Múcio busca conciliação entre Lula e militares

O ministro da Defesa, José Múcio, está atuando para estabilizar a relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica depois dos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Múcio busca agendar uma nova reunião entre o presidente e os comandantes até sexta-feira, antes de Lula viajar para a Argentina, no domingo. No dia seguinte aos ataques, houve um primeiro encontro e Lula demonstrou sua indignação com a inação das forças na Praça dos Três Poderes. Em café com jornalistas na semana passada, o presidente ainda declarou ter perdido a confiança em uma parcela dos militares. Ontem, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, almoçou com Múcio e os comandantes. “A ideia [da reunião com Lula] é discutir com a Defesa e as Forças Armadas para modernizá-las”, disse Costa. (Globo)

O Ministério da Justiça tem, desde o início de dezembro, um dossiê com fotos e informações de militares que se associaram ao golpismo, revela Lauro Jardim. Trata-se de uma lista de coronéis e majores da ativa que deram guarida aos golpistas no acampamento de Brasília. As fotos foram feitas pela inteligência da Polícia Federal, que acompanhava os atos golpistas desde o início da transição do governo. (Globo)

Enquanto isso, o governo federal exonerou 43 militares entre cabos, sargentos, soldados, um tenente e um coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, todos com funções de cuidar do Palácio da Alvorada e de outras residências oficiais da presidência, incluindo a Granja do Torto. O dispensado de mais alta patente foi o coronel da PM do DF Marcelo de Oliveira Ramos, mas a lista inclui pessoal da Marinha, Exército e Aeronáutica. A proteção de Lula durante a campanha eleitoral foi feita por agentes da Polícia Federal e, já na Presidência, optou por seguir com a PF em vez de nomear militares vinculados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). (Estadão)

Ainda no GSI, o comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda, enviou a Lula sugestões de novos indicados aos postos de secretário-executivo do GSI e de secretário de Segurança e Coordenação Presidencial. O general Ricardo José Nigri, chefe da área de Missões de Paz e Aviação do Exército, é o recomendado para ser o número dois da pasta. O general Marcius Cardoso Netto, atualmente na assessoria de gestão do Departamento de Pessoal do Exército, é o nome escolhido para a segurança palaciana e da família de Lula. (CNN)

Mas Lula resiste a autorizar que o GSI volte a cuidar de sua segurança pessoal. Ele tem pedido alternativas para substituir os militares e Rui Costa diz que o governo estuda possibilidades com base em modelos de segurança institucional de outros países. (UOL)

As Forças Armadas são confiáveis? Alexandre de Moraes tem pesado a mão em suas decisões ou pegou leve? Como desarmar a bomba (por vezes literal) do radicalismo bolsonarista? Ninguém melhor para responder essas perguntas que Flávio Dino, ministro da Justiça e entrevistado de hoje do Conversas com o Meio que vai ao ar às 11h15. (YouTube)

PUBLICIDADE

Alan Diego Rodrigues, um dos três acusados de planejar e tentar executar um atentado a bomba no Aeroporto de Brasília, entregou-se à Polícia Civil em Comodoro, no Mato Grosso. O atentado foi dia 24 de dezembro e Rodrigues estava foragido desde o dia 29, quando a operação Nero foi deflagrada. A investigação da PF aponta que Rodrigues também participou de atos golpistas nas ruas de Brasília no dia 12 de dezembro. Ainda há um acusado do atentado à bomba foragido. (Folha)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu um prazo de 10 dias ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para a entrega de um relatório parcial das provas já coletadas em relação aos atos golpistas do dia 8. Moraes também determinou que o relatório identifique possíveis investigados com foro privilegiado, como deputados federais. Em outra frente, o ministro enviou ofício ao interventor na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, pedindo esclarecimentos sobre a conduta dos agentes de segurança no dia dos ataques. Ainda foram mandados ofícios a Flávio Dino questionando sobre a possível apuração de crimes contra o presidente Lula. Dino, por ser o ministro da Justiça, é o responsável por requerer qualquer tipo de investigação de crimes praticados contra o presidente. (Globo)

A presidente do STF, Rosa Weber, suspendeu provisoriamente o trecho do decreto de indulto de Natal, concedido por Bolsonaro, que beneficiaria os policiais militares condenados pelo massacre do Carandiru. O decreto perdoava agentes públicos de segurança condenados por ato praticado há 30 anos — policiais do Carandiru se encaixavam nessa descrição. Os atos hoje são considerados hediondos, mas na época não eram. (g1)

Os gastos da Presidência com cartão corporativo durante a gestão de Bolsonaro foram quase o triplo do que os divulgados na semana passada. Há uma discrepância entre as planilhas, que mostram gastos de R$ 27,6 milhões entre 2019 e 2022,  e o Portal da Transparência do governo federal, em que essa quantia passa de R$ 75 milhões no período. De acordo com o jornalista Luiz Fernando Toledo, cofundador da agência Fiquem Sabendo, que entrou com o pedido de acesso a informação que resultou na publicação, os dados divulgados não são discriminados. Não está claro se o consumo foi apenas do presidente ou se englobam outros órgãos e as notas fiscais não foram divulgadas. (UOL)
 

“Começou o BBB”

Marcelo Martinez

MEIO_mm_18jan_2000px

Viver

O governo federal anunciou a saída do Consenso de Genebra, iniciativa criada em 2020 por chefes de Estado conservadores, como Donald Trump e Jair Bolsonaro, contrários ao aborto. Em nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores, Saúde, Mulheres e Direitos Humanos e Cidadania, o governo diz que o rompimento ocorre porque a iniciativa do grupo “contém entendimento limitativo dos direitos sexuais e reprodutivos e do conceito de família e pode comprometer a plena implementação da lei nacional sobre a matéria”. (Folha)

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, informou que o Brasil está voltando a receber investimentos filantrópicos internacionais para preservar a Amazônia. A ambientalista está desde domingo no Fórum Econômico Mundial, em Davos, conversando com autoridades e investidores para atrair recursos financeiros ao país. Ela anunciou que o Fundo Amazônia receberá aportes das fundações Earth Alliance, do ator Leonardo Di Caprio, e da Bezos Earth Fund, criada pelo dono da varejista Amazon, Jeff Bezos. (Valor)

A ativista ambiental Greta Thunberg foi presa durante um protesto contra a demolição de uma vila próxima à cidade de Luetzerath, na Alemanha, que será substituída por uma mina de carvão mineral. A construção deverá atender à demanda energética do país afetado pelo desabastecimento de gás com a guerra na Ucrânia. Greta chegou a ser carregada por policiais até um ônibus, mas foi liberada após passar por um procedimento de identificação. (g1)

Cultura

A organização do festival Rock The Mountain anunciou uma edição de quatro dias apenas com artistas mulheres. Os shows vão rolar nos dias 04, 05, 11 e 12 de novembro em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Com mais da metade dos ingressos vendidos até o final do ano passado, o festival terá nomes como Maria Bethânia, IZA e Pitty já foram confirmados, assim como as artistas trans Jup do Bairro, Majur e Bixarte. O João Rock também anunciou novidades para comemorar seus 20 anos de música no dia 3 de junho em Ribeirão Preto: terá uma área maior, de até 20 mil metros quadrados, e ganhará mais um palco. (Rolling Stone)

PUBLICIDADE

A rainha do pop Madonna anunciou que fará a maior turnê de sua carreira. Comemorando 40 anos do lançamento de seu primeiro disco Madonna, de 1983, Madonna: The Celebration Tour deve passar por Canadá, Estados Unidos e países europeus entre os dias 15 de julho e 1º de dezembro, desfilando hits como Like a Virgin, Papa Don’t Preach, Like a Prayer e La Isla Bonita. Não há previsão de passagem da turnê pelo Brasil. (Estadão)

Após duas semanas internado, o ator Jeremy Renner disse que saiu do hospital e já está em casa com a família. O intérprete do Gavião Arqueiro sofreu um acidente no Ano Novo, ao ser atropelado enquanto retirava neve próxima à sua residência, em Nevada, Estados Unidos. Ele sofreu lesões ortopédicas e no tórax, que o levaram a duas cirurgias. (CNN Brasil)

Para ler com calma. Não foi apenas a série 1899, da Netflix. A constância com que novos programas têm sido cancelados faz com que uma parte do público espere todas as temporadas serem lançadas para não correr o risco de se frustrar com uma história sem conclusão. Com as políticas de cancelamento da plataforma, que recomenda que os espectadores vejam os episódios o mais rápido possível, os títulos do catálogo entram em um círculo vicioso de estreias e cancelamentos. (Forbes)

Cotidiano Digital

A Microsoft anunciou que o Azure OpenAI Service, serviço de computação em nuvem com ferramentas de inteligência artificial, está disponível para todos e o robô conversador ChatGPT será integrado a ele “em breve”. Lançado em 2021 na versão beta para ser testado por algumas empresas, o serviço, na versão paga, permite acesso a ferramentas da OpenAI para aumentar a produtividade de seus usuários. Ainda não foi informado como e quando o ChatGPT será incluído no pacote. (g1)

Mais IA... Lançamento de 15 novos servidores Dell PowerEdge acelerados pela NVIDIA aproveitam o pacote completo de inteligência artificial da empresa, que oferece aos clientes a base necessária para uma ampla variedade de aplicações, como reconhecimento de fala, cibersegurança, sistemas de recomendação e um número crescente de serviços inovadores baseados em linguagem. (Olhar Digital)

Em Davos, titãs do mundo corporativo presentes no Fórum Econômico Mundial não param de conversar sobre inteligência artificial generativa, mais especificamente o ChatGPT. A ferramenta, ao ser apresentada a grande quantidade de dados, aprende sobre o assunto e passa a responder ao usuário. (Época Negócios)

A Apple anunciou o novo Mac mini em duas versões: com o chips M2 e M2 Pro, que prometem aumentar o poder de processamento e adotar maior eficiência no gasto de energia. O produto já está com pré-venda no Brasil, mas ainda sem data de entrega, por preços entre R$ 7,5 mil e R$ 15,8 mil. (TecMundo)

A PagSeguro anunciou uma redução de 7% no quadro de colaboradores da empresa, cerca de 500 pessoas. Em nota, a fintech brasileira revelou que os cortes seguem uma “tendência global” e fazem parte de “alguns ajustes em sua estrutura”. (TecMundo)

E a Microsoft está se preparando para anunciar cortes de empregos hoje. A SkyNews relata que a redução pode chegar a 5% da força de trabalho, ou 10 mil vagas. (The Verge)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.