Bolsonaro acena com o método Chávez-Orbán de interferir no STF

Após afirmar na sexta-feira que estudava a sugestão de usar a maioria conservadora eleita para o Congresso a fim de aumentar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ontem, em entrevista a um podcast, que pode descartar a ideia se a Corte “baixar um pouco a temperatura”. “Se eu for reeleito, e o Supremo baixar um pouco a temperatura, talvez você descarte essa sugestão. Se não for possível descartar, você vê como é que fica", disse o presidente. O STF tem hoje 11 ministros, dos quais dois, Nunes Marques e André Mendonça, foram indicados por Bolsonaro. (CNN Brasil)

Bernardo Mello Franco: “Desde a posse do capitão, o Supremo tem atuado como um dique de contenção ao autoritarismo. Barrou tentativas de censura, suspendeu decretos inconstitucionais, defendeu a democracia dos ataques de extremistas. Se conseguir a reeleição, Bolsonaro vai apertar o passo na marcha para a autocracia. Um segundo mandato lhe dará armas para liquidar a independência do Judiciário.” (Globo)

PUBLICIDADE

Em que pese o avanço de conservadores no Congresso, especialmente no Senado, a coalizão em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) praticamente repetiu nesta eleição a performance de 2002, quando ele foi eleito presidente pela primeira vez, revela o Painel. Na época, PT, PL (sim, o PL) e PCdoB elegeram 128 deputados (24,9% da Câmara). Este ano, PT, PSB, PC do B, PV, Rede, PSOL, Solidariedade, PROS e Avante fizeram 123, ou 23,9%. Com base nesses números, o ex-líder do governo na Câmara Aldo Rebelo, hoje no PDT, diz que são precipitadas as avaliações de que Lula teria dificuldade para formar maioria. “Quem ganhar a eleição vai fazer maioria. Os deputados vão lutar pela sobrevivência, não vão brigar com o governo”, avalia. (Folha)

Enquanto isso... Um dos principais aliados do ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco usou o Twitter no sábado para declarar apoio a Lula. “O país só será pacificado com harmonia, independência entre os Poderes e respeito à Constituição”, escreveu. O MDB, partido de Moreira e Temer, liberou seus diretórios e filiados para apoiarem quem quiserem no segundo turno. O ex-presidente não expôs seu voto, mas disse que aplaudia o candidato que mantivesse as reformas de seu governo, criticadas pelo PT. Temer estaria magoado por ser chamado de “outro golpista” por Lula, em julho. (Poder360)

O TSE mandou que a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirasse do ar um vídeo que associava o presidente Jair Bolsonaro (PL). A propaganda trazia o trecho de uma entrevista de 2016 ao New York Times na qual o então deputado Bolsonaro diz que “comeria um índio sem problema nenhum”. Já o PT acionou a Corte contra o presidente por veicular um vídeo associando Lula ao PCC, uma das mais poderosas facções criminosas do país. A gravação, que não tem autenticidade comprovada, já havia sido publicada em sites e veículos de direita, até também ser banida pelo TSE. (Metrópoles)

Com imenso alcance, as plataformas de vídeos curtos TikTok e Kwai se tornaram não apenas veículos, mas disseminadoras ativas de notícias falsas sobre as eleições. Em ambas, quando se digita “fraude” o campo de busca, o próprio algoritmo sugere “fraude nas urnas 2022”, entre variações do mesmo tema. “Urnas” traz como sugestão de complemento “fraudadas”. “Se você recomendar, dá mais oxigênio para determinados tipos de narrativas ou enquadramentos que são danosos e problemáticos”, diz Francisco Brito Cruz, diretor do InternetLab. (Folha)

A Bancada Evangélica não atingiu a meta de eleger 30% da Câmara – equivalente, segundo seus líderes, à parcela da população que se declara filiada a alguma igreja desse segmento. Segundo o pesquisador da FGV Guilherme Galvão Lopes, 75 deputados são evangélicos, 14% da Câmara – somente sete em partidos de esquerda. Já o líder da bancada, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirma que eles são 115 (20% dos deputados), mas, de acordo com o especialista, essa conta inclui “parlamentares que se dizem cristãos genericamente ou que têm afinidade com o protestantismo”. Lopes diz que muitos eleitores que votavam em candidatos evangélicos por conta da pauta conservadora migraram para a extrema-direita. (UOL)

Com 19 partidos ou federações, que funcionam na prática como uma única legenda, a próxima Legislatura será a menos fragmentada desde 2002, mas esse número pode encolher ainda mais. PROS e Solidariedade, que não cumpriram a cláusula de desempenho, vão se fundir em um único partido, mantendo o nome do último. Já União Brasil e PP, terceira e quarta maiores bancadas da Câmara, devem se fundir para obter a hegemonia na Casa. (Globo)

Uma possível explicação para os resultados discrepantes das pesquisas e das urnas foi identificada pelo Datafolha. Segundo o instituto, 10% dos eleitores disseram ter escolhido o candidato a presidente na véspera ou no dia do primeiro turno. Esse grupo é maior entre os que votaram em Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), que ficaram em terceiro e quarto lugares. A grande maioria, 81%, disse ter decidido seu voto pelo menos um mês antes do pleito. (Folha)

O presidente russo, Vladimir Putin, classificou como um “ataque terrorista” atribuído ao serviço secreto da Ucrânia a explosão que destruiu parcialmente no sábado a ponte monumental que liga a Rússia à Crimeia, península ucraniana anexada ilegalmente em 2014 por Moscou. Um vídeo mostra o estrago causado, aparentemente, por um caminhão-bomba. Mesmo não assumindo a responsabilidade pelo ataque, autoridades de Kiev chamaram a explosão de “presente provocador” a Putin, que havia completado 70 anos na véspera. (CNN)

Em retaliação, a Rússia fez nesta madrugada ataques com mísseis a Kiev, que não era atingida havia meses, e outras cidades da Ucrânia. Segundo o presidente Volodymyr Zelenski, o principal alvo dos cerca 75 foguetes disparados era a rede de infraestrutura do país. Na véspera, pelo menos 13 pessoas morreram num ataque semelhante à cidade de Zaporizhzhia, que foi retomada por Kiev em uma área que Moscou afirma ter anexado. (BBC)

Enquanto isso... Após uma série de revezes, a Rússia nomeou um novo comandante para a “operação especial” na Ucrânia. O general Sergey Surovikin, de 55 anos, é um veterano das ações russas na Síria e na Chechênia e tem um longo histórico de acusações por crimes de guerra e violações de direitos humanos. (EuroNews)

Acordo pré-nupcial

Spacca

tebet 1080

Viver

O filósofo e antropólogo francês Bruno Latour, que morreu ontem, aos 75 anos, foi um dos principais nomes do pensamento ecológico da atualidade. Influenciou ambientalistas, políticos, artistas e pesquisadores que buscam soluções para a crise do meio ambiente, além de ser considerado um dos intelectuais mais importantes de sua geração. Professor da universidade parisiense Sciences Po e de outras instituições na Alemanha e nos Estados Unidos, se especializou em compreender como o ser humano se relaciona com seu ambiente. Latour também foi autor de diversos livros, como Políticas da natureza: Como associar a ciência à democracia e Jamais Fomos Modernos, traduzidos para o português. (Estadão)

A Amazônia teve o pior mês de setembro da série histórica para alertas de desmatamento do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), iniciada em 2015. Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), na sexta-feira, mostram que uma área de 1.455 km² recebeu o alerta, um aumento de 47,7% em relação a setembro do ano passado, superando o registro de 2019, já no atual governo de Jair Bolsonaro (PL), quando chegou a 1.454 km². No acumulado do ano, já são 8.590 km² de áreas em alerta de desmatamento. (g1)

A Nasa divulgou, em parceria com a Universidade de Durham, na Inglaterra, um vídeo que mostra uma das simulações mais bem detalhadas e com melhor resolução já feita sobre a origem da Lua, realizada por um supercomputador. Segundo a agência espacial, o satélite natural do nosso planeta teria sido formado apenas horas depois de a Terra ter colidido com Theia, um corpo celeste do tamanho de Marte, liberando o material para a nova formação há bilhões de anos. (Estadão)

Após vencer o GP do Japão, ontem, Max Verstappen se sagrou bicampeão da Fórmula 1 com quatro corridas de antecedência. Essa foi a terceira maior antecipação de um campeão na história da categoria, atrás apenas das seis corridas de Michael Schumacher e as cinco de Nigel Mansell, e se igualando a Sebastian Vettel, em 2011. (Globo Esporte)

Cultura

Uma é guerreira, outra é compreensiva, uma terceira se tornou drag queen, a quarta rejuvenesceu na viuvez, e houve uma que trocou seu mundo pela igreja. O documentário De Você Fiz Meu Samba, que estreou ontem no festival do Rio, retrata cinco mulheres que foram casadas com grandes sambistas do passado e hoje se transformaram, cada uma a seu modo, em guardiãs das obras dos companheiros. (Globo)

PUBLICIDADE

Com estreia prevista para 23 de novembro na Netflix, a série Wandinha, concebida por Tim Burton, ganhou na sexta-feira seu primeiro trailer completo. Vemos a agora adolescente filha da Família Addams (Jenna Ortega) às voltas com uma escola tão pouco convencional quanto ela. O trailer revela ainda a caracterização de Fred Armisen como Tio Chico e uma interação rápida entre a protagonista e uma professora vivida por Christina Ricci, que interpretou Wandinha nos filmes dos anos 1990. (Omelete)

Não se sabe de quem foi o erro, mas fãs que compraram online a versão em vinil de The End, So Far, novo álbum da banda americana de nu metal Slipknot, a receberam com o título The End For Now..., além de diversas músicas com grafias diferentes. Nem todos reclamaram. Um dos donos do disco com título errado lembrou que, no futuro, esses LPs podem alcançar um bom preço como raridades. (Rolling Stone)

Morreu no sábado, aos 62 anos, a artista plástica Brígida Baltar. Ela fazia parte da geração de artistas formada nos anos 1980 pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio, era considerada uma das pioneiras no Brasil da escultura transitória, que lida com elementos da natureza. Brígida lutava contra a leucemia desde 2012. (Globo)

Cotidiano Digital

Com a promessa de transformar a conexão de dados móveis, o 5G finalmente chegou a todas as capitais do Brasil na última quinta-feira. A faixa principal da nova geração de internet móvel foi ativada em julho no Brasil e conta com uma velocidade até 10 vezes maior do que a do 4G. No entanto, o 5G ainda é para poucos e é preciso ter um aparelho compatível e, em alguns casos, trocar chips e comprar novos planos de dados. Além disso, muitas capitais tiveram reclamações por causa da instabilidade e a velocidade baixa. Especialistas explicam os principais fatores para deixar a conexão mais rápida possível, a distância das antenas e o tipo de ambiente. (g1)

A Meta, controladora do Facebook, está alertando mais de 1 milhão de usuários da rede social que seus dados podem ter sido comprometidos por conta de aplicativos maliciosos. A companhia identificou mais de 400 aplicativos maliciosos para Android e iOS que têm o objetivo de roubar informações de login dos usuários no Facebook. Em comunicado, a Meta disse que os aplicativos podem ser encontrados na loja de aplicativos da Apple e na Google Play Store como jogos, editores de fotos, serviços de saúde, entre outros. (UOL)

Por falar na gigante de mídia social, nem os funcionários envolvidos no Horizon Worlds, o metaverso da companhia, estão frequentando o ambiente virtual. É isso o que apontam os documentos internos da Meta e que foram obtidos pelo The Verge. Vishal Shah, vice-presidente do metaverso da empresa, disse que pequenas falhas e instabilidades “dificultam à nossa comunidade experimentar a magia do Horizon”, e que era necessário “garantir que corrijamos a falta de qualidade e problemas de desempenho antes de abrirmos o Horizon para mais pessoas". A Meta tem investido mais de US$ 50 milhões no projeto. (The Verge)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.