PF acusa Bolsonaro de crime ao vazar investigação sigilosa

O presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ao vazar, numa live em redes sociais, um inquérito sigiloso da Polícia Federal sobre um suposto ataque hacker ao TSE. Essa é a conclusão da investigação feita pela própria PF sob ordem do ministro do STF Alexandre Moraes. O presidente e o deputado Filipe Barros (PSL-PR), que teria obtido o inquérito, só não foram indiciados por terem foro privilegiado. (g1)

Moraes encaminhou o relatório da PF à Procuradoria-Geral da República e deu um prazo de 15 dias para que esta se manifeste sobre as acusações contra o presidente e o deputado e sobre uma notícia-crime contra Bolsonaro por faltar a um depoimento à PF a respeito dos vazamentos. (Estadão)

Filipe Barros nega ter cometido crime. Segundo o deputado, que era relator da PEC do Voto Impresso, ele teria pedido o inquérito à PF a partir de uma denúncia anônima e não foi informado de que a investigação estava em Segredo de Justiça. Já a PF afirma que o sigilo é padrão de inquéritos. (CNN Brasil)

Malu Gaspar: “As conclusões dos últimos inquéritos da PF sobre os atos de Bolsonaro deixaram a impressão de que ele conta com salvo-conduto para cometer a barbaridade que quiser sem ser incomodado. A primeira investigação buscava saber se prevaricou ao não tomar providência sobre as denúncias dos irmãos Miranda, que o procuraram para relatar irregularidades na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde. A segunda apuração investigou Bolsonaro por usar sua live para vazar um inquérito sigiloso da própria PF. William Tito, que passou seis meses apurando a denúncia de prevaricação, construiu uma argumentação tortuosa. Segundo ele, Bolsonaro não está sujeito ao artigo do Código Penal que define a prevaricação. Denisse Ribeiro, que cuidou da apuração sobre a live, fez diferente: afirmou que houve crime, mas disse que não pedia o indiciamento do presidente porque uma parte do Supremo entende que a PF não pode indiciar por conta própria autoridades com foro privilegiado. As duas investigações vão passar pelo crivo do protetor… ops, procurador-geral da República, Augusto Aras — ou seja, serão enterradas. Se o STF não se mexer, dificilmente haverá consequências.” (Globo)

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu encurtar a distância que o separa do ex-presidente Lula (PT) num eventual segundo turno. Segundo pesquisa do PoderData, Lula venceria por 54% a 37%. Enquanto o petista ficou estável, Bolsonaro cresceu cinco pontos, fora da margem de erro. Na simulação de primeiro turno, Lula recuou de 42% para 41%, enquanto o presidente foi de 28% para 30%, dentro da margem. Sérgio Moro (Podemos) caiu de 8% para 7% e ficou empatado com Ciro Gomes (PDT), que subiu quatro pontos. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) têm 2% cada, e Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (Cidadania), 1%. (Poder360)

O acordo para que o ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) seja vice na chapa petista incluiria sua nomeação para o Ministério da Agricultura, segundo fontes ligadas a ambos. Alckmin repete que não aceitaria ser um “vice decorativo” e vem trabalhando para aproximar o ex-presidente do agronegócio. (Estadão)

Também por conta da aliança com Alckmin, Lula reforçou em conversas com aliados o compromisso com a candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo paulista. É um recado a Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB), que buscam o mesmo cargo. (Folha)

Líderes do Centrão no Congresso reagiram à iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) de mapear as indicações políticas a cargos no Executivo e divulgá-las no portal da transparência, por sugestão do ministro da Economia, Paulo Guedes. “O ministro deveria estar falando sobre controle da inflação, sobre política de preços dos combustíveis, sobre a taxa de juros”, disse um dos parlamentares. (Globo)

O Instagram proibiu temporariamente que a deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) faça transmissões ao vivo em seu perfil na rede social. A informação foi dada pela própria parlamentar, que classificou a proibição como censura. Já a empresa disse apenas que “repetidas violações às Diretrizes da Comunidade do Instagram podem levar a restrições temporárias na conta”. (UOL)

Aliás... O YouTube removeu 233 vídeos em canais de direita no Brasil em 2021, principalmente por desinformação sobre a pandemia. Com 34 publicações banidas, o canal do presidente Jair Bolsonaro lidera a lista. (Metrópoles)

Embratel

Tech no próximo nível

2022 marca o ano em que a quinta geração de internet móvel, o 5G, chega às capitais e demais municípios brasileiros. De olho nas oportunidades de prestar novos serviços ou viabilizar novos produtos, muitas empresas já estão se preparando para a mudança. Vários produtos e serviços se tornarão viáveis com a maior velocidade da rede. Empresas de varejo poderão oferecer uma melhor experiência aos usuários, veículos autônomos serão viabilizados, galpões logísticos terão a operação otimizada e o agronegócio ganhará produtividade com sistemas de monitoramento remoto e máquinas automatizadas. Conheça as oportunidades do 5G para novos produtos e serviços.

Enquanto isso… Este também será o ano no qual os ataques cibernéticos serão as principais ameaças de golpes voltados a empresas e pessoas. A sofisticação da tecnologia faz com que vários tipos de armadilhas, entre elas phishing scam, deepfake e ransomware, devam estar no foco de combate das empresas. Confira os ataques mais comuns. (Forbes Brasil)

Meio em vídeo. Nós veremos mais avanço tecnológico nesta década de 2020 do que nos últimos cem anos somados. Você tem ideia de como será este futuro? Estas são as tendências que farão um mundo muito diferente do atual. Confira no Meio Digital. (YouTube)

Viver

O imigrante congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, espancado até a morte em quiosque na orla do Rio, não foi vítima só da violência, mas também da negligência. Em depoimento à Polícia Civil, um casal disse ter alertado dois guardas municipais sobre a agressão, mas estes não tomaram qualquer atitude. Ontem, a Justiça decretou a prisão dos acusados do crime, que já estavam detidos. (Globo)

Parentes de Kabagambe e advogados que apoiam a família acusam a Polícia Civil de omissão. Segundo eles, as investigações só avançaram após a repercussão do caso. A família também se disse intimidada por uma dupla de PMs que esteve no local do crime em três diferentes ocasiões. (Folha)

Uma das cenas mais covardes do vídeo com a agressão é quando o congolês já estava desacordado, e um homem começa a bater nele com um pedaço de madeira. O agressor, Aleson Cristiano, que está preso, disse à polícia que bateu para “extravasar a raiva”. (g1)

Cora Rónai: “De qualquer ângulo que se olhe, a situação dos habitantes do Congo é moralmente inaceitável. Não deveria ser difícil para um país ser melhor do que isso — mas o Brasil falhou, e traiu Lotsove Lolo Lavy Ivone. Ver o filho de 24 anos morto a pauladas não era para acontecer aqui, o país bom, o lugar de refúgio. Que vergonha do Brasil, este país onde não há refúgio para nenhum rapaz preto e pobre.” (Globo)

PUBLICIDADE

O Brasil atingiu nesta quarta-feira a vacinação completa de mais de 70% da população. O total de brasileiros com duas doses ou dose única da vacina Janssen chegou a 150.416.056, 70,2%. A distribuição, porém, é desigual. São Paulo tem o maior percentual com o ciclo vacinal completo, 79,47%, enquanto o Acre tem 51,75%. (OUL)

Por outro lado... Com as 946 mortes por covid-19 registradas ontem, a média móvel em sete dias foi a 653, a maior desde 31 de agosto do ano passado, com alta de 178% em relação ao período anterior. E, pela primeira vez desde 12 de janeiro de 2021, nenhum estado apresentou tendência de queda nas mortes. (g1)

O desmatamento na Amazônia Legal em janeiro foi o maior para o mês desde 2015, início da série histórica, segundo dados parciais do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em apenas 21 dias, foram destruídos 360 km2 de matas. (Metrópoles)

“Os ensinamentos da Igreja Católica sobre homossexualidade têm fundamentos científicos e sociológicos que já não são mais corretos”, disse o cardeal arcebispo de Luxemburgo, Jean-Claude Hollerich, presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia. Em entrevista à Agência Católica de Notícias de Alemanha (KNA), ele defendeu a revisão da doutrina, em resposta a uma campanha de 125 funcionários da Igreja alemã que assumiram publicamente a homossexualidade. (Infovaticana)

Panelinha no Meio. A gente sabe como é. O fim de semana está vindo aí, e muita gente fica sem limite à mesa. Mas não precisa ser assim. É possível fazer um prato equilibrado e cheio de sabor, que não vai pesar na consciência. Por exemplo, esta salada de lentilha com manga, espinafre e curry. Ela leva ainda azeite, vinagre, mel e castanha de caju. Serve tanto para acompanhar uma carne quanto para uma refeição vegana.

Cultura

Duas mulheres (Penélope Cruz e Milena Smit) com idades e histórias muito diferentes se cruzam num hospital para dar à luz, e suas vidas vão se entrelaçar. São, literalmente, as Mães Paralelas (trailer), aclamado filme de Pedro Almdóvar, que estreia hoje nos cinemas. Quem prefere um filme-catástrofe tem Moonfall (trailer), do diretor Roland Emmeric, de Independence Day e 2012. No longa, a Lua ameaça colidir com a Terra. Sério. Nada séria é a comédia brasileira Tô Ryca 2 (trailer), na qual Samantha Schmütz revive a ex-frentista tornada milionária Selminha. (Folha)

Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (Adoro Cinema)

Whoopi Goldberg foi suspensa por duas semanas do programa The View, da ABC, por conta de um comentário sobre o Holocausto. A atriz disse que o massacre de seis milhões de judeus não foi “uma questão de raça”, já que eram “dois grupos de pessoas brancas”. As críticas foram imediatas, e Whoopi se desculpou no Twitter, mas a presidente da ABC News, Kim Godwin, manteve a suspensão e pediu que a atriz reflita sobre “o impacto de seus comentários”. (g1)

Morreu ontem, aos 90 anos, a atriz Monica Vitti, uma das grandes musas do cinema italiano, em particular do cineasta Michelangelo Antonioni (1912-2007). Monica começou a carreira no teatro, onde foi descoberta por Antonioni. Sob a direção dele, estrelou a lendária “trilogia da incomunicabilidade”: A Aventura (1960, trailer), A Noite (1961, trailer) e O Eclipse (1962, trailer). No fim dos anos 1960, Monica enveredou pela comédia, tornando-se uma referência no gênero. Nos anos 1990, migrou para a TV, onde atuou e dirigiu. A atriz sofria de Alzheimer. (UOL)

Aliás... David Crosby, Graham Nash, and Stephen Stills se juntaram ao antigo parceiro Neil Young e deixaram o Spotify em protesto contra o negacionismo financiado pela plataforma. (RollingStone)

Meio errou. O tradutor Caetano Galindo é professor da UFPR, não da UFPE, como foi publicado.

Cotidiano Digital

Com a alta demanda por smartphones, computadores e até carros, a falta de semicondutores, essenciais para a fabricação destes produtos, limita a produção e fornecimento por parte empresas do setor. A Sony, por exemplo, enviou 3,9 milhões de unidades do PlayStation 5 às lojas no último trimestre de 2021. Como comparação, em 2020 foram enviadas 4,5 milhões de unidades no terceiro trimestre. Por conta da crise na produção de semicondutores, a empresa reduziu a previsão de vendas do console em 2022, de 14,8 milhões para 11,5 milhões de unidades. (The Verge)

Então… O Facebook perdeu usuários pela primeira vez em sua história. De acordo com o relatório trimestral da Meta, controladora da companhia, o crescimento do Facebook está estagnado em todo o mundo. A companhia perdeu cerca de meio milhão de usuários ativos diários no aplicativo nos três primeiros meses de 2021 – algo que não acontecia desde a criação da rede social, em 2004 – caindo para 1,93 bilhão de usuários ativos todos os dias. A perda foi maior na África e na América Latina. O Facebook, assim como o Instagram, também controlado pela Meta, tem enfrentado a concorrência do TikTok, aplicativo mais baixado no ano passado. (The Washington Post)

Os resultados financeiros do Facebook, atualmente denominado Meta, também decepcionaram o mercado. A companhia reportou um lucro líquido de US$ 10,285 bilhões no quarto trimestre, 8% menor ao reportado no mesmo período em 2020. (InfoMoney)

Mas... Apesar da crise, o dinheiro continua fluindo nos cofres da Meta. O lucro líquido da empresa avançou 35% em 2021, chegando a US$ 39,3 bilhões. A receita total cresceu 37% frente ao ano anterior, totalizando US$117 bilhões. Entenda. (Núcleo Jornalismo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.