Covid: Alerta nas UTIs infantis de 7 estados

Pelo menos três estados — Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Norte — estão com suas UTIs pediátricas para tratamento de covid-19 operando com ocupação máxima. A situação é agravada pela pouca disponibilidade desse tipo de leito nas redes públicas. No Ceará, Bahia, Pernambuco e Goiás, a ocupação passa de 80%, o que é considerado crítico. As crianças ainda não estão vacinadas ou não completaram a cobertura completa, o que as torna mais vulneráveis à variante ômicron. (Folha)

Somente nove estados e o Distrito Federal divulgam dados específicos sobre a vacinação de crianças de cinco a 11 anos. Segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de comunicação, foram aplicadas 721.046 doses pediátricas, o que representa 3,52% da população nessa faixa etária. O número total, incluindo os estados que não fazem a distinção, é maior, mas mostra o quanto as crianças ainda estão desprotegidas. (g1)

A Anvisa deve julgar amanhã a liberação de testes domésticos de covid-19, após ter recebido na terça-feira novas informações do Ministério da Saúde. O objetivo da pasta é desafogar o sistema de saúde e evitar a falta de insumos para testes laboratoriais, devido à grande procura. (Metrópoles)

Então... Uma das propostas do governo é que a notificação em caso de resultado positivo seja opcional, sob a alegação de que o autoteste é um instrumento de triagem não de diagnóstico. Após o teste positivo, o paciente deve procurar um médico, mas não seria obrigado a isso. (CNN Brasil)

Enquanto isso... A ministra do STF Rosa Weber deu cinco dias para que o secretário do Ministério da Saúde Helio Angotti Neto explique a nota técnica na qual menosprezou a vacinação contra a covid-19 e atestou a eficácia, descartada pela ciência, de remédios como a hidroxicloroquina no tratamento da doença. A nota foi revisada pelo ministério retirando apenas uma tabela, sem alterar o teor negacionista. A Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo a anulação da nota técnica e o afastamento de Angotti Neto. (UOL)

PUBLICIDADE

O Papa Francisco conclamou ontem as famílias católicas que têm crianças com “orientações sexuais diferentes” a não se esconderem “no comportamento de condenação”. “Lidem com isso, não se espantem”, disse o Pontífice. “Nunca devem condenar um filho.” Ao contrário dos antecessores, Francisco vem, desde o início do pontificado, mandando mensagens de acolhimento aos católicos LGBTQIA+. Embora a Igreja continue contrária ao casamento entre pessoas do mesmo gênero, Francisco já declarou, por exemplo, que a união civil é um direito de todos. (g1)

Panelinha no Meio. Não faz muito tempo, o brasileiro, em geral, só via o abacate como matéria-prima para cremes doces e vitaminas, o que subestima o potencial dessa fruta. Sem a adição de açúcar, o abacate é um ótimo ingrediente para pastas, sanduíches e saladas, como esta aqui, que ainda leva tomates cereja, bulbo de erva-doce picado e suco de limão. Ótima pedida para esses dias quentes.

Embratel

Tech no próximo nível

Em 2022, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais e o investimento global em transformação digital deve crescer anualmente cerca de 15,5% até 2023, chegando a US$ 6,8 trilhões. Nesse sentido, as organizações devem encontrar soluções que multipliquem a força dos recursos de TI para permitir o crescimento e a inovação. É por isso que mais da metade de todos os investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estarão vinculados à transformação digital até 2024. Confira as principais previsões de TI para 2022 e as tendências que devem ser observadas pelas organizações (desde já) para os próximos anos.

O carro voador AirCar está em testes avançados na Europa e recentemente recebeu um certificado oficial de aeronavegabilidade emitido pela Autoridade de Transporte da Eslováquia. O modelo fez seu voo inaugural em 2020 e completou o primeiro voo intermunicipal em junho do ano passado. Segundo a empresa Klein Vision, já foram realizadas mais de 70 horas de voo, com mais de 200 pousos e decolagens bem-sucedidos. (Época Negócios)

Temas como metaverso e NFTs ganharam visibilidade nos últimos meses e estão em alta. E grande parte dos conceitos em relação a essas tecnologias nascem de uma mesma premissa: o blockchain. Entenda os mitos e verdades sobre as tecnologias e elementos importantes do blockchain e como o aumento no interesse por NFTs amplia o foco no conceito de web descentralizada. (Forbes Brasil)

Política

O ex-presidente Lula (PT) virtualmente selou a aliança com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido) para formar uma chapa nas eleições do ano que vem. Em entrevista à CBN Vale, de São José dos Campos (SP), Lula afirmou que o acordo com o ex-tucano será bom para ambos, “bom para o Brasil e sobretudo deve ser bom para o povo brasileiro”. O que falta para a aliança ser concretizada, disse Lula, é a entrada de Alckmin em um partido que se coligue ao PT. “Ele ainda não decidiu, mas certamente tem tempo.” O ex-presidente também disse esperar que os petistas compreendam a necessidade da aliança. (CNN Brasil)

Alckmin, por sua vez, parece não ter pressa. Ele espera que PT e PSB cheguem a algum acordo na disputa pelo governo de São Paulo antes de decidir pela filiação. Os partidos insistem nas candidaturas de Fernando Haddad e Márcio França, respectivamente, e o ex-governador teme ficar preso no fogo cruzado caso se filie logo ao PSB.  (Poder360)

Ainda na entrevista, Lula tocou em um ponto espinhoso de sua campanha: a ex-presidente Dilma Rousseff. Ele descartou a participação dela em um eventual governo petista dizendo haver “muita gente nova no pedaço”. O petista chegou a ensaiar um mea culpa ao criticar as desonerações de impostos feitas por Dilma, mas atribui a maior parte dos problemas dela à ação do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O que não impediu Lula de dizer que Dilma errava por “não ter paciência em lidar com política.” (CBN Vale)

PUBLICIDADE

O ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) anunciou pelo Twitter que vai divulgar amanhã os valores que recebeu da consultoria americana Alvarez&Marsal. O TCU cobrou esses dados diante da suspeita de conflito de interesses. A consultoria atuou na recuperação judicial da Odebrecht, condenada por Moro na Lava-Jato. O ex-ministro classifica a ação no tribunal como “um abuso” “cheio de irregularidades. “Eu quero ser transparente, acabar com toda essa história e todas essas mentiras”, disse ele. (CNN Brasil)

Entenda a polêmica envolvendo a atuação de Moro na Alvarez&Marsal. (Estadão)

Moro tem outras preocupações. Seu baixo desempenho nas pesquisas de intenção de voto — ele aparece entre 8% e 9% — estaria em vias de provocar uma debandada no Podemos. Parlamentares avaliam que a campanha não aproveitou a estrutura partidária. Enquanto isso, o PSDB estaria preparando um avanço sobre filiados da legenda com mandato. (UOL)

Mas Moro tem uma carta na manga, a experiência em mobilização digital do MBL, que iniciou ontem a migração para o Podemos e já vem apoiando o ex-juiz nas redes, com ataques a Lula e Bolsonaro. Os dois estão muito à frente de Moro no engajamento online.

“Além de amortecedor, agora eu sou para-raio do Posto Ipiranga.” Assim o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, definiu seu papel como avalista da execução do Orçamento. “O que acontece é que o Paulo Guedes sempre ficava encarregado de dar o ‘não’. Agora divido a responsabilidade de dizer o ‘não’ e o ‘sim’”, diz ele. Nogueira acumula outro papel, o de comandar os esforços para a reeleição de Jair Bolsonaro, da qual diz não ter dúvidas. “Ele vai ganhar. O país nunca deixou de reeleger um presidente.” (Globo)

Olavo de Carvalho, escritor e guru do bolsonarismo, foi sepultado ontem Petersburg, na Virgínia (EUA). Participaram do velório o ex-chanceler Ernesto Araújo e o blogueiro Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira. Carvalho morreu na noite de segunda-feira, aos 74 anos. (BBC Brasil)

Mais idoso representante da minoritária ala progressista da Suprema Corte dos EUA, o juiz Stephen Breyer, de 83 anos, anunciou que vai se aposentar tão logo a pessoa que irá substitui-lo seja aprovada pelo Senado. Com o movimento, ele abre espaço para que Joe Biden cumpra a promessa de nomear uma mulher negra para o tribunal. A nomeação não muda a correlação de forças na Corte, controlada por conservadores, mas permite a Biden nomear uma pessoa mais jovem e garantir sua permanência por mais tempo. Nos EUA não há idade limite para integrantes da Corte constitucional. (New York Times)

Cultura

Ecletismo dá o tom das estreias de hoje nos cinemas. O reino do Butão, no Himalaia, um dos menores países do mundo, tem seu representante no Oscar, A Felicidade das Pequenas Coisas (trailer), que conta a tocante história de um professor numa das mais remotas escolas do planeta. Em Spencer (trailer), Kristen Stewart vive uma Princesa Diana sufocada pela pompa e hipocrisia da coroa britânica. Daqui mesmo do Brasil vem Fortaleza Hotel (trailer), onde Clebia Souza e a estrela coreana Lee Young Lan formam uma dupla improvável, cada uma com sua história de lutas e decepções. E o premiado Guillermo del Toro dirige O Beco do Pesadelo (trailer), que traz Bradley Cooper e Cate Blanchett como uma dupla de trapaceiros de luxo nos anos 40. (Folha)

Esses são só alguns dos filmes que estão entrando. Confira a programação completa dos cinemas na sua cidade. (Adoro Cinema)

A onda da arte em NFTs parece ter vindo para ficar e abarca gênios que nem estão mais entre nós. Florian e Marina Picasso, bisneto e neta do grande Pablo Picasso (1881-1973), preparam o leilão de 1.010 imagens digitais de uma obra de cerâmica inédita do artista, um dos mais influentes do século 20. Feita em 1958 e do tamanho de uma saladeira, a peça pertence à família e, segundo Marina, representa “a felicidade”. As primeiras imagens começam a ser vendidas amanhã, e mais obras de Picasso estão a caminho. “Estamos tentando construir uma ponte entre o mundo NFT e o mundo das belas artes”, diz Florian. (Globo)

Das artes plásticas para a música, Julian Lennon, filho mais velho de vocês sabem quem, está leiloando objetos que pertenceram ao pai no período dos Beatles, incluindo duas guitarras. Só que o que os colecionadores vão comprar são NFTs nos quais Julian narra uma “memória afetiva específica” ligada a cada objeto. “Através dessa coleção de NFTs, posso garantir acesso exclusivo a itens especiais que estimo e carrego sobre o legado do meu pai e de uma nova maneira”, diz Lennon, o filho. (Estadão)

O Brasil ficou de fora da mostra competitiva do Festival de Berlim, mas terá um papel importante na premiação. O cineasta cearense Karim Aïnouz, diretor do premiado A Vida Invisível (trailer), vai integrar o júri do evento, presidido pelo indiano naturalizado americano M. Night Shyamalan, diretor de Sexto Sentido. (Vamos esquecer que O Último Mestre do Ar existiu.) O Festival de Berlim acontece entre os dias 10 e 16 de fevereiro. (Omelete)

Cotidiano Digital

Entre as empresas mais valiosas do mundo, o TikTok foi a marca que mais cresceu no último ano, segundo o ranking Global 500 2022 da consultoria britânica Brand Finance. A chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo, teve um crescimento de 215%, saindo de US$ 18,7 bilhões em 2021 para US$ 59 bilhões este ano. A marca ficou em 18º lugar entre as 500 mais valiosas. Nesta edição, a Apple detém o título de marca mais valiosa do mundo, com avaliação recorde em mais de US$ 355 bilhões, seguida pela Amazon e Google. (Brand Finance)

E por falar... A Apple deve fornecer o carregador do iPhone 12 Pro Max a um cliente que comprou o dispositivo. Segundo o Colégio Recursal de Itanhaém (SP), o acessório é imprescindível para a utilização do aparelho e, por isso, houve venda casada. O autor do processo comprou o modelo com 128 GB de memória por R$ 6,998,99. Em 1º grau, a Apple não apresentou contestação no prazo — por isso, considera-se que a alegação do consumidor é verdadeira. (Canaltech)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.