Bolsonaro e Moro entram em choque

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou uma reunião com os 27 secretários estaduais de segurança para levantar a possibilidade de desmembrar o Ministério da Justiça e Segurança, tirando do ministro Sérgio Moro a segurança pública. Ele havia despachado com Moro horas antes, mas não o convidou para o encontro. A provocação do presidente ocorre por conta da disputa pelo comando da Polícia Federal. Bolsonaro havia tentado indicar um nome para o lugar do delegado Maurício Valeixo em setembro, mas o ministro resistiu publicamente. Falando da proposta, levada pelos secretários, o presidente comentou. “Isso é estudado”, disse, “é lógico que o Moro deve ser contra, mas é estudado com os demais ministros.” (Poder 360)

Quem conversa com Moro diz que o ministro tem ao menos uma coisa clara na cabeça, conta Bela Megale. Estar à frente da Segurança foi uma das condições para se tornar ministro. Sem a pasta, ele deixa o governo. (Globo)

Vera Magalhães: “Bolsonaro afirmou na quinta que estuda a recriação do Ministério de Segurança Pública. O ‘estudo’ veio dois dias depois da entrevista de Moro ao Roda Viva, que teve imensa repercussão. O ministro se mostrou mais político e, embora tenha dito várias vezes que não contraria Bolsonaro publicamente, marcou diferenças com o presidente em matérias como liberdade de imprensa, delações premiadas e juiz de garantias. Também foi evasivo sobre a possibilidade de trilhar uma carreira política no futuro. Moro parece não se abalar com as rasteiras do presidente, e intensifica sua própria construção de imagem nas redes. Já virou assíduo no Twitter, anunciou nesta quinta a entrada para o Instagram. Há quem veja o ex-juiz em estágio bem avançado de construção de uma candidatura. E é justamente isso que tira o sono do sempre paranoico Bolsonaro.” (BR Político)

Helena Chagas: “Bolsonaro está avisando ao navegante Moro que ele reduza sua velocidade política de pré-candidato e enquadre suas ambições, que, pelos planos presidenciais, não devem ultrapassar os limites de uma candidatura a vice em sua chapa de reeleição. Mas não é só isso. Acima desse propósito político — e talvez como razão principal para que venha a operar a mudança — está a segurança da família presidencial. Ou seja, o controle da Polícia Federal e de outros órgãos que podem investigar seus filhos, as milícias do Rio de Janeiro, etc. Não por acaso, Moro recuou nos últimos dias no apoio à federalização do caso Marielle. É como se mandasse um recado ao chefe e a outros interessados de que não quer se meter nesse assunto.” (Divergentes)

Bruno Boghossian: “Bolsonaro e Moro nunca estiveram tão próximos de um curto-circuito político. Apesar das eventuais homenagens de um e das recorrentes mesuras de outro, parecem cada vez mais dispostos a mergulhar numa disputa de poder inevitável. Embora o ministro seja considerado intocável por parte considerável da base bolsonarista, o presidente não demonstrou nenhum receio em contrariá-lo. Bolsonaro age para atordoar um personagem que o ameaça, mas esses choques também desgastam sua imagem entre os seguidores de Moro. Se o ministro decidir enfrentar o chefe, o presidente terá problemas.” (Folha)

Gustavo Bebbiano em entrevista a Tales Faria: “Até agora, Moro foi o freio que inibiu o uso político da Polícia Federal, o que, com toda certeza, irrita bastante o Jair. Sem o Moro, as chances de a PF ser utilizada como ferramenta de opressão contra os desafetos serão grandes. Isso poderá gerar um clima muito pesado no país.” (UOL)

Pois é... O Brasil caiu em índice de combate à corrupção. O país repetiu a mesma nota recebida em 2018, a sua pior desde 2012 no ranking feito pela ONG Transparência Internacional. Na 106ª posição, entre 180 países avaliados, o país está atrás de outros latino-americanos como Argentina (66ª), Chile (26ª), Colômbia (96ª), Cuba (60ª), Equador (93ª) e Uruguai (21ª). (Folha)

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro disse que a nomeação de Regina Duarte para a secretaria da Cultura deve acontecer semana que vem. Será depois que ele voltar da Índia, para onde embarcou ontem. E mesmo ainda sob fase de testes, Regina convidou a pastora evangélica Janicia Silva para ser sua número dois.

Aliás... Tem mexida também na área ambiental. Ao assumir o recém-criado Conselho da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão foi despachado para tentar conter o dano de imagem na área ambiental. “O plano é que Mourão faça a curadoria, digamos, dos problemas de desastre ambiental iminente, de ações policiais, de regulamentação fundiária e planejamento econômico para a região”, escreve Vinicius Torres Freire. “Um objetivo político evidente é controlar as ações de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e de Nabhan Garcia, secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, detestado por generais do governo e da caserna.” (Folha)

Enquanto a eleição 2022 acirrava os ânimo no Planalto, também dela se tratava em Davos. Luciano Huck foi lançado candidato à presidência pelos presentes no Fórum Econômico Mundial. E não negou. O apresentador só disse que ainda não tem a resposta nem para ele mesmo. Em sua apresentação, criticou o governo por estar presente no Fórum apenas com pautas econômicas. Sem Bolsonaro, o único representante do governo é o ministro Paulo Guedes. “Sem dúvida a gente entregou números importantes do ponto de vista econômico, mas a gente estava fora dos painéis de educação, desigualdade e Amazônia”, disse. (Folha)

Enquanto isso... Guedes disse que estuda a criação de um ‘imposto do pecado’. A tarifa seria incidida sob cigarros, bebidas alcoólicas e produtos com adição de açúcar, como refrigerantes, sorvetes e chocolates. (Valor)

Meio em vídeo: Você sabia que a liberdade de imprensa não vale só para jornalistas — mas também para você?

Lavagem de dinheiro. Vereadores, deputados estaduais e seus familiares serão monitorados por medidas preventivas. O BC anunciou a expansão de pessoas consideradas politicamente expostas. Antes a regra só valia para cargos mais altos, como presidente, governadores, deputados federais, senadores e ministros, assim como seus parentes de primeiro grau. Na prática, bancos e corretoras devem seguir uma série de procedimentos para monitorar transações financeiras suspeitas. (Estadão)

Conforme se espalha pela China, o coronavírus levanta um antigo medo humano — o de uma pandemia global. Segundo a OMS, não há qualquer risco. Mas duas histórias do passado fazem com que esta mística não nos abandone. Na edição de Sábado, o Meio recontará as histórias da Peste Negra e da Gripe Espanhola — doenças que mataram grandes percentuais da humanidade em seus tempos. E explica por quê há mais proteções, hoje. Assine — as histórias são pouco conhecidas, mas estarrecedoras.

Modelo insustentável de negócio

Tony de Marco

 
Patinete_Bicicleta

Histórias para ouvir

Histórias para ouvir

Histórias para ouvir. A qualquer hora. Em qualquer lugar. Indo de casa ao trabalho, enquanto treina, antes de dormir. E os leitores do Meio têm direito a experimentar o Storytel por 30 dias. Sem custo. Experimente.

Fenômeno literário que inspirou a criação do game The Witcher - e a série super popular da Netflix - O último desejo é o primeiro livro da saga do bruxo Geralt de Rívia. O autor, Andrzej Sapkowski, é um grande renovador da literatura fantástica de nossos tempos e sua prosa enfeitiçou leitores no mundo todo – mais de dois milhões de exemplares foram vendidos na Europa e nos Estados Unidos. Ouça. Além do Último Desejo em formato de áudio, a plataforma oferece os outros livros da série em formato ebook.

Viver

E sobe para 25 o número de mortos por coronavírus com mais de 800 casos na China. Desde a manhã de quinta, nenhum trem ou avião deixou Wuhan, metrópole de 11 milhões de habitantes situada no centro da China. Os pedágios nas saídas da cidade estão fechados. O Ministério da Saúde afirmou que está em alerta para o risco de transmissão do coronavírus no Brasil e os cinco casos suspeitos da doença no país foram descartados.

O que se sabe. Já cruzou três fronteiras: a Tailândia informou sobre quatro casos, Coreia do Sul e Japão, dois casos cada, Taiwan e Estados Unidos registraram um. Os doentes são residentes de Wuhan ou visitaram a cidade recentemente.

PUBLICIDADE

Curling, esporte praticado no gelo e cujo objetivo é lançar e manter pedras de granito o mais próximo de um alvo, é popular em países com temperaturas abaixo de zero. Por aqui, ganhou fama em 2014, nas Olimpíadas de Inverno na Rússia. E a cidade São Paulo ganha, a partir de amanhã, a primeira pista da América Latina, certificada pela WTF (World Curling Federation). A Arena Ice Brasil conta com três pistas e outra que pode ser usada para partidas de hóquei e patinação no gelo.

E um estudo sobre representatividade em séries criminais americanas. Intitulado Normalizing Injustice: The Dangerous Misrepresentations that Define Television’s Scripted Crime Genre, o relatório aponta que The Blacklist e Blindspot estão entre as séries que mais deturpam as noções do espectador sobre o sistema e o comportamento ideal dos oficiais. O documento diz que “estas representações fictícias são construídas com base em falsas percepções sobre o sistema de justiça e como este se correlaciona com questões de raça e gênero enquanto ignora muitas realidades importantes”.

Cultura

Björk é vanguarda, e seu último projeto não é exceção. A artista islandesa recentemente colaborou com o a Microsoft e o Hotel Sister City em Nova York para criar músicas geradas por IA que mudam de acordo com o clima. Intitulada Kórsafn (que significa “arquivo de coro” em islandês), a composição foi feita usando arranjos de corais que Björk gravou ao longo de sua carreira. Entre os sons usados na criação de Kórsafn está o coral de Hamrahlid, fundado na Islândia em 1981, em que Bjork fez parte. Graças às ferramentas da Microsoft, a música consegue se adaptar ao nascer e pôr do sol, além de mudanças que acontecem na pressão atmosférica que reorganizam seus arranjos na hora de ser reproduzida. Tudo isso com a ajuda de uma câmera que capta as informações do telhado do hotel que já vem reproduzindo a música continuamente.

Capa da Revista J.P, Angélica fala de novo programa: “Não é de games, de auditório, é um programa sobre pessoas. Vamos falar sobre o comportamento humano e o tema central é a felicidade. A direção é de Boninho, quem me levou para a emissora, há 23 anos. Tive muita sorte e liberdade de criar algo do zero, sem imposição da Globo. E essa ideia foi desde o início, porque esse é o meu momento de vida. Quero fazer coisas que sejam boas para mim e para o mundo, com propósito. Não é dinheiro, não é só ficar rindo. É algo maior.”

Angélica Ksyvickis, sobre Luciano Huck: “Recebo muito o feedback ‘Angélica será incrível como primeira-dama’. Acho que dá para fazer muita coisa pelo outro e Luciano tem feito trabalhos muito legais, sem precisar estar lá e abrir mão da própria vida. Jamais vou ser a pessoa que fala ‘eu não quero’. Estamos juntos nisso, mas a decisão é dele. Posso dar aquela ajudinha, mas acredito que ele tem muita energia para isso. É muito maior que apenas um desejo, de querer ser o salvador da pátria, porque ninguém é salvador da pátria. É uma missão, é um altruísmo de outro nível ajudar uma nação e ainda se realizar com isso. É lindo, mas enquanto cidadã vejo que está muito confuso, e eu não sei se gostaria da minha família nessa confusão, nesse momento do país muito dividido, nervoso, as pessoas não estão olhando para o lado, estão com raiva, desesperadas, e não é só no país não, é no mundo. É um momento que tenho um pouco de medo, sim. Quando a gente vê as notícias, a gente fica menos otimista”. (Joyce)

Cotidiano Digital

Ainda em 2020 poderá ser criado um imposto digital internacional para as big techs. A expectativa é do secretário-geral da OCDE, Angel Gurria. Ele disse que o plano já tem o apoio de 137 países e prevê, entre outros detalhes, a cobrança do imposto nos países onde estão os consumidores, independente da presença das empresas. A tarefa promete ser complicada. Alguns países europeus já anunciaram a intenção de tributar cada um da sua forma.

A Amazon pediu para a Justiça americana interromper o trabalho da Microsoft com o Pentágono. A empresa de Jeff Bezos argumenta que a suspensão é necessária até que saia a decisão sobre um protesto judicial. A empresa era a favorita na disputa por um contrato de US$ 10 bilhões para construir serviços em nuvem nos computadores militares. Acabou perdendo para a rival no projeto chamado JEDI. A Amazon disse que a escolha foi tendenciosa.

Por falar em Amazon, o seu streaming de música chegou a 55 milhões de inscritos. A empresa anunciou que o número aumentou ano passado em 50%. A Apple Music, em junho, tinha mais de 60 milhões de assinantes. As duas ainda estão longe do líder Spotify, que tem 113 milhões de usuários pagos.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.