Prezadas leitoras, caros leitores —

Vocês certamente já ouviram falar que este Congresso é o pior de todos. Sempre falamos isso para cada novo Congresso. O velho jornalista Villas Bôas Corrêa tinha uma teoria — a de que Brasília estragou o Congresso. Até a capital se mudar para longe de todo mundo, deputados não tinham assessores às pencas nem gabinetes. Para convencê-los todos a irem para um canto naquele tempo perdido no Planalto Central, criaram-se uma série de benesses que viciaram de vez o jogo político.

Mas existe um outro ângulo a observar. O Congresso está mais democrático. Ampliou-se o número de eleitores, o nível de renda e educação da sociedade mudou a lógica da composição do Parlamento. Outros interesses — incluindo o da sobrevivência de um eleitorado pobre e, naturalmente, preocupado com o jantar de hoje mais do que com o futuro distante, mudou a natureza do voto. E, portanto, transformou o Congresso.

Mas que diferença realmente faz?

Na edição deste Sábado nós vamos comparar dois Congressos Nacionais. Aquele que fez o impeachment de Fernando Collor e o atual. A diferença é tão grande assim? Se é, qual a natureza real desta diferença? Corrupção, como o escândalo dos anões do orçamento mostrou logo depois, já existia. Centrão, idem. O nível aumentou?

Por que, se os crimes de Jair Bolsonaro são muito mais graves do que os de Collor ou Dilma, o Congresso de hoje não se move?

O que explica a transformação? É o que vamos responder.

A edição de Sábado, todos os assinantes premium recebem.

Assine.

Não dá um chope por mês.

— Os editores.

Bolsonaro estuda cancelar Covaxin e cenário aponta derrota no 1º turno

O governo estuda cancelar a compra da vacina indiana Covaxin, para o qual já havia empenhado R$ 1,6 bilhão. O contrato é alvo de investigações da CPI da Pandemia. O chefe da divisão de importação do Ministério da Saúde, Luís Ricardo Miranda, e seu irmão, o deputado (anteriormente) bolsonarista Luís Miranda (DEM-DF), disseram ter levado ao presidente Jair Bolsonaro denúncias documentadas de irregularidades na compra das vacinas. (Folha)

Segundo os irmãos Miranda, Bolsonaro prometeu encaminhar as denúncias à Polícia Federal, mas ontem a PF informou não existir ordem do presidente para tal investigação. (Estadão)

Em seu agressivo pronunciamento na quarta-feira, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Ônix Lorenzoni, disse que o recibo de importação da Covaxin apresentado pelos Miranda a Bolsonaro era falso. Faltou combinar com o Ministério da Saúde. O documento está disponível para consulta no sistema da pasta. (Globo)

Bela Megale: “O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi escalado pelo governo Bolsonaro para ajudar na blindagem do presidente. Nesta quinta-feira, ele participou da reunião do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, com a tropa de choque governista da CPI da Covid, no Palácio do Planalto. Pazuello abasteceu senadores de elementos para rebater as denúncias do deputado Luis Miranda e de seu irmão, Luis Ricardo Miranda, sobre supostas irregularidades na compra da Covaxin.” (Globo)

E o deputado Luís Miranda revelou ontem quem foi o auxiliar de Bolsonaro para o qual mandou detalhes sobre as suspeitas de irregularidades na compra da Covaxin: o capitão-de-corveta Jonathas Diniz Vieira Coelho, um dos três ajudantes de ordens do presidente.  (Metrópoles)

Os irmãos Miranda depõem hoje à CPI. (Senado Federal)

Enquanto isso... A CPI ouviu ontem o epidemiologista e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Hallal, e Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil e representante do Movimento Alerta. O dado mais impressionante foi apresentado por Hallal: se o Brasil tivesse seguido normas internacionais de combate à pandemia, 80% das mais de 500 mil mortes poderiam ter sido evitadas. (CNN Brasil)

E o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para confirmar a liminar da ministra Rosa Weber vetando a convocação de governadores para depor na CPI. Até o momento, cinco outros ministros votaram acompanhando a relatora. É um golpe de morte na estratégia governista de atribuir a culpa das mortes às ações de estados e municípios. (CNN Brasil)

Bolsonaro provocou revolta nas redes sociais ontem ao aparecer em vídeo tirando a máscara de uma criança numa aglomeração no Rio Grande do Norte. Mais tarde, ele pediu que uma menina de 10 anos tirasse a máscara para declamar um poema em uma solenidade. (G1)

Painel: “Líderes de partidos, de movimentos sociais e deputados apresentarão na quarta-feira, dia 30, o chamado superpedido de impeachment contra Bolsonaro, que reúne mais de 100 pedidos feitos por siglas e grupos de oposição e parlamentares que se arrependeram de ter apoiado o presidente, como Joice Hasselmann (PSL-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP)” (Folha)

PUBLICIDADE

Como se não bastasse a crise da Covaxin, pesquisa divulgada ontem pelo Ipec, formado por executivos do Ibope, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem hoje 49% das intenções de votos, contra 23% de Bolsonaro (sem partido), 7% de Ciro Gomes (PDT), 5% de João Doria (PSDB), 3% de Henrique Mandetta (DEM) e 10% de brancos e nulos. Como tem mais que a soma dos adversários, Lula venceria no primeiro turno. A rejeição a Bolsonaro subiu de 56% em fevereiro para 62% em junho, enquanto a de Lula caiu de 44% para 36%. (Estadão)

E a avaliação negativa do governo saltou 11 pontos percentuais entre fevereiro e junho, segundo o Ipec. O grupo que avalia o governo como ruim ou péssimo foi de 39% para 50%, enquanto o que o considera ótimo ou bom recuou de 31% para 26%. Os que o acham regular foram de 28% para 23%. Perguntados se confiavam no presidente, 68% disseram que não; 30% que sim. Eram 61% e 36% em fevereiro. (G1)

Míriam Leitão: “A pesquisa Ipec divulgada nesta quinta-feira mostra a rapidez da piora da avaliação do presidente. A situação econômica é muito ruim. O número do PIB no primeiro trimestre foi melhor, mas a sensação de conforto econômico não aparece para a população. O desemprego está alto assim como a inflação. A equipe econômica não sabe fazer política social. O erro principal foi negar a pandemia. Gastaram muito e errado.” (Globo)

Meio em vídeo. Mais uma pesquisa muito ruim saiu esta semana para o presidente Jair Bolsonaro. Ele demitiu às pressas o pior ministro do Meio Ambiente da história — que era um de seus quadros favoritos. E vai enfrentar uma gravíssima denúncia na CPI. Denúncia de corrupção envolvendo vacinas que chega ao seu nome. O último trem do impeachment está partindo, depois não tem mais. O Brasil tem alguma chance de embarcar? Confira o Ponto de Partida no YouTube.

Deputados e senadores da oposição acionaram o STF pedindo a apreensão do passaporte do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Exonerado ontem, ele é alvo de investigações por favorecimento a exportação ilegal de madeira. Os parlamentares temem que ele fuja do país. (UOL)

Um dia após o STF confirmar que Sérgio Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente Lula no caso do tríplex no Guarujá, o ministro Gilmar Mendes estendeu o entendimento a todos os processos contra Lula em que o ex-ministro atuou, mesmo que apenas na fase de investigação. Na prática, voltam a estaca zero os casos do sítio em Atibaia e das doações para o Instituto Lula, com a anulação de todas as provas colhidas. (El País)

O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) voltou a ser preso por ordem do ministro do STF Alexandre Moraes. A Procuradoria Geral da República pediu a nova prisão do parlamentar por ele ter violado 36 vezes a regra de uso da tornozeleira eletrônica. Silveira estava em prisão domiciliar e responde a processo por ter publicado um vídeo defendendo o AI-5, o fechamento do Supremo e agressões a seus ministros. (CNN Brasil)

Realidade aumentada

Tony de Marco

Realidade-aumentada64

Blockchain não mente. Colecione as animações do Meio em NFT.

Destrave sua gestão

Destrave sua gestão

Ganho de produtividade é fundamental para o crescimento do negócio, e hoje, com ferramentas digitalizadas e softwares, está diretamente relacionado a automatização de processos. Uma solução de software de ERP, por exemplo, que integra e gerencia todos os recursos, realizam transações, ordens de serviço, e tomada de decisões mais complexas, aceleram o crescimento da empresa, trazem valor ao negócio e ainda aumentam a capacidade humana. Atividades até então executadas de forma manual passam a ser realizadas de forma eletrônica, por exemplo. Ainda processos que dependem de questões legais ou ações externas também podem deixar de serem uma etapa lenta dentro da empresa.

Aliás… Apesar de a digitalização estar crescendo nos negócios, papeis físicos ainda são realidade de muitas empresas. Segundo a empresa americana Record Nation, em média, funcionários de companhias nos EUA utilizam 10 mil folhas de papel por ano, e 70% delas acabam no lixo. Além de se tornarem mais sustentáveis, a transição para uma gestão digital é fundamental para trazer mais agilidade, e privacidade e segurança para os dados dos clientes e consumidores.

Fluxo livre de informações entre todos os níveis, pular a cadeia hierárquica quando necessário. Essas são algumas das dicas de Elon Musk de como aumentar a produtividade em sua empresa e tornar a gestão mais efetiva. Confira. (Época Negócios)

Cultura

Já está no ar o site do Museu Transgênero de História e Arte, o MUTHA, criado pelo artista e pesquisador trans Ian Habib. Dividida entre os temas Transespécie e Transjardinagem, a primeira exposição coletiva da instituição reúne trabalhos de 56 artistas.

Começa amanhã o Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro, que neste ano exibe 70 títulos, de documentários a animações, e homenageia a atriz Dira Paes.

Sob a regência de Thierry Fischer, a Osesp prossegue com o ciclo de balés de Stravinsky nessa sexta e apresenta Petrouchka, na versão revisada pelo compositor russo em 1947.

Para ver a agenda cultural completa, clique aqui.

PUBLICIDADE

Codiretor do premiado Bacurau, Kléber Mendonça Filho vai integrar o júri da edição deste ano do Festival de Cannes, que acontece de 6 a 17 de julho. Presidido pelo cineasta americano Spike Lee, o júri terá ainda a diretora franco-senegalesa Mati Diop, a cantora e compositora canadense Mylène Farmer, a atriz e diretora americana Maggie Gyllenhaal, a diretora e roteirista austríaca Jessica Hausner, a atriz e diretora francesa Mélanie Laurent e os atores Tahar Rahim, da França, e Song Kang-ho, da Coreia do Sul. (Folha)

Pelo segundo ano consecutivo a Covid-19 forçou o cancelamento das festas juninas Brasil afora. Para muita gente no Sudeste e no Sul isso significa apenas uma oportunidade a menos de comer bem, mas para forrozeiros tradicionais e para a Região Nordeste o problema é muito sério. Em 2020, o Ministério do Turismo estimou em R$ 1 bilhão a perda com o cancelamento da festa, e para este ano a previsão não é melhor. Caruaru (PE), considerada a Capital do Forró, criou um auxílio emergencial para artistas locais. (Estadão)

Viver

Diante da escassez de vacinas, o Instituto Butantan pretende pedir à Anvisa a autorização para uso emergencial da ButanVac sem passar pela fase 3 de testes, na qual o imunizante é avaliado em milhares de pessoas para apurar sua eficácia. Para isso, o instituto ampliou o número de participantes da fase 2. Serão seis mil voluntários, contra 200 da Pfizer. (Globo)

Um exemplo da importância das vacinas vem dos EUA. Mais de 99% das mortes recentes do país vêm de pessoas que não receberam nenhuma dose de imunizante. É grande a resistência à vacinação em estados do Sul, onde predomina o apoio a Donald Trump e a presença de igrejas evangélicas, dois focos de negacionismo. (Valor)

Aqui no Brasil o senador José Serra (PSDB-SP), de 79 anos, foi internado após testar positivo para Covid-19. Serra não apresenta sintomas, mas é conhecido pela hipocondria. (Estadão)

E como se não houvesse más notícias suficientes, a Índia alertou para a “Delta Plus”, uma versão anabolizada da cepa identificada no país. Segundo a OMS, a variante Delta já é predominante no mundo. (Folha)

Na quinta-feira o Brasil registrou 2.049 mortes, totalizando 509.282 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortos em sete dias foi de 1.873, com queda de 2% em relação aos 14 dias anteriores e tendência de estabilidade. (G1)

Após o sucesso no pouso do veículo-robô Zhurong, a China tem planos ambiciosos para Marte. Pequim planeja enviar uma missão tripulada em 2033 – mesmo ano estabelecido pelo governo americano para seu próprio desembarque no planeta vermelho. Os chineses apresentaram um cronograma com outras três missões até 2041, com estabelecimento de uma base permanente. O maior obstáculo é garantir a extração de recursos como água e oxigênio de reservas marcianas. (Veja)

Cotidiano Digital

A Microsoft apresentou ontem a nova geração do seu sistema operacional. O Windows 11 deve chegar até o final do ano e virá com uma série de mudanças na interface. O menu iniciar foi centralizado e ganhou a função Snaps Layouts, uma forma de reorganizar a tela de forma mais rápida com interfaces prontas para dispor várias janelas de forma personalizada. A sua loja de aplicativos também foi totalmente redesenhada e será possível baixar apps do Android, como TikTok e Instagram, para rodar no PC. O Teams, sua ferramenta de videoconferência, ainda virá embutido na nova versão.

O fim do uso de tecnologia de rastreamento no Chrome foi adiado para 2023. A ideia inicial do Google era não permitir mais que sites usem cookies de terceiros para rastrear as atividades de cada usuário já 2022. Mas sua alternativa chamada de Privacy Sandbox, ainda está em desenvolvimento e é alvo de críticas de especialistas em privacidade e de pequenas empresas concorrentes no mercado de publicidade digital.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.