Moro em terceiro, Pacheco candidato, a eleição engrena

Em apenas uma semana, as peças da eleição se mexeram rapidamente. Recém-lançado ao Planalto, o ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro apareceu forte na primeira pesquisa conhecida, do PoderData, e é o candidato com menor diferença de votos para o ex-presidente Lula no segundo turno. A União Brasil, que nasce do encontro entre DEM e PSL e tem direito à maior cota do Fundo Eleitoral, já acena querendo a vice de Moro. Tendo percebido o movimento, o PSD se apressou ontem ao lançar seu candidato, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, que tenta emplacar a ideia de que é um novo JK. Nem todos, porém, têm habilidade de se mover. Os tucanos já estão partindo para o terceiro app e ainda não conseguiram realizar suas prévias.

PUBLICIDADE

Se o segundo turno das eleições de 2022 fosse hoje, Lula (PT) venceria em todos os cenários, mas teria mais trabalho contra Moro (Podemos), segundo levantamento do PoderData. Contra o ex-juiz da Lava-Jato, Lula teria 48% e, Moro, 31%. Já no confronto com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o petista venceria por 54% a 31%. Nas simulações de primeiro turno, Lula lidera com 34%, seguido de Bolsonaro, com 29%. Moro, o ex-ministro Ciro Gomes e o eventual candidato do PSDB vêm em empate técnico dentro da margem de três pontos. O cenário com o governador paulista João Doria, Moro aparece com 8%, Ciro com 7% e Doria com 5%. Com o gaúcho Eduardo Leite, que também tem 5%, Ciro vai a 9% e Moro fica em quarto com 8%. (Poder360)

O União Brasil, resultado de fusão do DEM com o PSL, sepultou a ideia de ter candidato próprio ao Planalto no ano que vem. Durante encontro ontem, os principais caciques do novo partido avaliaram que Moro é a “única terceira via possível” para fazer frente a Jair Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT). O sonho do União Brasil é que seu quase presidenciável, o também ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, seja vice na chapa de Moro. (Poder360)

Bela Megale: “Duas semanas depois da filiação de Moro, outro ex-ministro de Bolsonaro formalizará sua entrada no Podemos. O general Santos Cruz vai se filiar hoje à legenda em um evento em Brasília. Ele vai disputar um cargo no Congresso Nacional — no Senado ou na Câmara dos Deputados.” (Globo)

Num discurso em Brasília cheio de referências a Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi aclamado por correligionários como pré-candidato da legenda ao Planalto em 2022. Pacheco disse que, nas eleições, estará “de corpo, alma, mente e coração a serviço do partido e a serviço do Brasil” e criticou a “política do radicalismo, do ódio e sem inteligência” que tem “arruinado o Brasil”. (Veja)

O PL aceitou as condições do presidente Jair Bolsonaro para se filiar à legenda, o que implica romper acordos já firmados. O principal deles é em São Paulo, onde o partido estava fechado com Rodrigo Garcia (PSDB). Bolsonaro quer o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles concorrendo, respectivamente, ao governo e ao Senado. Falta convencer Tarcísio, que tem domicílio eleitoral em Goiás e pouca visibilidade eleitoral em São Paulo. (Folha)

A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável pelo aplicativo de votação das prévias do PSDB, afirmou em nota que a ferramenta pode ter sofrido um ataque hacker. No último domingo, uma instabilidade no aplicativo impediu que 92% dos filiados habilitados votassem, levando o partido a suspender a consulta. Em nota a instituição atribuiu o problema a um “congestionamento de acessos incompatível com o número de eleitores cadastrados”, daí a suspeita de uma invasão. E os tucanos estão ficando sem opções. Os testes com a ferramenta de uma segunda empresa fracassaram, deixando o partido sem data para retomar a votação. Paralelamente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cobrou explicações sobre a pane, atendendo a pedido de um filiado da legenda. (Metrópoles)

O senador Tasso Jereissati (CE) juntou ontem ex-presidentes do PSDB, conta Ana Flor. Vai pressionar com eles o atual comando da legenda para que convoque a Polícia Federal para investigar a possibilidade de um ataque externo às prévias do partido. (g1)

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou que a sabatina do ex-advogado-geral da União André Mendonça deve acontecer na próxima semana. Ele foi indicado em julho pelo presidente Jair Bolsonaro a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, mas Alcolumbre se recusava a dar andamento à nomeação. (g1)

Pelo menos 15 dos 27 integrantes da CCJ devem votar a favor de Mendonça. (Globo)

O ministro do STJ João Otávio de Noronha determinou ontem que o MP do Rio não pode usar, no caso das “rachadinhas” na Alerj, qualquer uma das provas contra o hoje senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) consideradas ilegais pela corte. Assim, o caso só poderá andar se os procuradores apresentarem uma nova denúncia contra o Zero Um. (CNN Brasil)

Dois meses após as eleições que puseram fim à Era Merkel, os Partido Social-Democrata (SPD) chegou a um acordo com o Partido Verde e os liberais para formar uma coalizão no Bundestag (Parlamento). A conclusão das negociações deixa Olaf Scholz, líder do SPD, a um passo do posto de chanceler, equivalente a primeiro-ministro. A eleição no parlamento acontecerá no próximo dia 6. (UOL)

Sérgio Abranches: “Foi uma negociação relativamente rápida e estritamente programática, embora dura em determinados momentos, que definiu com clareza a prioridade do novo governo: combater a pandemia, consenso geral; aumentar o salário mínimo, dogma social-democrático; acelerar a trajetória de abandono do carvão, simultaneamente expandindo a energia renovável para 80% da matriz até 2030, e legalizar a maconha, princípios essenciais do programa Verde; sem aumentar impostos, o dogma dos liberal-democratas.”

Pelo menos 31 imigrantes morreram ontem quando o barco que os levava para o Reino Unido naufragou no Canal da Mancha. Outros 26 foram salvos por barcos franceses. (g1)

Embratel

Tech no próximo nível

Com a pandemia, os processos automatizados se tornaram recorrentes nas empresas. Porém, os esforços de modernização com RPA (sigla em inglês para Automação Robótica de Processos) ainda apresentam um desafio: são robôs configurados por regras e que, geralmente, atuam em tarefas individuais, mas não em toda a cadeia de processos de uma empresa. Por conta disso, a visão computacional e scripts gerados por Inteligência Artificial são alguns fatores que podem aprimorar uma automação inteligente dentro da organização. Entenda.

O Google usará robôs desenvolvidos pela X, divisão de inovação de sua controladora Alphabet, para fazer múltiplas tarefas em seus escritórios nos Estados Unidos. A divisão já opera mais de 100 protótipos de máquinas nos ambientes de trabalho da companhia. Os dispositivos podem fazer várias funções, como organizar o lixo, limpar mesas, organizar cadeiras e abrir portas. (g1)

Meio em vídeo. Imagine poder ter uma nuvem, onde você armazena todos os dados da sua empresa, de forma econômica e sustentável. Agora pense: e se ela estiver no fundo do mar? Será que é possível? Confira no Meio Digital. (YouTube)

Viver

O governo de São Paulo anunciou ontem que vai suspender no dia 11 de dezembro a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. “O uso de máscaras continuará sendo obrigatório no uso de áreas internas e para estações e centrais de transporte público do estado de São Paulo, mesmo que a céu aberto”, disse o governador João Doria. A capital deve seguir o mesmo cronograma. Ao mesmo tempo, o estado pretende fazer uma série de mutirões até dezembro para aplicar a vacinação completa em 90% da população. Hoje esse total número está em 74,4%. (UOL)

Enquanto isso... Contrariando o Ministério da Saúde, a Anvisa recomendou ontem que a doses de reforço sejam da mesma vacina usada nas duas imunizações. O ministério havia determinado que o reforço fosse feito somente com vacinas da Pfizer. (Metrópoles)

Veja os números dos casos e óbitos e da vacinação contra a covid-19 no Brasil. (g1)

PUBLICIDADE

Pelo menos 300 balsas e dragas de garimpo estão atracadas no Rio Madeira, na altura da comunidade de Rosário, município de Autazes (AM). Elas chegaram há cerca de 15 dias, após circular a informação de que há ouro na região. O Ministério Público Federal pediu a retirada imediata dos garimpeiros, já que á prática, altamente predatória, é proibida no local. (g1)

Para ler com calma. A energia eólica, considerada paradigma da geração limpa de eletricidade, está provocando avanço do desmatamento na Amazônia equatoriana. É de lá que vem a balsa, uma madeira muito leve e resistente usada na estrutura das hélices. Como as empresas que fazem a extração legal não dão conta da demanda crescente, cresce o número de balseros clandestinos, que derrubam árvores sem controle. (El País Brasil)

Panelinha no Meio. A vida não está fácil para ninguém, e as festas de fim de ano vão ter um orçamento mais apertado. Então, em vez do peru, vamos com um frango assado com laranja e alecrim, que pesa menos no bolso e não fica atrás quanto ao sabor.

Cultura

Finalmente vamos ter a chance de conhecer o representante brasileiro na corrida pelo Oscar. Deserto Particular (trailer), de Ary Muritiba, é o principal destaque nas estreias de hoje nos cinemas. Escolhido Melhor Filme pelo público no Festival de Veneza e pelo júri no Mix Brasil, o longa conta a história de Daniel (Antonio Saboia), um policial de Curitiba que, afastado das funções, cruza o país atrás de uma paixão virtual. Outro lançamento aguardado é Casa Gucci (trailer), de Riddley Scott, estrelado por Lady Gaga, Adam Driver, Al Pacino e outros do mesmo calibre. Entre muito luxo e sotaques caricatos, conhecemos a história de cobiça e morte por traz de um império da moda. E, para as crianças, há Encanto (trailer), animação da Disney passada na Colômbia.

Confira a programação completa em sua cidade. (Adoro Cinema)

As novidades na telona são importantes, mas há uma imperdível na telinha. Estreia hoje, no Disney+, Get Back (trailer), série em três episódios na qual Peter ‘Senhor dos Anéis’ Jackson revisita os ensaios e gravações de Let It Be (Spotify) e os preparativos para a lendário apresentação dos Beatles no terraço da (gravadora) Apple, em Londres, em 1969. Assista. Jackson mergulhou nas 57 horas de filmagens para o documentário Let It Be, de 1970, dirigido por Michael Lindsay-Hogg, mas saiu com um resultado diametralmente oposto. O filme original é depressivo, o retrato de uma banda se despedaçando, com a presença opressiva de Yoko Ono. Jackson mostra os Beatles alegres no estúdio, brincando entre si e com parceiros, e ressalta que a namorada de Lennon se dava bem com a banda e não era a única digníssima no estúdio. Os Fab Four, aliás, ainda gravariam outro disco, Abbey Road (Spotify), antes de se separarem, mas Let It Be acabou lançado depois, como trilha-sonora do filme de Lindsay-Hogg. (CNN Brasil)

Cotidiano Digital

A Apple abriu um processo contra a empresa israelense NSO Group, criadora do programa de espionagem Pegasus. O software pode invadir iPhones e celulares Android para acessar dados, ativar câmera e microfone. A ferramenta teria sido usada para espionar jornalistas, grupos de ativistas e políticos de oposição em 50 países. Na ação, a Apple quer responsabilizar a NSO Group e impedir o uso do software. (g1)

Depois de a China banir criptomoedas no país, o governo indiano anunciou que também pretende proibir transações privadas de criptoativos e lançar sua própria moeda oficial. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse na semana passada que as criptomoedas podem “estragar nossa juventude” e o que o banco central do país tem alertado, em linha com outros bancos centrais, que elas podem representar “sérias preocupações sobre a estabilidade macroeconômica e financeira”. (The Guardian)

Enquanto isso, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse que o país vai construir a Bitcoin City, a primeira metrópole da espécie no mundo. Desde o dia 7 de setembro, o Bitcoin é moeda oficial no país caribenho. (TecMundo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.