Lula mantém carga de ataque ao Banco Central

Ao que tudo indica, os esforços e pressões para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva baixe o tom das críticas que tem feito ao patamar dos juros e à atuação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, não fizeram efeito. Ontem, em café da manhã com jornalistas — do qual participou a repórter especial do Meio Luciana Lima —, o presidente condicionou a retomada do crescimento à redução da Selic. “Não é possível que esse país volte a crescer com a taxa de juros de 13,75%. Nós não temos inflação de demanda”, disse. Lula lembrou que, com a independência do BC, cabe ao Senado fiscalizar a atuação de Campos Neto. “Naquele tempo [seus dois mandatos anteriores], era fácil jogar no colo do presidente da República. Agora, não. Agora a culpa é do Banco Central porque o presidente não pode trocar. O Senado é que pode demitir ou não.” (Meio)

O presidente voltou ainda suas baterias para outro alvo preferencial, o mercado financeiro, o qual acusa de insensibilidade diante dos problemas sociais do país. “Quando eu falo de responsabilidade fiscal, eu estou chamando a responsabilidade do mercado para que eles compreendam que esse país não pode continuar com as pessoas passando fome”, afirmou. Ele voltou mencionar a crise nas Lojas Americanas, acusando o setor financeiro de “não ficar nervoso” diante dessa situação, mas se alarmar com a possibilidade de aumento do salário-mínimo. (Meio)

Campos Neto respondeu às declarações de Lula afirmando que, quanto mais independente a autoridade monetária, mais eficaz. “A principal razão da autonomia do BC é desconectar o ciclo da política monetária do ciclo político, porque eles têm planos e interesses diferentes. E quanto mais independente você for, mais eficaz você é e menos o país pagará em termos de custo de ineficiência na política monetária”, afirmou. (g1)

Mesmo endossando as críticas de Lula aos juros altos, senadores dizem não haver clima no Legislativo para destituir o presidente do BC. “Creio que o Senado não embarcaria nessa hostilidade por uma razão muito simples: o presidente Lula é um homem de diálogo e jamais requisitará esse gesto à sua coalizão”, disse o próprio líder do PT na Casa, Fabiano Contarato (ES). (Globo)

PUBLICIDADE

O café da manhã de Lula com jornalistas também teve, claro, política. Indagado sobre a presença de uma base bolsonarista no Congresso e do ex-ministro Sérgio Moro (UB-PR), Lula previu que eles devem ficar isolados porque, “com o comportamento que tiveram, é muito difícil as pessoas confiarem”. Mas negou ter preocupações em relação a esse grupo. “Seria um papel muito pequeno do presidente da República, que está com a responsabilidade de governar o Brasil, ficar preocupado com o voto de um senador ou de um deputado federal”, disse. (Meio)

Eleições do Congresso encerradas, blocos partidários montados, interesses reacomodados. Agora dá para entender com que cara realmente ficou o Legislativo brasileiro nesse 2023 — e ele talvez seja menos extremista do que se temia. Quem analisa esse cenário no Meio Político desta quarta-feira é a cientista política Lara Mesquita, professora na Escola de Economia de São Paulo da FGV. O Meio Político é exclusivo para assinantes premium. Assine!

Após a Comissão de Ética Pública (CEP) da presidência ter autorizado que ex-ministros do governo Bolsonaro a trabalharem imediatamente em empresas privadas ligadas às áreas em que atuavam, o presidente Lula exonerou três integrantes do órgão. Embora eles tenham mandato de três anos, o chefe do Executivo tem a prerrogativa de destitui-los. Todos os três, assim como os cinco que permaneceram, foram nomeados por Bolsonaro. Lula substituiu o trio pelos juristas Bruno Espiñera, Manoel Caetano Ferreira Filho e Kenarik Boujikian. Não foi informado se o presidente fará novas alterações no colegiado. (Poder360)

A Polícia Federal prendeu ontem quatro PMs do Distrito Federal por suspeita de colaboração ou omissão nos atentados de 8 de janeiro. Entre eles estão o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que chefiava o Departamento Operacional da PMDF, e o major Flávio Silvestre de Alencar, envolvido na ação que “liberou” o acesso dos golpistas ao prédio do Supremo. (g1)

Esquece esse negócio de futebol

Marcelo Martinez
MEIO_mm_08fev_560px (1)

Viver

A Polícia Federal confirmou ontem que um ianomâmi morreu e outro ficou ferido num suposto ataque de garimpeiros que agem ilegalmente na terra indígena. O ferido foi levado em estado grave a um hospital em Boa Vista, na capital do estado. A PF foi ao território investigar uma denúncia de que três jovens ianomâmis tinham sido assassinados pelos invasores. O terceiro indígena não foi encontrado por ter sido levado do local por outros integrantes da etnia. (Folha)

Sem receber insumos para continuar com o garimpo ilegal, como combustíveis e alimentação, os invasores que continuam na reserva indígena estão pegando os alimentos doados aos povos ianomâmis, afirma a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Lúcia Alberta Andrade. Ela conta que os garimpeiros chegam a usar a violência para conseguirem os mantimentos. (g1)

Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena relataram em dezembro do ano passado que não havia profissionais suficientes para lidar com a desnutrição nas terras ianomâmi, segundo documento obtido pela CNN Brasil. Para agilizar a resposta do governo federal à crise humanitária, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que haverá uma intervenção federal no distrito onde está aquele povo, devendo contar ainda com um interventor na Funai. Ela também teme que garimpeiros contaminados possam espalhar malária, DSTs e outras doenças em Boa Vista (RR), ao saírem da região atual. (CNN Brasil e g1)

Um levantamento do MapBiomas mostra que o território ianomâmi tem 75 pistas de pouso, a maior quantidade encontrada entre as terras indígenas da Amazônia. Destas, 33,7% estão a 5 km de algum garimpo ilegal dentro da área protegida. Ao todo, são 2.869 pistas dentro da Amazônia, mais do que o dobro registradas na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo 804 delas em unidades de conservação e terras indígenas. (Metrópoles)

Para que os garimpeiros saiam voluntariamente do território indígena, em Roraima, a Força Aérea Brasileira (FAB) criou três corredores aéreos com cerca de 11 km para voos privados na região durante uma semana. Os aviões não poderão sair desse limite. Segundo a FAB, a medida visa garantir uma saída ordenada dos invasores. Um decreto do presidente Lula, na semana passada, determinou o controle do espaço aéreo nas terras ianomâmis pela Aeronáutica. (g1)

Passa dos 7,8 mil o número de mortos nos terremotos que atingiram a Turquia e a Síria nesta segunda-feira. Foram 5,9 mil óbitos confirmados na Turquia e outros 1,9 em território sírio. As pessoas afetadas se desesperam com a falta de ajuda para o resgate de familiares nos escombros. Uma foto que circulou o mundo foi a de um pai que segura a mão da filha morta de 15 anos, presa entre duas placas de concreto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que cerca de 23 milhões de pessoas podem ser afetadas pela catástrofe gerada com o abalo. (g1 e CNN Brasil)

Com a destruição da infraestrutura dos países afetados pelos terremotos, a ajuda humanitária tem dificuldade de chegar às regiões mais necessitadas. Segundo informações do governo turco, o aeroporto de Hatay, um das áreas mais prejudicadas, está completamente fora de operação. Por isso, o auxílio sai da capital turca de Ancara para a cidade de Adana, que fica a cerca de 200 km de distância de seu destino final. (Valor)

Astrônomos descobriram 12 novas luas ao redor de Júpiter e o planeta passa a ter o maior número de satélites naturais do Sistema Solar, com 92 no total, à frente de Saturno, com 83. Os novos satélites foram descobertos entre 2021 e 2022 graças à observação de telescópios no Chile e no Havaí. As novas luas ainda não foram nomeadas pelos cientistas. (g1)

O Flamengo perdeu para o Al-Hilal da Arábia Saudita por 3 a 2 e está fora da sonhada final do Mundial de Clubes da Fifa. Veja os melhores momentos. O time agora espera o perdedor de Al Ahly e Real Madrid para a disputa do terceiro lugar. (Globo Esporte)

Cultura

Esquentou o tempo entre os ex-colegas do Pink Floyd. Polly Samson, mulher e parceira do vocalista e guitarrista David Gilmour fez um ataque virulento ao baixista e vocalista Roger Waters e foi endossada pelo marido. Em entrevista a um jornal alemão, Waters reiterou suas críticas a Israel, ao apoio do Ocidente e dos antigos companheiros de banda à Ucrânia. “Antissemita até a medula”, “defensor de Putin”, “sonegador”, “ladrão”, “invejoso” e “hipócrita” foram os adjetivos usados por Samson no Twitter, além de uma bizarra acusação de Waters usa playback nos vocais. Embora Gilmour seja o dono da marca Pink Floyd, Waters é o membro fundador e autor dos maiores sucessos do grupo. (Globo)

PUBLICIDADE

Pantanal foi a grande vencedora na premiação anual da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), divulgada ontem. Além de melhor novela, levou melhor ator, Osmar Prado, e melhor atriz, Isabel Teixeira. Ela, aliás, foi a única escolha unânime entre os cinco jurados. No cinema, o melhor filme foi Segredos de Putumayo (trailer), documentário de Aurélio Michiles. Gabriel Leone e Alice Braga, protagonistas de Eduardo e Mônica (trailer), foram escolhidos como melhores atores. Confira a lista completa de premiados. (Metrópoles)

Os assinantes da Disney+ em Hong Kong não têm mais acesso ao episódio One Angry Lisa da temporada 2022 dos Simpsons, ainda não exibida no Brasil. A censura se deveu a uma frase: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones”. O governo de Pequim não tem qualquer senso de humor diante desse tipo de crítica. (IstoÉ)

Enquanto a escritora britânica J.K. Rowling se vê às voltas com acusações de transfobia, o jogo Hogwarts Legacy (trailer), que será lançado nesta sexta, trará a primeira pessoa trans em alguma obra baseada no universo dela. Sirona Ryan possui o Três Vassouras, uma taverna citada nos livros. Rowling não teve envolvimento direto na produção do jogo, um RPG de mundo aberto que se passa antes dos eventos da saga de Harry Potter. (Rolling Stone)

Cotidiano Digital

A Microsoft anunciou, em um evento para a imprensa, nos EUA, uma nova versão do navegador Edge e do buscador Bing desenvolvidos com base no ChatGPT, inteligência artificial (IA) da OpenAI. O CEO da empresa, Satya Nadella, cita que o novo buscador tem uma função chamada “Chat” e o "Prometheus”. O novo Chat adiciona modelo conversacional com mais detalhes, como um itinerário mais detalhado de viagem. Já o novo modelo de IA analisa os resultados da web e faz um resumo. A proposta da Microsoft é “remodelar” a web e a função de pesquisa, mercado onde o Google é dominante. (TecMundo)

Então... Nesta semana a Google anunciou a Bard, sua nova plataforma de inteligência artificial que chegou para concorrer com o ChatGPT. Mas o que essa nova ferramenta traz de novo? É sobre o que conversam Pedro Doria e Cora Rónai. Confira. (YouTube)

O Dia da Internet Segura, comemorado em mais de 150 países, traz dados alarmantes sobre o Brasil. O país teve 111.929 denúncias de abuso e exploração sexual na internet em 2022 — uma média de 306 por dia. Em 2021, o número foi 9,9% menor, com 101.833 notificações. Globalmente, denúncias de xenofobia cresceram também, com aumento de 874% de 2021 para 2022. (g1)

A sua foto é em um lugar incrível, mas está acompanhado de alguém com quem você não namora mais? O app Picsart resolve ao trocar uma pessoa da foto por qualquer imagem — de objeto ou animal — que você quiser. Use a imaginação e siga compartilhando a imagem. (Tilt Uol)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.