Ianomâmis: ‘Só se compara à África Subsaariana’

Mais de mil indígenas foram resgatados em estado grave por equipes de saúde na terra ianomâmi em Roraima nos últimos dias, afirmou o secretário de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba. Segundo ele, essas pessoas sofrem principalmente com malária e desnutrição grave. Os resgatados estão sendo encaminhados ao posto de Surucucu, unidade de referência na região, e os casos mais sérios são levados para o Hospital de Boa Vista, em Roraima. Tapeba ainda relatou ter visto garimpeiros armados no território, enquanto participava dos resgates, que só teria sido possível graças ao apoio de segurança da Força Aérea Brasileira. (g1)

Para ler com calma. Pelo menos 1.556 crianças ianomâmi têm déficit de peso, conta Rubens Valente. Representam quase um terço das crianças ianomâmi. Para o médico Paulo César Basta, doutor em Saúde Pública, os números só são comparáveis “aos dados de crianças da África subsaariana”. (Agência Pública)

Foi uma calamidade anunciada. O procurador da República em Roraima Alisson Marugal, que tem denunciado a situação na comunidade ianomâmi desde 2017, disse que as operações coordenadas no governo de Jair Bolsonaro foram feitas para não funcionar. Segundo ele, houve falta de empenho da Funai e de outros órgãos que deveriam combater o garimpo na terra ianomâmi para realizar ações de saúde com a população indígena. Em 2020, o Ministério Público Federal (MPF) havia alertado o governo sobre a escassez de alimentos no grupo indígena em Roraima e pedia a compra de produtos para a comunidade. Mais de um ano e três meses depois, a Sesai não havia atendido. O líder indígena Junior Hekurari, presidente do conselho distrital de saúde indígena ianomâmi disse à GloboNews que enviou mais de 60 pedidos de auxílio ao governo Bolsonaro. Todos ignorados. A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) também havia classificado a situação como “extremamente grave”, principalmente pela questão do garimpo ilegal e da saúde dos povos originários. Em resposta, o governo minimizou a situação, dizendo que as medidas apontadas pela Corte estavam sendo cumpridas. (Estadão, g1 e CNN Brasil)

Em conversa com seus apoiadores em Orlando, nos Estados Unidos, Bolsonaro disse que, durante uma viagem que fez a São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, em 2021, teria perguntado aos ianomâmis da região o que eles queriam, e a resposta, segundo ele, teria sido “internet”. (Folha)

PUBLICIDADE

A Justiça Federal de Minas Gerais atendeu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra a Vale, a Tüv Süd e mais 16 pessoas pelas 270 mortes em Brumadinho, após o rompimento da barragem da mineradora na mina Córrego do Feijão, em 2019.
Com a decisão, elas passam ao banco dos réus novamente, após serem denunciadas pela Justiça estadual. A ação foi transferida após novo entendimento de que a área atingida estava sob proteção federal. Os 16 executivos, réus na ação, foram denunciados por homicídio qualificado multiplicado por 270, e as duas empresas devem responder por crimes contra fauna, flora e poluição. (Folha)

Um estudo realizado por sismólogos da Universidade de Pequim e publicado pela revista Nature Geoscience mostrou que o núcleo da Terra parou de girar mais rápido do que o próprio planeta, causando surpresa nos próprios pesquisadores, que estudam esse fenômeno desde 1995. O núcleo deve ter passado a acompanhar o movimento natural do globo em algum momento das últimas décadas, possivelmente em 2009. A nova velocidade pode afetar os campos gravitacionais e magnéticos, podendo alterar a duração média de um dia completo da Terra em algumas frações de segundo, além do nível dos mares e da temperatura global. (g1)

Nossas riquezas

Spacca

garimpo 1080

Política

Um dos pontos de tensão entre os governo federal e os militares foi desfeito ontem. O novo comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, decidiu barrar a nomeação do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid para a chefia do 1º Batalhão de Ações e Comandos, uma unidade de elite sediada em Goiânia, prevista para março. Cid foi ajudante de ordens e responsável por movimentações financeiras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que tornou alvo de uma investigação em andamento no STF. Numa reunião, Paiva convenceu o tenente-coronel que assumir esse comando agora seria politicamente desfavorável para o Exército. A recusa em sustar a designação de Cid foi um dos motivos da exoneração pelo presidente Lula do ex-comandante Júlio Cesar Arruda. (Globo)

Quem está mudando de posto é o tenente-coronel Jorge Paulo Fernandes da Hora, comandante do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), que apareceu em vídeos discutindo com PMs durante a invasão terrorista ao Palácio do Planalto no dia 8. Hora responde a um inquérito policial-militar (IPM), acusado de ter tentado impedir a prisão dos invasores. Ele será realocado para cargo no Estado-Maior do Comando Militar do Planalto. (Estadão)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o discurso na 7ª cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, para agradecer aos governos da região pelo apoio diante da intentona bolsonarista do dia 8 de janeiro. “Quero aqui aproveitar para agradecer a todos que se perfilaram em repúdio aos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília. É importante ressaltar que somos uma região pacífica, que repudia o extremismo, o terrorismo e a violência política”, disse o presidente. (Metrópoles)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem ter identificado 11 ataques a torres de transmissão entre os dias 8 e 21 deste mês. Foram quatro incidentes no Paraná, três em Rondônia e em São Paulo e um no Mato Grosso. Quatro das torres, as três em RD e uma no PR, chegaram a ser derrubadas. Segundo a agência, esses ataquem já vinham acontecendo, mas se intensificaram após os atos terroristas do dia 8 em Brasília. (CNN Brasil)

Enquanto isso... O governo federal decidiu não prorrogar a intervenção na área de segurança do DF, que termina no dia 31. Segundo Vera Magalhães, a missão de retomar o controle das polícias estará concluída com a entrega hoje pelo interventor Ricardo Cappelli de um relatório sobre a tentativa de golpe e a nomeação de um secretário de segurança escolhido de comum acordo com a governadora interina Celina Leão. (Globo)

O PL, partido de Jair Bolsonaro, acusa o ex-ministro da Justiça e senador eleito Sérgio Moro (UB-PR) de ter usado caixa 2 em sua campanha no ano passado, conta Rogério Gentile. De acordo com a legenda, o ex-juiz da Lava-Jato cometeu abuso de poder econômico ao fazer pré-campanha como candidato à presidência pelo Podemos antes de mudar de partido para disputar o Senado. Moro teria gastado, incluindo a pré-campanha, R$ 6,7 milhões, R$ 2,3 milhões a mais que o teto da eleição a senador. O PL quer a cassação de Moro e uma nova eleição no Paraná. Em nota, o ex-ministro chamou a ação de “desespero de perdedores”. (UOL)

No Meio Político de hoje, que chega a partir das 11h para assinantes Premium, Rogério Arantes, cientista político da USP, examina como atores políticos como o ministro do STF Alexandre de Moraes foram chamados a defender a democracia, sob grave ameaça. Aos poucos, diz ele, as instituições vão retomando sua atuação nos padrões constitucionais. Autor de Judiciário e Política no Brasil, Arantes aponta ainda um caminho para o Ministério Público voltar a exercer funções menos associadas à mera criminalização de políticos. Assine!

Cultura

A protagonista é uma mulher asiática de 60 anos, a trama complexa gira em torno de universos paralelos e o próprio título é imenso. Apesar disso (ou por isso), Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (trailer) lidera a lista do Oscar 2023 com 11 indicações, incluindo melhores filme, direção, atriz (Michelle Yeoh), ator coadjuvante (Ke Huy Quan), atriz coadjuvante (Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis) e roteiro. Nada de Novo no Front (trailer) e Os Banshees de Inisherin (trailer) vêm em seguida, com nove indicações cada. O Brasil está fora da disputa, mas a América Latina está bem representada com Argentina, 1985 (trailer) concorrendo a melhor filme em língua estrangeira. (g1)

Confira a lista completa de indicados. (Variety)

Boa parte das produções que concorrem ao Oscar, ao menos nas principais categorias, já está disponível no Brasil. Veja como e onde assistir aos filmes. (GShow)

O Meio errou. Na nota do prêmio Framboesa de Ouro, publicamos o link do filme Pinóquio de Guillermo Del Toro, quando o correto era da versão dirigida por Robert Zemeckis (trailer).

PUBLICIDADE

O vocalista americano Brendon Urie anunciou nesta terça-feira a dissolução do Panic! at the Disco (Spotify) após 19 anos de carreira. Um dos motivos é a intenção do cantor de se dedicar integralmente à primeira filha, que está para nascer. “Tornar-me o pai enquanto assisto minha esposa se tornar uma mãe é muito empolgante. Estou ansioso por esta aventura”, disse Urie. Fundado em Las Vegas em 2004 como um quarteto, o grupo estourou com o primeiro single, I Write Sins Not Tragedies (Spotify). Ao longo dos anos, brigas internas fizeram com que os demais integrantes originais partissem, e o Panic! at the Disco tornou-se em 2016 um projeto solo de Urie. Apesar do anúncio, as apresentações da turnê Europeia, prevista para terminar em março, no Reino Unido, estão mantidas. (Rolling Stone)

Para ler com calma. George Martin, Quincy Jones, Martin Birch… Não são raros os produtores que dão alma e coesão a artistas, discos e estilos. No Brasil, um bom exemplo é Manoel Barenbein, hoje com 80 anos, responsável de pela produção de virtualmente todos os clássicos da Tropicália, incluindo o disco-manifesto que deu nome ao movimento, e de outras obras primas, como Roda-Viva, de Chico Buarque – sim, a música é de Chico. Essa é a história que o jornalista Renato Vieira conta em O Produtor da Tropicália - Manoel Barenbein e os Álbuns de um Movimento Revolucionário. Obrigatório para quem ama MPB. (Estadão)

Cotidiano Digital

O ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial, foi aprovado em uma prova de MBA, na Pensilvânia. Segundo o professor, a ferramenta foi incrível nas respostas mais simples e teve mais dificuldade em questões mais complexas. (Época Negócios)

Aqui no Brasil, a ferramenta foi testada com perguntas do ENEM e acertou todas as respostas. (Olhar Digital)

Para todos. O relatório do 'National AI Research Resource' recomenda organização de pesquisa multibilionária para ampliar o acesso de pesquisadores norte-americanos ao mundo da inteligência artificial, democratizando a tecnologia para benefício de todos. (TechCrunch)

O Departamento de Justiça dos EUA está processando o Google sob acusação de monopólio da empresa no mercado de publicidade digital, alegando que a empresa fez diversas aquisições que ajudaram a eliminar ou neutralizar os seus concorrentes. (TecMundo)

E o Twitter está sendo acusado de não pagar o aluguel em Londres, situação que já vem acontecendo nos EUA. O local não tem mais o logotipo do Twitter, mas um funcionário garantiu que ainda frequenta as instalações. (g1)

E ainda sobre o Twitter... Após a rede ter vetado os aplicativos terceirizados, a Tapbots, desenvolvedora do Tweetbot, lançou na App Store o ‘Ivory’, seu cliente alternativo para a rede social Mastodon. (MacMagazine)

A Intel é outra empresa de tecnologia com demissões encaminhadas para mais de 500 funcionários. E a expectativa é que seja apenas o começo. (TecMundo)

Investidor bilionário quer que a Alphabet, dona do Google e do YouTube, demita 20% de sua força de trabalho (cerca de 35 mil pessoas) e reduza altos salários. Semana passada, a empresa já tinha anunciado corte de 12 mil funcionários, que, nas redes, relataram surpresa. (Núcleo Jor e Época Negócios)

O TikTok notificou que quem não morar perto do local de trabalho pode até ser demitido. A medida é vista como mais um esforço para trazer funcionários de volta aos escritórios. (Estadão)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.