang, a gravidade é tão forte que cria uma região de curva infinita. O físico foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica aos 21 anos, em 1963, e lhe deram dois anos de vida. Sobreviveu 55. Lutou contra todos seus limites. Só largou as muletas quando se tornaram impossíveis, era conhecido por apostar corridas de cadeira de rodas, e após completar 60 quebrou a perna tentando fazer uma curva a toda no campus de sua Cambridge. Andou de balão, flutuou sorrindo pela gravidade zero, dançava, foi autor de um dos maiores best sellers científicos — Uma Breve História do Tempo (Amazon). Gostava de ser ícone pop — nos Simpsons, Star Trek, Big Bang Theory ou onde fosse. A Teoria de Tudo (trailer), filme sobre sua vida, valeu ao ator Eddie Redmayne um Oscar. Hawking teve dois casamentos e três filhos. (New York Times)

Roger Penrose, seu amigo de décadas, escreveu sobre Hawking no Guardian.

Bebeto de Freitas, técnico quando o vôlei masculino ganhou a histórica medalha de prata nas Olímpiadas de Los Angeles, em 1984, morreu ontem. Foi vítima de um infarto fulminante após uma entrevista coletiva no Atlético Mineiro, clube no qual trabalhava como dirigente. Tinha 68 anos. Além de comandar a equipe de Bernard, Renan e Montanaro, foi ainda mentor de outros dois grandes treinadores: José Roberto Guimarães e Bernardinho. Como atleta do Botafogo, Bebeto conquistou onze campeonatos cariocas de vôlei consecutivos, de 1965 até 1975, e defendeu a seleção brasileira nos Jogos de 1976, em Montreal. Foi campeão também na Itália, quando venceu cinco importantes títulos nacionais no comando do Maxicono Parma (1990 a 1995) e quando treinou a seleção italiana, de 1997 a 1998, sagrando-se campeão da Liga Mundial, em Moscou, e campeão mundial, em Tóquio. (Globo)

Relembre: Bebeto de Freitas em vídeos.

Juca Kfouri: “Bebeto foi o primeiro a denunciar o autoritarismo e as falcatruas de Carlos Nuzman. Por isso foi praticamente banido do vôlei brasileiro para ir ser técnico campeão mundial pela Itália. Jamais se conformou com injustiças e nunca teve medo de abrir o peito para ser alvejado. Eis que de tanto bater indignado, seu coração explodiu no peito. O Brasil perde um lutador.”

Susan Goldberg, a décima editora da National Geographic, que é a primeira mulher e também a primeira judia a ocupar o cargo, chamou um historiador para reexaminar a história da publicação. E reconheceu que a cobertura da revista ao longo de décadas observou o mundo sob uma perspectiva racista. Até 1970, portanto já após os movimentos de Direitos Civis das eras Kennedy e Johnson, a publicação ignorou pessoas negras que viviam nos EUA e pouco fez para tirar dos seus leitores os estereótipos impregnados na cultura branca americana. Muitas vezes, na verdade, reforçou-os, num tempo em que outros veículos já combatiam abertamente o racismo. via Pioneiros

Carlo Cracco, chef italiano com uma estrela Michelin, cometeu um erro. Resolveu, em Milão, introduzir uma versão ‘saudável’ da icônica pizza de margherita. Não pegou bem pelas bandas de Nápoles — a tradicional pizza feita por lá, vale lembrar, foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco. Ofenderam-se com a audácia do chef e também com o preço de sua criação.

Cultura

Oito gravuras que Laéssio Rodrigues de Oliveira furtou há 14 anos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro estariam hoje na coleção Brasiliana do Itaú Cultural. Quem afirma é o próprio Laéssio, em uma carta manuscrita de 16 páginas enviada à Folha. O colecionador que adquiriu as obras para a instituição, porém, nega que tenham origem no roubo. Comprou-as de um revendedor conhecido, em Londres. Gravuras, em geral, têm mais de uma cópia.

PUBLICIDADE

Na Netflix, a rainha ganha menos que o príncipe. Os produtores do seriado The Crown afirmaram que a atriz Claire Foy, apesar de ser a protagonista Elizabeth II, recebe um salário menor do que seu colega Matt Smith, intérprete do príncipe Philip. A declaração causou indignação na internet. Eles reconheceram a incoerência e atribuíram o valor ao currículo de Smith, que estreou algumas das temporadas de maior sucesso de Doctor Who entre 2010 e 2014 e era mais conhecido que Foy. Mas garantiram que a situação irá mudar. “Daqui pra frente, ninguém recebe mais do que a rainha”, afirmou Suzanne Mackie, referindo-se ao início das gravações da terceira temporada da série.

Saiu o primeiro trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. A sequência do título derivado da série Harry Potter tem previsão de estrear no Brasil em novembro. O destaque é o retorno do professor Alvo Dumbledore, agora interpretado por Jude Law.

Cotidiano Digital

O assistente digital do Google — presente em celulares Android e em caixas de som inteligentes — incorpora, agora, rotinas. São comandos para seis momentos do dia — como o acordar ou o de chegar em casa. De acordo com a configuração do usuário, disparam várias funções simultaneamente. Desligam (ou ligam) luzes inteligentes, dão a previsão de tempo para o dia, descrevem o tráfego para o escritório, até mesmo leem um audiolivro.

Os livros mais lidos por investidores do Vale do Silício... são livros escritos por investidores do Vale do Silício. Por ordem, os títulos mais admirados: O Lado Difícil das Situações Difíceis (Amazon), De Zero a Um (Amazon) e A Startup Enxuta (Amazon). via Pioneiros

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.