Prezadas leitoras, caros leitores —

Que semana.

Na madrugada de segunda para terça, golpistas chegaram a 500 metros do Palácio do Supremo.

Na terça, perante uma turba de mais de cem mil, o presidente Jair Bolsonaro prometeu quebrar a Constituição e desobedecer ordens do STF.

Durante a quarta-feira, no PIB e no alto comando de partidos, de zero a 120 num segundo, apertou uma conversa sobre a possibilidade de impeachment.

De quarta para quinta, começou uma paralisação de caminhoneiros em vários estados do país — e o Palácio do Planalto entrou em pânico.

E na quinta-feira Jair Bolsonaro mandou o avião presidencial chamar o ex-presidente Michel Temer para escrever uma carta de desculpas e intermediar uma conversa com o STF.

No mesmo dia, enlouquecidos e frustrados, bolsonaristas de quatro costados se lamentavam nas redes pelo recuo de seu mito.

Que semana.

Mas o que pode acontecer? Quais são os cenários?

Como seria um golpe de Estado bolsonarista? Ou: como seria uma lenta transição para a ditadura? Um impeachment, que caminho seguiria? Cassação pelo TSE é possível? Como seria um cenário de derrota eleitoral — ou de vitória para Bolsonaro?

Em essência, quais são os cenários que podemos vislumbrar para o futuro próximo a respeito do pior presidente da história?

Este é o tema da edição de Sábado do Meio e, como vocês sabem, esta é uma edição que os assinantes premium recebem.

Agora, falando sério: assine.

Existe uma briga aqui. Uma briga em curso pela democracia. Democracia vive de uma população informada. De cidadãos preocupados, atentos, reflexivos. Este é o nosso trabalho: produzir informação que se encaixe na vida digital, na vida deste século 21 que todos nós tocamos. Uma busca por informar, por refletir junto, por estar ao lado. Porque, num país que dificulta tanto o ato de ser cidadão, algo tem de ser ao menos um pouco mais fácil.

No Meio, queremos isso. Fazer com que seja um pouco mais fácil este exercício da cidadania.

Assine.

Nos ajuda demais.

— Os editores.

Sob tutela de Temer, Bolsonaro abranda tom com STF

Pressionado pela reação dura do STF a seus discursos golpistas em 7 de setembro e vendo sair do controle os bloqueios de estradas feitos por caminhoneiros apoiadores do governo, o presidente Jair Bolsonaro pediu socorro a seu antecessor. Michel Temer foi levado para Brasília num avião da FAB e, nas próprias palavras, já chegou com uma nota à qual Bolsonaro fez “uma pequena observação”. Com a marca de Temer da primeira à última linha, na “Declaração à Nação” Bolsonaro diz que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, e que suas “palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”. (UOL)

Mas não ficou só nisso. Antes de a nota ser divulgada, Temer telefonou para o ministro do STF Alexandre Moraes, indicado por ele para a Corte, e o colocou na linha com Bolsonaro. Condutor do inquérito dos atos antidemocráticos, Moraes é o alvo preferencial do presidente, que o chamou de “canalha” no discurso em São Paulo. Segundo Temer, não houve um pedido de desculpas, mas uma conversa educada. (Metrópoles)

Ah, e Boslonaro ainda elogiou a parceria com a China na produção de vacinas em vídeo na abertura da conferência dos Brics. Logo a China. (Globo)

Vera Magalhães: “Vale tanto quanto uma cédula de R$ 3 a nota em que Jair Bolsonaro usa o marqueteiro de Michel Temer como ghost-writer para ajoelhar no milho diante do Supremo e fingir um arrependimento que não tem das ameaças de golpe que sinceramente proferiu no 7 de Setembro. Quem fingir que acredita é cínico, burro ou ingênuo. Ou um mix dos três.” (Globo)

No encontro com Temer, Bolsonaro disse que os bloqueios de caminhoneiros era “movimento espontâneo contra Moraes. A resposta do ex-presidente foi cortante: “Presidente, eu já passei por isso, sei como é. Mais cedo ou mais tarde, com desabastecimento, aumento de preços, essa greve vai cair diretamente no seu colo.” Foi a senha para Bolsonaro desmobilizar os caminhoneiros. (Estadão)

Com o recuo de Bolsonaro, a vanguarda do golpismo foi temporariamente assumida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Comentando as afrontas ao Supremo feitas por Bolsonaro, o deputado disse que “ninguém é obrigado a cumprir decisão inconstitucional” Pelo ordenamento jurídico brasileiro, cabe ao STF, e somente a ao STF, decidir o que é ou não constitucional. (CNN Brasil)

PUBLICIDADE

Temer deveria ter ligado também para o ministro Luís Roberto Barroso. Ao abrir ontem a sessão do TSE, do qual é presidente, ele disse que a “democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la” e lembrou que Bolsonaro nunca apresentou provas para suas acusações de fraude na urna eletrônica: “É tudo retórica vazia. Hoje em dia, salvo os fanáticos e os mercenários, todas as pessoas de bem sabem que não houve fraude e quem é o farsante nessa história.” (G1)

O aparente recuo de Bolsonaro, agravado pelo telefonema a Moraes, caiu como uma bomba sobre a base conservadora, especialmente sobre os ditos influenciadores, como conta o Radar. Allan dos Santos, alvo de inquérito no STF, disse que não votou em Temer, enquanto Rodrigo Constantino usou a expressão “game over” (fim de jogo). Para Leandro Ruschel, a impressão era que Bolsonaro estava abrindo mão da reeleição. Aliados de Bolsonaro, porém, acham que a revolta vai refluir, como aconteceu na demissão de Sérgio Moro. (Folha)

Nos grupos de Telegram, reduto da militância digital bolsonaristas, o clima era de desolação e revolta. (Núcleo)

Após a divulgação da nota de Temer, quer dizer, de Bolsonaro, parte dos militantes que ainda estavam na Esplanada dos ministérios começou a se dispersar. (Crusoé)

Entre os políticos, as reações foram do apaziguamento à ironia. Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, disse que a carta de Bolsonaro “vai ao encontro do que a maioria dos brasileiros espera”, enquanto o governador paulista João Doria (PSDB) alfinetou: “O leão virou um rato! Grande dia!”. (G1)

Mas as redes sociais não perdoaram. A hashtag #bolsonaroarregou foi uma das mais compartilhadas no Twitter, e, como era de se esperar, os memes vieram às falanges. (Poder360)

Deixados literalmente à beira da estrada por Bolsonaro, os caminhoneiros começaram ontem a desmobilizar os bloqueios em rodovias federais, embora mantivessem atos políticos em 10 estados. (G1)

E a Polícia Federal localizou no México o ativista foragido Marcos Antônio Pereira Gomes, vulgo Zé Trovão. Ele havia fugido do Brasil após ter a prisão decretada por Alexandre Moraes. (CNN Brasil)

Um dos boatos que circularam entre os caminhoneiros era de que o áudio de Bolsonaro distribuído na quarta à noite na verdade era do humorista Marcelo Adnet, que não perdeu tempo e gravou mensagens para os patriotas da boleia. (Poder360)

O ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) anunciou a participação nos atos contra Bolsonaro convocados para domingo pelo MBL, assim como PSB e PCdoB, embora ressaltem suas diferenças ideológicas com os organizadores. PT e PSOL já avisaram que não vão. (Globo)

Na mesma linha, revela o Painel, a CUT resiste à insistência das demais centrais, que apelaram até para o exemplo de união das Diretas Já. Ligada historicamente ao PT, a central quer guardar forças para atos próprios em outubro e novembro. (Folha)

Meio em vídeo. A democracia brasileira está sob risco. O risco é real. A ameaça é de vermos uma ditadura instaurada no Brasil. Ditadura mesmo, com exílio, tortura, mortes, censura. Nós temos uma escolha. A de caminharmos todos juntos, não importa a cor da camisa, no dia 12. Por que escolheríamos a alternativa? Confira o Ponto de Partida no YouTube.

Adversários (até inimigos políticos) já somaram forças quando o interesse do país estava em jogo. Meio contou essa história numa edição especial de sábado. Confira.

Por 378 votos a 80, a Câmara aprovou o texto base no novo Código Eleitoral, deixando para hoje a apreciação de 13 destaques. Entre as mudanças estão o veto à divulgação de pesquisas na véspera da eleição e a redução do poder da Justiça Eleitoral. Ficou de fora a proposta de quarentena para que juízes, militares e policiais possam se candidatar. Patrono do novo código, Arthur Lira tem pressa. Para que entre em vigor já na eleição do ano que vem, a legislação precisa ser aprovada no Senado e sancionada pelo presidente até 1º de outubro. (Poder360)

Se você quer paz

Tony de Marco e Spacca

Afiando-a-justiça
As animações do Meio são sempre afiadas. Colecione em NFT.

Cultura

Em 1999, quando Matrix revolucionou a ficção científica no cinema, ainda havia monitores de quartzo verde e a internet era discada. Como é a Matriz num mundo em que cada um carrega um computador no bolso e milhões de pessoas acreditam em “verdades alternativas”? Matrix 4, ou Matrix Resurrections, de Lana Wachowski, pode nos responder. O filme só estreia em dezembro, mas o trailer já está disponível, trazendo Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss) e mais um monte de gente no qual não vamos prestar atenção porque Neo e Trinity estão ali.  (UOL)

Como? Não conhece a música que dá alma ao trailer? Prezadas leitoras, caros leitores, Jefferson Airplane (YouTube).

Essa ninguém esperava. Após ser escalado para substituir Fausto Silva na transição para o programa de Luciano Huck, Tiago Leifert decidiu não renovar seu contrato com a TV Globo, que vence em dezembro. Seu último compromisso na emissora será apresentar o The Voice Brasil. Tiago estava havia 15 anos na Globo, onde foi um dos pioneiros na migração da cobertura esportiva do jornalismo para a comédia. Ainda não se sabe quais são os planos do apresentador. (Poder360)

Que NFTs são arte já não há mais debate. A artista programadora brasileira Monica Rizzoli lança, na segunda-feira, a coleção de NFTs gerativos Fragmentos de um Campo Infinito, no site Artblocks. As 13h, horário de Brasília, o software criado pela artista vai gerar 1.024 “pinturas” com paisagens criadas a partir do número único que cada contrato do NFT gera. Somente após a compra a imagem é revelada. O sorteio desta arte-vegetação determina as estações do ano, afeta a distribuição das flores e cria fenômenos como a chuva, o sol e a neve.

Confira a agenda cultural.

O Inhotim transmite amanhã, às 11h, um show da cantora Xenia França gravado nas patas-de-elefante do jardim botânico da instituição. No repertório, canções do disco Xenia, lançado em 2017.

Mais tarde é a vez de Gal Costa apresentar o álbum Nenhuma Dor em apresentação para a Virada Sustentável SP. No mesmo dia, mais de 30 artistas se reúnem em torno da causa indígena no Festival Demarcação Já Remix, incluindo Gilberto Gil, Elza Soares, BNegão, Dona Onete e Djuena Tikuna.

Já se programou para o Circuito Sesc de Artes? Realizado de forma online e gratuita até o dia 19, o evento reúne mais de mil artistas e 250 atividades, entre música, teatro, cinema, artes visuais e outras áreas.

Para ver a agenda completa, clique aqui.

Viver

A ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 está abaixo de 60% em 85% das capitais brasileiras, segundo o Boletim da Covid elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apesar do bom número, os especialistas alertam que a mortalidade da doença (3%) ainda é alta, que a pandemia está longe de ser contida. (UOL)

Enquanto o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan não se entendem sobre a utilização da CoronaVac na terceira dose da vacinação contra a Covid-19 em idosos, ao menos oito municípios paulistas interromperam a aplicação da dose de reforço à espera de imunizantes da Pfizer. (Globo)

Nesta quinta-feira o Brasil registrou 747 mortes por Covid-19, elevando o total de vítimas a 585.205 desde o início da pandemia. A média móvel de óbitos em sete dias, 457, ficou abaixo de 500 pelo segundo dia consecutivo. (UOL)

PUBLICIDADE

Foi música (de qualidade) aos ouvidos dos indígenas acampados em Brasília o voto do ministro do STF Edson Fachin contra o marco temporal na demarcação de terras dos povos nativos. Por essa tese, índios só têm direito a terras que comprovadamente ocupavam em outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição. Fachin defendeu que a posse indígena da terra é um direito originário, diferente da posse civil. O julgamento vai ser retomado na próxima quinta-feira, com os votos dos demais ministros. (G1)

Cotidiano Digital

Metaverso. A expressão virou hype entre os amantes da tecnologia depois de uma entrevista em que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, disse que o futuro da rede social seria a construção de um metaverso. Na ficção científica, o conceito se refere a um universo digital, construído acima e em paralelo à realidade em que vivemos. No caso do Facebook, o metaverso pode abranger realidade virtual, vídeos e formatos imersivos. Esta, aliás, já é uma tendência no Vale do Silício. A Microsoft, por exemplo, está trabalhando em um “metaverso empresarial”, e a Epic Games já captou US$ 1 bilhão para investir no tema. Mas a visão de Zuckerberg é mais ambiciosa. Segundo ele, “o metaverso abrange muitas empresas, na verdade toda a indústria de tecnologia. Pode-se pensar nele como o sucessor da internet móvel”. De histórias de ficção num contexto distópico para um mundo virtual criado por big techs, resta saber: estamos prontos para o metaverso? (Folha)

Entenda o que é o metaverso e porque ele pode estar mais próximo do que você imagina. (CNN Brasil)

Smart TV… da Amazon? A empresa anunciou nesta quinta-feira uma linha totalmente nova de dispositivos Fire TV, incluindo televisões completas. Serão duas linhas de TVs inteligentes: Amazon Fire TV Omni Series e Fire TV 4-Series. Ambas terão comando de voz da Alexa e imagem em 4K Ultra HD. Por enquanto, a novidade é para os EUA  Conheça os modelos. (Gizmodo)

E o WhatsApp conta com mais de 1 mil funcionários terceirizados para analisar denúncias enviadas por usuários. Saiba como funciona a moderação do aplicativo de mensagens. (G1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.