STF amplia para 31 de maio prazo de federações partidárias

Consideradas cruciais para a sobrevivência de pequenas legendas, as federações partidárias foram referendadas ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por 10 votos a 1. Apenas o ministro Nunes Marques acolheu os argumentos do PTB de que as federações violariam a Constituição por trazerem de volta as coligações proporcionais. O Supremo, porém, ficou dividido quanto ao prazo para a formação delas, estabelecido pelo Congresso em 5 de agosto. O relator, ministro Luís Roberto Barroso, que havia antecipado o prazo para 1º de março, ampliou-o para 31 de maio, antes das convenções partidárias. Cinco ministros o acompanharam, enquanto três seguiram a divergência de Gilmar Mendes, que mantinha o prazo da lei. (g1)

Constitucionalidade superada, os partidos seguem negociando a pleno vapor. O deputado Luciano Bivar (PE), presidente do União Brasil, disse que as negociações para uma federação do novo partido com o MDB “estão avançadas”. (CNN Brasil)

Já a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), em entrevista ao programa Em Foco da GloboNews, afirmou que as federações são uma oportunidade de união entre partidos, mas ressaltou o peso da legenda. “O PT sabe o tamanho que tem, os partidos sabem o tamanho que o PT tem, e o PT não vai se diminuir, se apequenar, para tentar agradar”, disse a Andréia Sadi. Veja a íntegra. (g1)

Mas... Uma federação que inclua PT e PSB ficou mais distante com a resistência deste em abrir mão da candidatura de Márcio França ao governo paulista em favor de Fernando Haddad. “O PT tem todo direito de escolher seu candidato. O PSB, também escolheu, será Márcio França”, disse Carlos Siqueira, presidente da legenda. (Estadão)

PUBLICIDADE

As perspectivas da chamada terceira via para as eleições de outubro não são das melhores, segundo a pesquisa Quaest/Genial, divulgada ontem. Enquanto o ex-presidente Lula (PT) segue na frente com 45% das intenções de votos e chances matemáticas de vencer no primeiro turno, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) com 23%, Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam com 7%. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) têm 2% cada e Simone Tebet (MDB), 1%. Os demais sequer pontuaram. Num eventual segundo turno, diz a pesquisa, Lula venceria todos os adversários. (UOL)

Então... O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, admitiu ontem a possibilidade de o partido apoiar Lula já no primeiro turno, embora insista que a maioria na legenda defende uma candidatura própria. (Folha)

Em baixa nas pesquisas, Bolsonaro levou a campanha para o Nordeste, região onde tem a maior rejeição, e disparou a metralhadora verbal contra adversários e antecessores. Chamou Lula e o PT de “canalhas” e ironizou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sempre apontando supostos casos de corrupção nas gestões anteriores. (Globo)

No Rio Grande do Norte, tentando demonstrar laços com a população, o presidente lembrou que filha Laura tem um avô cearense, mas referiu-se ao sogro como “um cabeça chata”, termo considerado altamente depreciativo. Na semana passada ele já havia se referido a assessores nordestinos como “paus de arara”. (UOL)

Quem também tropeçou nas palavras sobre o Nordeste foi o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos). Ao registrar nas redes sociais sua visita ao Ceará na terça-feira, ele falou das dificuldades dos “agricultores do agreste cearense”. O agreste abrange seis estados nordestinos, e o Ceará não é um deles. (Veja)

O ex-BBB Adrilles Jorge foi demitido ontem da Jovem Pan após ter feito a saudação nazista no fim do programa Opinião, na noite de terça-feira. Ele defendia o youtuber Monark, afastado do podcast Flow por sugerir a legitimidade de um Partido Nazista, quando, ao ser interrompido pelo apresentador William Travassos, estendeu a mão direita para o alto. Diante da repercussão negativa, a Jovem Pan soltou uma nota repudiando “qualquer manifestação em defesa do nazismo” e anunciando a demissão. Adrilles nega ter feito uma saudação nazista, mas vai ser alvo de uma investigação pelo MP de São Paulo. (UOL)

Deputados do PT e do PP e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) defenderam ontem a cassação do mandato de Kim Kataguiri (DEM-SP). Na mesma edição do Flow, ele classificou como um erro a Alemanha ter criminalizado o nazismo. (Globo)

E o presidente Jair Bolsonaro se manifestou ontem à noite sobre o assunto. Em redes sociais, disse repudiar “sem ressalvas” a “ideologia nazista”, mas defendeu que o comunismo seja tratado da mesma forma. (g1)

Embratel

Tech no próximo nível

Os crimes cibernéticos também atingem pequenos negócios de qualquer segmento, que muitas vezes não adotam medidas de prevenção mais efetivas e tornam-se mais vulneráveis aos ataques. De olho nas brechas do setor, cibercriminosos têm interesse nos mais diversos tipos de informação, desde dados de clientes e funcionários até registros de transações comerciais e bancárias. Saiba como as micro e pequenas empresas podem superar esses desafios.

Você sabia que ser um profissional orientado a dados pode abrir oportunidades? Um relatório da Talenses revela que 9 entre cada 10 empresas estão em busca de profissionais fora da área de TI que tenham habilidades digitais. Esse tipo de profissional é aquele que sabe ler e transformar dados em estratégias para tomar decisões em vez de se basear apenas em opiniões ou experiências. Entre os setores que mais estão em busca dessa mão-de-obra estão os de logística, finanças, operações e atendimento ao consumidor. (Forbes)

E o estúdio italiano de design Lazzarini criou um conceito de super iate que pode voar e se mover pelas águas. O Air Yacht V2 é uma espécie de dirigível luxuoso e futurista, com 169 metros de comprimento total. O iate também tem acomodação para 20 pessoas, em dez cabines distribuídas igualmente pelos dois dirigíveis. Se você ficou curioso para ver o Air Yacht, aqui um vídeo de como ele funciona. (Olhar Digital)

Viver

A taxa de transmissão da covid-19, medida pela plataforma Info Tracker da USP e da Unesp, apresentou a primeira queda em um mês e meio e está em 2,02. Isso significa que 100 pessoas infectadas contaminam outras 202. O maior índice, 2,10, foi registrado no último dia 5. O patamar ainda é muito alto — para se ter uma ideia, em março de 2021, auge da transmissão da variante delta, o índice foi de 1,29. (CNN Brasil)

A contaminação pode estar desacelerando, mas a média de mortes cresce acima de 100% pela terceira semana consecutiva. Ontem foram registrados 1.295 óbitos, o maior número desde 29 de julho do ano passado. A média móvel de 873 mortos teve alta de 109% em relação ao período anterior. (g1)

Enquanto isso... O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem que o estado vai aplicar uma quarta dose da vacina contra a covid-19 em toda a população, “independentemente de recomendação do Ministério da Saúde”. Especialistas dizem que completar o ciclo vacinal é mais importante que aplicar novo reforço. (CNN Brasil)

PUBLICIDADE

Novos trechos do vídeo da câmera de segurança do quiosque Tropicália mostram que outras pessoas tiveram alguma participação no espancamento e morte do congolês Moïse Kabagambe, além dos três agressores já presos. Nas imagens, um homem aparece puxando as pernas da vítima, enquanto outro leva embora o taco de basebol usado nas agressões e um terceiro faz uma foto de Moïse com o celular. A família do congolês afirma que o vídeo foi editado e que haveria outros agressores. (g1)

A Câmara aprovou ontem por 301 votos a favor, 150 contra e duas abstenções, o projeto de lei que concentra no Ministério da Agricultura o registro de agrotóxicos. Defendido pelas bancadas ruralista e bolsonarista, apelidado por ambientalistas de “PL do veneno”, o projeto, entre outras mudanças, tira da Anvisa e do Ibama o poder de decisão sobre o registro — os pareceres dos dois órgãos passam a ser apenas consultivos. A Câmara agora vota os destaques. Ainda é necessária aprovação do Senado. (Poder360)

O Ministério da Educação anunciou ontem a antecipação da divulgação do resultado do Enem 2021, prevista para a sexta-feira. Mas foi difícil — estudantes tiveram dificuldade para acessar a página do Inep. O ministério e o instituto não se manifestaram sobre o problema, o que não impediu a avalanche de memes e reclamações. (g1)

Panelinha no Meio. Como vimos esta semana, não falta gente louca defendendo o indefensável. Mas tem loucuras do bem, como a carne louca desfiada. É basicamente uma carne assada feita na pressão e temperada com muitas ervas, desfiada e servida fria com a cebola curtida no molho. Fica melhor ainda se for feita de véspera e serve como petisco, prato principal e recheio de sanduíche.

Cultura

Enquanto aguarda o resultado do Oscar com seu autoral Belfast, Kenneth Branagh paga os boletos reassumindo os inacreditáveis bigodes de Hercule Poirot em Morte no Nilo (trailer), do qual também é diretor. É uma das principais estreias de hoje nos cinemas. Baseado no romance Agatha Christie, o longa se mantém fiel à história original e traz no elenco ainda Gal “Mulher Maravilha” Gadot. Da Bélgica, terra de Poirot, para a França, outro destaque é Delicioso: Da Cozinha Para o Mundo (trailer). Às vésperas da queda da Bastilha, um cozinheiro decide abrir o primeiro restaurante (do mundo). E da Coreia do Sul vem A Mulher que Fugiu (trailer), que deu a Hong Sang-soo o Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim. Gam-hee (Kim Min-hee) visita amigas durante uma viagem do marido numa digressão sobre os desencontros. (Folha)

Confira aqui a programação completa dos cinemas na sua cidade. (Adoro Cinema)

A pandemia de covid-19 afetou praticamente todos os setores da economia mundial, mas poucos sofreram tanto quanto o de cultura. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), pelo menos dez milhões de postos de trabalho na indústria cultural e criativa foram fechados em 2020. “Em todo o mundo, cinemas, museus, teatros e salas de concerto fecharam suas portas. O que já era uma situação precária para muitos artistas, se tornou insustentável”, disse Audrey Azoulay, diretora-geral da instituição. (Globo)

A música negra americana perdeu ontem uma de suas referências com a morte, aos 77 anos, da cantora Betty Davis, uma das pioneiras do funk. Betty já tinha compactos lançados quando se casou, em 1968, com a lenda do jazz Miles Davis. O casamento durou só um ano, e as gravações dela com a banda do ex nunca foram lançadas. Entre 1973 e 1975, ela gravou três discos — Betty Davis, They Say I’m Different e Nasty Gal, cheios de balanço e sexualidade. Em 1977, abandonou a carreira e se tornou reclusa. Seu último álbum, Is It Love Of Desire, gravado em 1976, só foi lançado em 2009. Reverenciada por Madonna na música Vogue, Betty Davis hoje é objeto de culto de artistas como a cantora e poeta Jamila Woods. (Rolling Stone)

Cotidiano Digital

A Samsung apresentou ontem a nova geração de sua principal linha de smartphones: o Galaxy S22. São três novos celulares (Galaxy S22, Galaxy S22+ e Galaxy S22 Ultra), sendo que os dois primeiros têm visual parecido aos seus antecessores, câmera traseira tripla e sensor principal de 50 megapixels. Além do Galaxy, a empresa mostrou três novos tablets da linha Tab S8. Os preços do Galaxy S22 ainda não foram divulgados no Brasil, mas devem custar a partir de US$ 799 (cerca de R$ 4.200) e até US$ 1.199 (cerca de R$ 6.300) nos Estados Unidos. (g1)

Um estudo publicado pela empresa de marketing URL Genius apontou que o YouTube e o TikTok são os aplicativos de mídia social que mais rastreiam dados pessoais dos usuários. No caso do YouTube, a plataforma coleta dados principalmente para si — informações como rastrear seu histórico de pesquisa online ou localização. Mas o TikTok permite principalmente que rastreadores de terceiros coletem seus dados — e não se sabe o que acontece com eles. Para o estudo, a empresa usou o recurso Record App Activity do iOS da Apple. (CNBC)

E a Sony criou um agente de inteligência artificial capaz de vencer os melhores jogadores do mundo no game de simulação para PlayStation Gran Turismo. (Olhar Digital)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.