Novas negociações de paz trazem discreto otimismo

Pela primeira vez desde o início das negociações entre Ucrânia e Rússia, os representantes dos dois lados dizem que os encontros estão sendo “mais produtivos”. Mykhailo Podolyak, assessor presidencial e integrante da delegação ucraniana, acredita que será possível chegar a resultados concretos “literalmente em alguns dias”. O russo Leonid Slutsky foi na mesma linha e disse à TV de seu país que está havendo “progresso significativo” que pode levar à “assinatura de documentos” pelos dois lados. (Washington Post)

Rússia e Ucrânia fazem hoje uma nova rodada de negociações, desta vez por videoconferência. (g1)

O otimismo dos diplomatas, porém, não se refletiu em cessar-fogo. A Rússia desfechou um ataque que deixou 35 mortos e mais de cem feridos na base militar de Yavoriv, onde era feito treinamento para estrangeiros que chegam a fim de lutar na guerra. O bombardeio foi ainda mais alarmante por ter acontecido no Oeste da Ucrânia, a poucos quilômetros da fronteira com a Polônia, que é integrante da Otan. “Depois de nós será a vez da Europa”, disse Volodymyr Matseliukh, prefeito da cidade vizinha de Novoyavorivsk. Os americanos dizem que não pretendem entrar em conflito direto com os russos, mas há tropas estacionadas na Polônia e comboios para fornecer armas e suprimentos aos ucranianos. Moscou já disse que esses comboios são “alvos legítimos”. (New York Times)

Pela segunda vez a Ucrânia acusa a Rússia de sequestrar o prefeito de uma cidade capturada. A vítima agora seria Yevhen Matveyev, que administrava a cidade de Dniprorudne. Na sexta-feira, as tropas russas prenderam Ivan Fedorov, prefeito de Melitopol, e instalaram uma títere, Galina Danilchenko, no lugar. No sábado, centenas de pessoas protestaram na porta da prefeitura exigindo a libertação de Fedorov. (BBC)

O jornalista e documentarista americano Brent Renaud, de 50 anos, foi morto ontem por tropas russas perto de Kiev. Autoridades da Ucrânia deram a notícia em redes sociais e gravaram um vídeo mostrando o corpo e um crachá antigo de Ranaud do New York Times. Ele estava no país a serviço da revista Time, produzindo material sobre a crise de refugiados. O fotógrafo americano Juan Arredondo, que ficou ferido no mesmo ataque, disse no hospital que forças russas abriram fogo contra o carro em que estavam quando se aproximaram de um ponto de controle. (CNN)

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, pelo menos 596 civis, incluindo 43 crianças, morreram na Ucrânia desde o início da invasão russa. (UOL)

PUBLICIDADE

Os sinais de recuperação do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas eleitorais deixaram o PT em alerta e devem antecipar o anúncio oficial da candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto para a primeira semana de abril, tão logo termine e janela para troca de partidos. O próprio Lula já vinha manifestando inquietação com a demora em botar a campanha na rua. (Metrópoles)

Aliás... Emedebista histórico, o ex-governador do Paraná Roberto Requião anunciou ontem, via Twitter, que está se filiando ao PT para concorrer novamente ao governo do estado. A ideia é dar a Lula um palanque local para rivalizar com o de Bolsonaro, apoiado pelo governador Ratinho Júnior (PSD). (Poder360)

A direção nacional da Rede Sustentabilidade aprovou por unanimidade, na noite de sábado, a formação de uma federação com o PSOL, cujo comando deve também aprovar a medida ainda nesta semana. Após o TSE homologar a decisão, os dois partidos passarão a atuar como uma só legenda em todos os estados e níveis de poder. A nova federação deve apoiar a candidatura do ex-presidente Lula nas eleições de outubro. (CNN Brasil)

O relator da CPI da Violência Contra a Mulher na Alesp, Thiago Auricchio (PL), incluiu em seu relatório final o pedido de cassação do deputado estadual Arthur do Val (sem partido). Do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, disse que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”. A repercussão gerou sua desfiliação do Podemos e a saída do MBL. O relator diz que o colega “violou a dignidade da pessoa humana, extrapolando o seu direito de expressão”. (Estadão)

Meio em vídeo. As declarações de Arthur do Val revelam muito mais que machismo. Elas trazem à tona a falta de sensibilidade durante uma guerra. Pedro Doria e Cora Rónai comentam. (YouTube)

Completam-se hoje quatro anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Gomes numa emboscada no Centro do Rio. Acusados respectivamente de atirar na vereadora e de dirigir o carro usado no crime, os ex-PMs Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz estão presos. Mas a investigação, já no quinto delegado, não foi capaz de responder a pergunta crucial: quem mandou matar Marielle? (Folha)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 90 anos, foi operado ontem no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a uma fratura no fêmur. Segundo sua assessoria, a cirurgia foi um sucesso, mas ele terá de passar por um período de recuperação antes de receber alta. (g1)

Viver

O número de mortos por covid-19 no estado de São Paulo entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano foi 26 vezes maior entre não vacinados na comparação com a vítimas que haviam tomado a vacina, revela Mônica Bergamo. (Folha)

Enquanto isso... O Ministério da Saúde pretende, até junho, decretar o fim do estado de emergência em saúde pública instituído em 2020 por conta da pandemia. O problema é que há pelo menos 168 portarias que seriam anuladas com a medida, de compras de vacinas a direitos trabalhistas de entregadores. Representantes da pasta discutem com o STF uma saída gradual do estado de emergência. (Globo)

Exatamente dois anos depois de a OMS decretar que a covid-19 havia se tornado uma pandemia, a China, onde foram registradas as primeiras infecções, vive um dos momentos mais sérios da doença. Com 3.939 casos em 24 horas, o país tem diversas cidades em confinamento, num total de 17 milhões de pessoas isoladas. A China sofre ao mesmo tempo com as variantes delta e ômicron. (UOL)

O ex-presidente dos EUA Barack Obama disse ontem que foi diagnosticado com covid-19. Ele informou que tem sintomas leves, como “garganta arranhada”, o que atribui a ter tomado três doses da vacina. (Poder360)

Ao longo dos dois anos da pandemia de covid-19, 320 mil crianças foram registradas no Brasil sem o nome do pai na Certidão de Nascimento — 160.407 em 2020 e 167.399 em 2021, os maiores números nos últimos cinco anos. Os dados do Portal da Transparência do Registro Civil indicam ainda queda nos reconhecimentos de paternidade, que podem ser feitos em qualquer momento da vida. Em 2019 fora 35.243, caindo para 23.921 em 2020 e 24.682 em 2021. Andreia Gagliardi, diretora da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) de São Paulo, atribui esses números ao empobrecimento da população e à quantidade de pais que morreram na pandemia. (Estadão)

Além de, segundo seus detratores, ter gosto de terra, o açaí pode estar ameaçando a biodiversidade da Amazônia, segundo estudo publicado no jornal acadêmico Biologial Conservation. O sucesso do produto faz com que outras árvores nativas sejam derrubadas para facilitar o crescimento do açaizeiro, que precisa de luz solar direta. Devido à monocultura do açaí, árvores-símbolo da Amazônia, como a samaúma e o jatobá, estão desaparecendo. (BBC Brasil)

Cultura

Morreu ontem, aos 71 anos, o ator americano William Hurt, vencedor do Oscar de melhor ator em 1985 por O Beijo da Mulher Aranha (trailer), de Hector Babenco, baseado no livro de Manuel Puig. A atuação de Hurt como o preso homossexual Luis Molina rendeu-lhe ainda os prêmios de melhor ator do Bafta e do Festival de Cannes. Seu primeiro papel de destaque foi em Viagens Alucinantes, de 1980, mas conquistou o público no ano seguinte com o tórrido Corpos Ardentes. Não faltaram em sua carreira filmes brilhantes e algumas roubadas, como a versão de 1998 de Perdidos no Espaço. Para os mais novos, Hurt será lembrado como o antipático general (depois secretário) Ross do Universo Cinematográfico da Marvel. (UOL)

PUBLICIDADE

A cineasta neozelandesa Jane Campion desponta como favorita no Oscar, após a conquista dupla no fim de semana de seu longa Ataque dos Cães (trailer), já disponível na Netflix. Na noite de sábado, ela levou o prêmio de Melhor Diretora do Sindicato dos Diretores da América (DGA, na sigla em inglês). Nos últimos 20 anos, 17 vencedores do DGA levaram o Oscar de Melhor Direção, incluindo Chloé Zhao, que ganhou no ano passado com Nomadland. Ontem à noite, Ataque dos Cães recebeu os prêmios Bafta de Melhor Filme e Melhor Direção. A cerimônia do Oscar acontece no dia 27 de março. (g1)

Em 1973 não havia maior sucesso musical no Brasil que os Secos & Molhados (Spotify), trio formado por Ney Matogrosso, Gerson Conrad e João Ricardo. A consagração definitiva veio em fevereiro do ano seguinte, quando o grupo, que fazia uma mistura própria de rock e música brasileira, lotou o Maracanãzinho, no Rio, para um show em que desfiou sucessos como Sangue Latino (Spotify) e O Vira (Spotify). Mas não foi só isso. O produtor Marcelo Fróes encontrou em seus arquivos a íntegra do show e nela duas canções que não entraram nos dois álbuns do grupo e das quais o trio e os músicos de apoio sequer se lembravam. Ouça. Uma delas foi modificada e lançada por João Ricardo como Rock e Role Comigo, em 1975. A outra nem nome ganhou. (Estadão)

Para ler com calma. Há quase 25 anos Candace Bushnell lançou o livro Sex & The City, baseado na coluna que escrevia no New York Observer. Um ano depois, ajudou a transformá-lo numa das séries de maior sucesso na história da TV. Ela, porém, renega boa parte da série e a mais nova continuação, And Just Like That, da HBO Max. “Eu e minhas amigas não temos nada a ver com as mulheres de And Just Like That. Aliás, a sugestão, em si, de que teríamos, é quase um insulto”, diz a escritora de 63 anos. (Globo)

Cotidiano Digital

Em meio a sanções de multinacionais ocidentais e empresas de tecnologia em oposição à invasão russa, o país abriu, na sexta-feira, um processo criminal contra a Meta, controladora do Facebook, depois que a rede social mudou as regras de discurso de ódio para permitir que os usuários pedissem “morte aos invasores russos” na guerra contra a Ucrânia. Os promotores pediram a um tribunal que designasse a big tech como uma “organização extremista”. Enquanto isso, a Rússia restringiu o acesso ao Instagram no país. Na quinta-feira, a Meta informou que afrouxou temporariamente suas regras de discurso político, permitindo postagens como “morte aos invasores russos”. (CNBC)

Enquanto isso, o governo da Ucrânia lançará uma coleção de NFT para marcar a história da invasão russa. O vice-primeiro ministro de Transformação Digital, Alex Bornyakov, disse que os ativos seriam “como um museu da guerra russo-ucraniana." A coleção faz parte da campanha do governo para arrecadar criptomoedas, que já ultrapassou US$ 60 milhões. O dinheiro é usado para comprar equipamentos militares, como capacetes e coletes à prova de balas, e financiar atividades de mídia. (The Guardian)

Com a disparada no preço dos combustíveis por conta da alta do petróleo, Uber e 99 anunciaram na última sexta-feira que vão aumentar os valores pagos aos motoristas credenciados em suas plataformas. No caso da 99, os motoristas em todo o país vão receber 5% a mais no valor do quilômetro rodado nas corridas do aplicativo, mas a empresa afirma que o aumento não será refletido no preço pago pelos passageiros no momento. Já a Uber promete elevar em 6,5% o valor das corridas de forma temporária. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.