Bolsonaro suspende Orçamento Secreto

Ao longo de pelo menos dois anos, as emendas do relator, o chamado Orçamento secreto, foram a ferramenta de Jair Bolsonaro (PL) para obter apoio do Centrão no Congresso. Agora, a um mês de deixar o poder, o presidente determinou aos ministérios a suspensão de todos os pagamentos dessa rubrica. A medida seria uma retaliação à aproximação entre um de seus maiores aliados, o deputado Arthur Lira (PP-AL), e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, após o PT anunciar o apoio à reeleição daquele à presidência da Câmara. A suspensão dificulta a Lira cumprir promessas em troca do voto de colegas. (Estadão)

Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniram separadamente ontem com Lula e deram o mesmo recado: a chamada PEC da Transição enfrenta resistência no Congresso, embora ela seja menor entre os senadores. Pacheco estima que a proposta pode ser votada em dois turnos e encaminhada à Câmara ainda na semana que vem. A PEC retira todas as despesas como o Bolsa Família, hoje ainda Auxílio Brasil, do teto de gastos, permitindo a manutenção do benefício em R$ 600. Lula segue acreditando na aprovação, mas aliados já o aconselham a ter de prontidão uma medida provisória como plano B. (CNN Brasil)

A PEC ganhou dois apoios ontem, mas não exatamente como os petistas desejavam. Separadamente, a bancada do PP no Senado e a liderança na Câmara da federação PSDB/Cidadania divulgaram notas defendendo a aprovação da medida, mas com validade de apenas um ano, e não quatro como consta do texto. (Poder360 e Metrópoles)

Meio em vídeo. Neste momento do jogo, Arthur Lira é forte e Lula nem tanto. No Brasil, a gente sempre acha que o presidente pode tudo. Mas a missão de restaurar a democracia brasileira não poderá ser apenas de Lula. Vai precisar do Supremo e também do novo procurador-geral. Confira a análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

PUBLICIDADE

A equipe do presidente eleito Lula decidiu ontem não divulgar os relatórios elaborados pelos grupos técnicos da transição. Os grupos temáticos entregaram ontem os documentos, com análise da atuação do governo Bolsonaro, alertas de órgãos de controle e sugestão de normas que podem ser revogadas. Segundo a coordenação geral da transição, a divulgação foi vetada porque os relatórios contêm informações sensíveis repassadas por ministérios e órgãos de fiscalização. (Folha)

Responsável pela organização da posse do marido, a futura primeira-dama Janja Silva anunciou ontem 18 artistas que se apresentarão ao vivo no dia 1º de janeiro, após as cerimônias de posse no Congresso e no Palácio do Planalto. Martinho da Vila, Pablo Vittar, Chico Cesar, Maria Rita, Otto e Gaby Amarantos estão entre as atrações que se revezarão em dois palcos. O homenageado, porém, não vai participar. No horários dos shows, a partir de 18h30, Lula estará no Palácio do Itamaraty, em um coquetel para chefes de Estado e outras autoridades. (Poder360)

O PL entrou ontem com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a multa de R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé imposta pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes, por tentar anular os votos de 59% das urnas, mas somente no segundo turno. No recurso, o partido alega que não tentou tumultuar as eleições. Moraes rejeitou o pedido de anulação de votos por ele não incluir o primeiro turno, quando foram usadas as mesmas urnas. (UOL)

Meio em vídeo. Os professores Christian Lynch e Paulo Henrique Cassimiro são os entrevistados do Conversas com o Meio desta semana. No papo, os coordenadores do Grupo de Estudos e de Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro da Uerj falam sobre o reacionarismo e o populismo no Brasil, a partir do seu livro O Populismo Reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo. Radicalização, violência política, uso indiscriminado de fake news e conspiracionismo. O que veio para ficar do bolsonarismo na era pós-Bolsonaro? Confira! (YouTube)

O PSDB anunciou ontem a escolha do governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como próximo presidente do partido. Ele tomará posse no dia 2 de fevereiro. (g1)

Thomas Traumann: “O cara que se recusou a aceitar o resultado das prévias, boicotou o candidato escolhido, ameaçou ir para o PSD e não seguiu a orientação partidária de fazer campanha para Tebet será o novo presidente do PSDB.” (Twitter)

Morreu ontem, aos 96 anos, Jiang Zemin, ex-presidente chinês que pavimentou o caminho para transformar seu país numa potência econômica global. Ele sofria de leucemia e teve uma falência múltipla dos órgãos. Jiang assumiu o comando do Partido Comunista em 1993, quando a China ainda era um pária internacional devido ao massacre da Praça da Paz Celestial. Coube a ele normalizar as relações com o Ocidente, reconquistar a soberania sobre Hong Kong, obter para Pequim o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2008 e, mais importante, levar o país à Organização Mundial do Comércio. (CNN)

Radio Novelo

Rádio Novelo Apresenta

Lula tem enfrentado desafios inéditos na fase de transição para o seu governo, ainda que este seja o seu terceiro mandato como presidente. Um deles é a ameaça de insubordinação das Forças Armadas e militares, que despertam preocupação com a segurança do petista até a posse — e depois disso. Os ânimos do Brasil em meio a atos antidemocráticos deixaram a difícil tarefa de prezar pela segurança do presidente eleito ainda mais complicada. Mas houve tempos mais simples, onde o maior medo dos seguranças presidenciais não eram manifestantes de extrema direita, mas sim um sujeito que tinha um sonho: beijar o presidente. O episódio dessa semana do Rádio Novelo Apresenta conta a história do “Beijoqueiro”, uma figura que aterrorizou personalidades públicas país afora nos anos 1980 e 90.

Neste episódio, você também vai ouvir a história de um símbolo do Nordeste que pode estar com os dias contados.

Ouça o podcast Rádio Novelo Apresenta no site, YouTube e em todas as plataformas de streaming.

Viver

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que houve uma queda de 11% no total da área desmatada na Amazônia entre agosto de 2021 e julho deste ano. Foram 11.568 km² de áreas verdes devastadas no período, equivalente ao tamanho do Qatar, país-sede da Copa do Mundo. Entre agosto de 2020 e julho de 2021, foram destruídos 13.038 km². Apesar do resultado positivo, o desmatamento atingiu a maior alta percentual em um mandato presidencial. Segundo o Observatório do Clima, houve um aumento de 59,5% do índice no governo Bolsonaro, comparado aos últimos quatro anos das gestões Dilma e Temer. (g1)

PUBLICIDADE

Um estudo com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 aponta que apenas 5% dos estudantes da rede pública terminaram o ensino médio com aprendizado adequado de matemática. A situação piorou com o fechamento das escolas, por causa da pandemia de covid. Para efeito de comparação, em 2019, o índice era de 7%. No total, 57% dos alunos prestes a se formar no ano passado tinham conhecimento insuficiente na disciplina e outros 38% sabiam apenas o básico. (g1)

Em nova rodada de definição para as oitavas de final da Copa do Mundo, a Argentina venceu a Polônia por 2 a 0 e vai enfrentar a Austrália, que derrotou a Dinamarca por 1 a 0 e volta a disputar a fase eliminatória após 16 anos. Mesmo com a derrota, a Polônia também se classificou com os argentinos, deixando de fora o México, que bateu a Arábia Saudita por 2 a 1, última colocada de sua chave. Foi o que também ocorreu com a Tunísia, que se despede da Copa mesmo tendo vencido a França por 1 a 0, já classificada para a próxima fase. (Estadão)

O rei Pelé foi internado novamente no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após apresentar um quadro de inchaço generalizado e insuficiência cardíaca descompensada na terça-feira, segundo apurou a ESPN. Os filhos do ex-jogador acalmaram os fãs, dizendo que a internação ocorreu apenas para exames de rotina, realizados desde que Pelé descobriu um câncer no cólon, em setembro do ano passado. (ESPN e UOL)

Panelinha no Meio. Jogo da Copa na hora do almoço exige uma receita prática e que alimente um batalhão. Entra em campo o pernil desfiado com pimentão e páprica na pressão. Pode ser feito de véspera, basta aquecer na hora, e dá uma goleada como recheio de sanduíche.

Cultura

As principais estreias nos cinemas hoje exigem um certo estômago. Até os Ossos (trailer) traz Timothée Chalamet e Taylor Russell como um casal com passados sangrentos tentando sobreviver nos EUA dos anos 1980. Já Plano A (trailer) conta a história real de um grupo de judeus que planejou vingar o Holocausto envenenando toda uma cidade alemã. E como o clima é de Natal, Noite Infeliz (trailer) faz Papai Noel — o próprio, mas beberrão e muito bom de briga — salvar uma família mantida refém numa mansão. Os presentes podem ficar um tantinho sujos de sangue, mas tudo bem.

Confira a programação completa dos cinemas na sua cidade. (AdoroCinema)

Fim de ano, hora de o Spotify nos dizer o que mais ouvimos ao longo de 2022. Cada um tem sua lista, mas no ranking brasileiro, só deu sertanejo. Marília Mendonça, que morreu num acidente aéreo no ano passado, foi a artista mais tocada, repetindo postumamente os feitos de 2019 e 2020. A música que mais se ouviu por aqui foi a versão ao vivo de Mal Feito, da dupla Hugo e Guilherme com a participação de Marília. No ranking global, Bad Bunny foi o artista mais ouvido, enquanto a canção primeira colocada foi As It Was, de Harry Styles. (UOL)

Morreu ontem, aos 79 anos, a cantora, compositora e tecladista britânica Christine McVie, famosa por sua longa carreira no grupo Fleetwood Mac. Ela entrou para a banda em 1971, ao se casar com o baixista John McVie, e participou da repaginação do conjunto, que migrou do blues rock para o pop rock. Foi autora de alguns dos maiores sucessos do Fleetwood Mac, como Say You Love Me e Little Lies. Mesmo separada de John desde 1976, permaneceu na banda até 1998, retornando em 2014. A causa da morte não foi divulgada, mas a família informou que Christine morreu em paz, após uma curta enfermidade. (Guardian)

Começa hoje e vai até domingo em São Paulo a CCXP, o mais importante evento de cultura geek do país, após um hiato de dois anos devido à covid-19. Entre os destaques estão as presenças de Keannu Reeves (John Wick), Zoë Saldana (Avatar), Jenna Ortega (Wandinha) e a dupla Pedro Pascal e Bella Ramsey, que não chegaram a contracenar em Game of Thrones, mas estrelam a série The Last of Us (trailer), baseada no célebre jogo homônimo. (Omelete)

Cotidiano Digital

Depois da premiação da Apple com os melhores aplicativos para iPhone, o Google divulgou os vencedores do prêmio Google Play Best de 2022. A competição destaca os principais aplicativos e jogos distribuídos na Play Store para os usuários de Android. O Google elegeu o aplicativo gerador de arte por Inteligência Artificial (IA) Dream by WOMBO como o melhor de 2022 nos EUA, enquanto os usuários escolheram a rede social BeReal como sua favorita. No Brasil, o Giga Gloob foi eleito o melhor app deste ano. Já o streaming Discovery+ ganhou por voto popular. (Canaltech)

Previsto para ser relançado nesta terça-feira, o novo serviço de assinatura Twitter Blue foi adiado mais uma vez. A rede social optou por segurar a assinatura até que encontrem uma maneira de escapar da comissão de 30% da App Store — cobrada desde 2008. A declaração de guerra de Elon Musk contra a Apple na segunda-feira também levantou uma discussão sobre outras empresas que criticam a regra. O Spotify, por exemplo, já havia apresentado reclamações contra a dona do iPhone na Europa e a Epic Games processou a companhia em 2020. A Apple vem sendo investigada pela Comissão Europeia desde 2019 sobre violação de leis de concorrência e pode ser condenada a uma multa de até 10% de seu faturamento global. (g1)

Em uma entrevista na conferência DealBook do New York Times, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, também fez críticas à política de cobrança da Apple. Ele disse que as regras representam um conflito de interesses. No evento, Zuckerberg defendeu o investimento da Meta no metaverso, mas ressaltou que a empresa ainda está focada nas mídias sociais. (New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.