Mensagens sugerem que Bolsonaro se envolveu em esquema das vacinas

Mensagens no celular apreendido do PM Luiz Paulo Dominguetti indicam que o presidente Jair Bolsonaro esteve pessoalmente envolvido na negociação para compra de doses da AstraZeneca através da empresa Davati, com intermediação do próprio policial e do reverendo Amilton Gomes de Paula. Numa das mensagens, Dominguetti cobra de um interlocutor documentos porque “Bolsonaro está pedindo”. Em outra, diz que “o presidente tá apertando o reverendo. Tem um pessoal da presidência lá para buscar o reverendo”. (Antagonista)

Em meio à opinião pública, a situação de Bolsonaro é muito ruim. Segundo pesquisa do PoderData, 50% dos ouvidos acreditam que o presidente está envolvido diretamente com corrupção. A maior parcela, 76%, está entre os mais ricos, um grupo que tradicionalmente o apoia. (Poder360)

E Bolsonaro admitiu ontem que o deputado Luis Miranda (DEM-DF) relatou a ele suspeitas sobre a compra da vacina indiana Covaxin e entregou-lhe “alguns papéis”. Perguntado sobre o que fez com esse material, ele disse que “passou pra frente isso daí”, numa referência a uma suposta investigação pedida a Eduardo Pazuello, então ministro da Saúde. Bolsonaro deu as declarações ao sair de uma reunião com o presidente do STF, Luiz Fux. Logo em seguida, Luis Miranda soltou uma nota dizendo que isso confirmava seu relato sobre as denúncias. “Denunciamos as irregularidades com a certeza de que as providências seriam tomadas. Como resultado, fomos atacados e caluniados publicamente”, disse. (UOL)

Por falar em Covaxin, a Polícia Federal abriu ontem inquérito para investigar se Bolsonaro cometeu crime de prevaricação na compra da vacina indiana. A medida atende a uma determinação da ministra do STF Rosa Weber. Bolsonaro reagiu com um argumento inusitado. “Eu entendo que a prevaricação se aplica a servidor público. Não se aplicaria a mim”, alegou. Pela lei, porém, o presidente da República é considerado, sim, um servidor público. (Estadão)

Para o presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), o crime de responsabilidade de Bolsonaro ao não atuar após as denúncias envolvendo a Covaxin está “cada vez mais claro”. (Folha)

E o ministro Luiz Fux, do STF, deu à diretora técnica da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, o direito de ficar calada em seu depoimento hoje à CPI da Pandemia. A Precisa foi a empresa que serviu de intermediária na compra da Covaxin. Um de seus sócios, Francisco Maximiano, é acusado de fraudes em outros contratos com o Ministério da Saúde. (Metrópoles)

PUBLICIDADE

Na tentativa de jogar água na fervura institucional dos últimos dias, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, teve uma reunião com Bolsonaro. No encontro, o ministro pediu respeito aos limites constitucionais e propôs um encontro entre os presidentes dos Três Poderes em nome da “estabilidade do regime político”. Bolsonaro também amenizou, dizendo que os Poderes estão alinhados e “respeitosos para com a Constituição”.(Globo)

Enquanto isso... Bolsonaro confirmou a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, para o STF na vaga aberta pela aposentadoria ontem do ministro Marco Aurélio. Mendonça terá que passar por sabatina no Senado. (CNN Brasil)

Meio em vídeo. O problema é o guarda na esquina. É assim que a gente vê que o autoritarismo começou a vencer. E já tem guardinha prendendo como se estivéssemos numa ditadura. O presidente Jair Bolsonaro não está sozinho nessa. Tem cúmplices. Os três comandantes militares e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Confira o Ponto de Partida no YouTube.

Aliás... No Rio de Janeiro um casal foi impedido de se vacinar contra a Covid-19 por usar camisas com dizeres contra Bolsonaro. O posto de vacinação fica dentro de um quartel do Corpo de Bombeiros, e o veto partiu do comandante da unidade. (Folha)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu entrar na corrida sucessória do ano que vem. Mas, como revela Thaís Oyama, não vai disputar a indicação por seu partido. Em vez disso, vai se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. O anúncio virá tão logo a legenda conclua a montagem dos palanques estaduais, que devem incluir o futuro-ex-tucano Geraldo Alckmin tentando voltar ao governo paulista. (UOL)

Morreu ontem em Brasília, aos 88 anos, o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, considerado um dos mais hábeis de sua geração. Embora jamais tenha chegado a chanceler, coube a ele, entre outras iniciativas, a libertação de 450 brasileiros mantidos reféns no Iraque durante o regime de Saddan Hussein. A família não informou a causa da morte. (Poder360)

Em pronunciamento na TV estatal na manhã de ontem, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, atribuiu a “delinquentes” e youtubers os protestos que aconteceram no domingo em diversas cidades do país. Díaz-Canel disse ainda que a escassez de alimentos e produtos básicos, um dos principais motivos das manifestações, é culpa do embargo comercial americano a Cuba, reforçado no governo Trump. (Folha)

Entenda em três pontos como e por que aconteceram os protestos na ilha. (G1)

TRANSFORMANDO NEGÓCIOS

Transformando Negócios

Não dá para falar de transformação digital sem falar sobre a transformação da força de trabalho. Ao mesmo tempo que a empresa precisa investir em novas tecnologias, também precisa capacitar seus colaboradores para fazerem o melhor uso das novas ferramentas. Os chamados de upskilling e reskilling, ou seja, aprimorar suas competências ou aprender novas habilidades, são um processo constante que precisa se integrar aos negócios. E é uma trabalho em conjunto. Ao mesmo tempo que o colaborador precisa estar interessado em se manter atualizado, para dar certo, a empresa também precisa fornecer as ferramentas necessárias para seu aprimoramento. Entenda.

Ainda pouco se sabe sobre o algoritmo de recomendação do TikTok, mas a plataforma começará fornecer algumas de suas funções para empresas interessadas. A nova divisão da ByteDance, chamada de BytePlus, será focada em empresas que querem adotar serviços de recomendação personalizados aos clientes, além de outras funcionalidades com efeitos de vídeo em tempo real e ferramentas de análise de dados. O algoritmo do TikTok é o que mantém os usuários assistindo em sequência uma série de vídeos recomendados a partir seus interesses.

Aliás… Um infográfico para entender como criar conteúdo em vídeo de acordo com cada rede social.

Compras por celular se popularizaram com a pandemia e têm grande potencial de crescimento na América Latina até 2024. Segundo o ecommerceDB, o Chile será o país da região que verá a maior alta: 200% entre 2020 e 2024. Dos seis mercados selecionados pela pesquisa, o Brasil deve registrar o menor crescimento em receita. Mesmo assim, a alta é expressiva (89%) e o mercado brasileiro se destaca por ter o maior faturamento de e-commerce atual, com uma receita de US$ 21,2 bilhões em 2020.

Viver

A Copa América não se resumiu a estádios sem público e um Maracanazzo argentino. Houve também a Covid-19. Pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, identificaram dois casos no Mato Grosso de uma nova cepa originária da Colômbia e até então inédita no Brasil. Os pacientes foram dois jogadores, um colombiano e um equatoriano, cujas seleções se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá. Conhecida como B.1.621, a variante já teve casos registrados no Caribe, nos EUA e na Europa. Ainda não há indicação de que seja mais letal ou contagiosa. (Estadão)

O governo do Estado do Rio decidiu recomendar a redução de 12 para 8 semanas do intervalo entre as duas doses da vacina da AstraZeneca. O governo estadual afirma que os municípios estão com imunizantes suficientes e que a medida aceleraria a cobertura vacinal. A recomendação será publicada hoje, mas caberá às prefeituras adotá-la ou não. Até o momento, oito capitais e o Distrito Federal já anteciparam a segunda dose. (G1)

Então... O problema é que a região metropolitana do Rio, que inclui a capital e outros oito municípios, tem hoje 150 mil pessoas com a segunda dose da vacina, tanto CoronaVac quanto AstraZeneca, em atraso. Cerca de 89 mil desses atrasados são do município do Rio, que montou um esquema envolvendo telefonemas e visitas para estimular essas pessoas a se vacinarem. (CNN Brasil)

Na outra ponta da Via Dutra o problema é a falta de imunizantes. Pela manhã, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) chegou a dizer que não tinha como garantir o cronograma de vacinação se não recebesse novas doses do governo do estado. À tarde, porém, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a vacinação de pessoas com 36 e 35 anos até o fim da semana. (Folha)

Nesta segunda-feira foram registradas 765 mortes por Covid-19 no país, com total de 534.311 desde o início da pandemia. A média móvel em sete dias ficou em 1.297, ficando abaixo de 1.300 pelo segundo dia seguido. (UOL)

O governo dos Estados Unidos incluiu na bula da vacina da Janssen um alerta para a “possibilidade muito baixa” que surgimento de um distúrbio neurológico raro, a síndrome de Guillain-Barré, nas seis semanas após a imunização. (Globo)

PUBLICIDADE

A insegurança alimentar praticamente dobrou no Brasil em dois anos, segundo relatório elaborado por cinco agências da ONU e divulgado nesta segunda-feira. Entre 2019 e 2020 havia 7,5 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar grave – quando uma pessoa passa ao menos um dia sem acesso a alimentos. Entre 2014 e 2016, eram 3,9 milhões. (UOL)

Começam hoje e vão até o fim da noite de sexta-feira as inscrições no Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas parciais e totais em faculdades privadas. Clique aqui para se inscrever. (G1)

Panelinha no Meio. Tudo bem, o jogo foi no domingo, mas ainda é tempo de homenagear a garra da Squadra Azzurra com uma delícia da riquíssima culinária italiana, a sardela. Levemente apimentada, essa pastinha com pimentões vermelhos, sardinha e anchovas ganha de goleada e nem precisa ir a pênaltis.

Cultura

Citando a “glória a Deus” e o canto gregoriano, a Funarte negou acesso à Lei Rouanet ao Festival de Jazz do Capão, um evento na Bahia que já teve oito edições desde 2010 e reuniu artistas de renome internacional. O pivô da rejeição foi uma postagem nas redes sociais feita em 1º de junho em que os organizadores do evento diziam: “Não podemos aceitar o fascismo, o racismo e nenhuma forma de opressão e preconceito”. (G1)

Hoje é dia de rock, aliás, Dia Mundial do Rock. Filho de paternidade contestadíssima, o gênero praticamente setentão abriga hoje estilos quase opostos, mas seus clássicos permanecem, como mostra essa lista (com links para ouvir as músicas) de 10 álbuns estrangeiros e 10 nacionais obrigatórios em qualquer coleção roqueira. Você acha que outros títulos deveriam estar na lista e alguns que estão não merecem? Nós também, mas essa é a natureza das listas. (Estadão)

Era o início dos anos 1980, uma geração de jovens homossexuais ingleses chega à idade adulta sob o hedonismo da década anterior, até que a epidemia da Aids vem destruir seus sonhos. Esse é o tema de It’s A Sin, série do canal britânico Channel Four que a HBO Max incluiu em seu pacote. São cinco episódios contando a história de também cinco amigos que dividem um apartamento em Londres, o “Palácio Rosa”, e como a doença vira suas vidas ao avesso. (Folha)

Cotidiano Digital

A adoção de um imposto digital na Europa foi adiada. A União Europeia anunciou que no lugar, vai focar na proposta já aprovada pela maioria dos países da OCDE de criar um imposto mínimo global de pelo menos 15%. A decisão vem após pressão dos EUA, que avaliaram que a ideia europeia de criar um imposto digital impactaria principalmente as big techs americanas.

Uma cópia oficial lacrada de Super Mario 64 foi vendida em um leilão por US$ 1,56 milhão. É um recorde para a venda de um único videogame. Esse cartucho também quebrou o recorde estabelecido apenas dois dias antes, quando outro jogo da Nintendo, The Legend of Zelda, foi vendido por US$ 870 mil. (CNN Brasil)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.