Bolsonaristas temem efeito dominó após condenação de Jair

Efeito dominó. É o que temem parlamentares bolsonaristas após o voto do relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, a favor da inelegibilidade de Jair Bolsonaro. “Efeito dominó é a busca de um precedente. Podem usar a jurisprudência para outras pessoas, mesmo que situações não sejam da mesma dimensão. O Direito e a doutrina evoluem assim”, afirmou o senador Espiridião Amin (PP-SC), que criticou o voto pela condenação do ex-presidente. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) reclamou da fundamentação jurídica do ministro e alertou sobre “efeito dominó” contra bolsonaristas. “Estamos vendo uma tentativa de sepultar o bolsonarismo. Mas estão dando grande tiro no pé, porque Bolsonaro vai sair muito fortalecido. Em 2024, vamos ver esse resultado nas eleições municipais”, disse o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara. “Estão fazendo um carnaval com o voto do relator, que todos nós já esperávamos que vinha pela condenação”, alegou o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O julgamento será retomado hoje para a apresentação dos votos dos outros seis ministros do TSE. (Estadão e CNN Brasil)

Em depoimento ao TSE, o ex-ministro das relações Exteriores Carlos França confirmou que a reunião com embaixadores em julho passado, que pode tornar Bolsonaro inelegível, foi realizada a pedido da Presidência da República. Já o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também em depoimento ao TSE, afirmou que nunca teve acesso a qualquer informação da Polícia Federal sobre a manipulação de resultados eleitorais. Apesar disso, participou de live em 2021 com ataques às eleições. (Globo)

Carolina Brígido: “A defesa deposita em Nunes Marques e Raul Araújo a esperança de não ser derrotada por unanimidade. Os outros cinco votos já estariam contabilizados como contrários ao ex-presidente”. (UOL)

Enquanto isso... Deltan Dallagnol segue cassado. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, negou um pedido do ex-procurador da Lava-Jato para suspender a decisão unânime do TSE e recuperar seu mandato de deputado federal. (Poder360)

PUBLICIDADE

A pressão pelo Ministério da Saúde segue. A ministra Nísia Trindade sabe. Mas afirma estar segura, sem sinalização de mudança por parte de Lula. “Podem existir desejos e pressões, mas eu estou muito segura de trabalhar em prol de um projeto, de uma missão de reconstrução do SUS, e também como parte de um time que é a equipe ministerial do presidente Lula”, afirmou. (GloboNews)

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (UB-RJ), está em Portugal para o 11º Fórum Jurídico de Lisboa. E, apesar de seu cargo já ter um provável substituto, o deputado Celso Sabino (UB-PA), ela também afirmou que segue “firme” e que está “à disposição” para conversar com Lula. (Poder360)

Meio em vídeo. O MPF de São Paulo quer cassar a concessão de rádio da Jovem Pan. Eles trabalharam ativamente para criar um clima no qual um golpe de Estado seria possível. Mas chega ao ponto de caber a pena mais grave que se pode usar contra um veículo de comunicação? A pergunta é mais complicada do que parece. Veja o que pensa Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

A Rússia deteve o general Sergei Surovikin, comandante das Forças Aeroespaciais do país, que não é visto desde domingo. O objetivo, aparentemente, é interrogá-lo sobre seu envolvimento no motim dos mercenários do Grupo Wagner, liderado por Yevgeny Prigozhin, no último fim de semana. O governo ainda não comentou o caso. Na terça-feira, o New York Times publicou reportagem afirmando que Surovikin tinha conhecimento prévio do motim e estava sendo investigado. Até o momento, não havia indícios de envolvimento das Forças Armadas no que Vladimir Putin classificou de iminente guerra civil. Já o Wall Street Journal publicou que Prigozhin pretendia sequestrar o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado-Maior, Valeri Gerasimov, durante uma visita que os dois fariam a uma região de fronteira com a Ucrânia. O Serviço Federal de Segurança (FSB) descobriu o plano e Prigozhin antecipou o motim. Esse plano teria sido comunicado a Surovikin, mas não se sabe se ele transmitiu as informações ao FSB. (Folha)

Iraque em vez de Ucrânia. Joe Biden confundiu tudo e afirmou ontem que Putin está perdendo a guerra no país do Oriente Médio em vez de se referir ao vizinho da Rússia no Leste da Europa. Ao ser perguntado se o motim enfraqueceria Moscou, respondeu: “É difícil dizer realmente. Mas ele está claramente perdendo a guerra no Iraque. Ele está perdendo a guerra em casa e se tornou um pária ao redor do mundo”. (g1)

Meio em vídeo. No Conversas Com o Meio, Fernanda Magnotta, doutora em Relações Internacionais e coordenadora do curso de RI da FAAP, explica como o conflito entre o presidente Vladimir Putin e os mercenários do Grupo Wagner deixou a Rússia à beira de uma guerra civil, com suas rachaduras expostas. Como Putin sai desse embate? Como serão seus próximos passos? Cautelosos ou agressivos? E a guerra da Ucrânia pode ter seu fim antecipado por essa crise? (YouTube)

Viver

Inteligência Artificial (IA) é a grande novidade tecnológica recente, mas não para a indústria petrolífera. Há um bom tempo, empresas do setor vêm desenvolvendo sistemas baseados em aprendizado de máquina para otimizar sua produção e tornar a exploração do petróleo mais segura e rentável. A Petrobras, por exemplo, utiliza IA na escolha automática de zonas de produção, e na prevenção de danos causados pela corrosão dos equipamentos. Quer saber mais? Acesse Além da Superfície.

Apesar de o Censo 2022, divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira, apresentar um aumento de 6,5% na população brasileira em relação ao Censo 2010, passando de 190,8 milhões de pessoas para 203,1 milhões, a taxa de crescimento anual foi de 0,52%, o menor nível já registrado em 150 anos de recenseamento no país. O número de habitantes no Brasil também está abaixo dos 207,8 milhões projetados pelo próprio instituto em dezembro do ano passado. O dado é ainda mais discrepante quando comparado à estimativa de 2021, que era de 213,3 milhões. São Paulo segue sendo o estado mais populoso com 44,42 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais (20,54 milhões) e Rio de Janeiro (16,05 milhões). (Folha)

Consulte os dados sobre o Censo Demográfico 2022 da sua cidade. (g1)

O Censo 2022 também foi marcado pela recusa de um milhão de domicílios em responder o questionário do IBGE. São Paulo foi o estado que mais rejeitou a pesquisa. Só na capital, 4% das residências não quiseram receber os recenseadores. As maiores rejeições foram em cidades paulistas, como São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Praia Grande e Paulínia. Paraíba e Roraima foram os estados que mais aderiram ao Censo. (Globo)

A crise econômica iniciada no governo Dilma e a polarização política que o Brasil vive nos últimos anos estão entre as possíveis causas para a discrepância entre as expectativas do IBGE e os resultados do Censo 2022. Essa é a análise de Pedro Doria no Meio Político, exclusivamente para assinantes premium. Assine e confira.

O resultado de cinco meses de repressão ao garimpo ilegal nas terras indígenas ianomâmi, em Roraima, já pode ser visto do alto. A cor dos rios mudou, perdendo o tom marrom-barro decorrente da dragagem do fundo do cursos d’água. No segundo semestre, o Ibama vai iniciar um estudo para avaliar os níveis de mercúrio, que os garimpeiros usam para separar o ouro, e a recuperação da flora e da fauna. (Folha)

A procura por cannabis medicinal em farmácias brasileiras cresceu 201% em 2023, em relação ao ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRcann). Apesar do aumento, a importação individual continua sendo a principal forma de acesso aos produtos no país. De acordo com o anuário 2022 da Kaya Mind, 91 mil brasileiros importam os fármacos, enquanto outros 26 mil compram em farmácias. (Globo)

Panelinha no Meio. Nem só de sushi vive a gastronomia nipônica. Com o mesmo arroz curto é possível fazer um risoto japonês com cogumelos shimeji e shitake, que, por si só, já são garantia de prazer gustativo.

Cultura

Aos 81 anos, Harrison Ford faz sua quinta (e possivelmente última) aparição como o arqueólogo mais querido do mundo em Indiana Jones e a Relíquia do Destino (trailer), grande destaque das estreias nos cinemas. Passado em 1969, o longa mostra seu protagonista já quase uma relíquia em si, mas ainda pronto a proteger o mundo dos nazistas — sim, nazistas em 1969, mas tudo bem. Quem gosta mais da realidade tem o francês A Sindicalista (trailer), onde a eterna musa Isabelle Hupert vive a história real da ativista que abalou a indústria nuclear francesa.

Confira a programação completa dos cinemas na sua cidade. (AdoroCinema)

PUBLICIDADE

O empresário da cantora Madonna (Spotify) anunciou ontem o adiamento da turnê Celebration devido a problemas de saúde da artista de 64 anos. Segundo Guy Oseary, Madonna foi internada em uma UTI no fim de semana devido a uma “infecção bacteriana séria”. Embora o empresário ressalte que a expectativa é de uma “recuperação total”, todos os compromissos da cantora foram suspensos, ainda sem novas datas. (g1)

Para ler com calma. Todo o fã tem no currículo algum show que preferia esquecer, mas chama a atenção o número crescente de pessoas que relatam não se lembrarem de detalhes das apresentações que acabaram de assistir. Muitos recorrem a vídeos e fotos, enquanto outros se recordam de pontos esporádicos. Segundo o psicólogo Yuri Busin, emoções muito fortes, mesmo positivas, podem agir como “estressores emocionais”, aos quais o cérebro reage com lapsos de memória. Para o médico e professor da USP Paulo Camiz, é praticamente impossível recuperar de fato essas lembranças. (Estadão)

Pesos pesados de Hollywood, incluindo as atrizes Meryl Streep e Jennifer Lawrence, enviaram uma carta à Guilda dos Artistas de Audiovisual, o sindicato da categoria, dizendo que preferem entrar em greve a assinar um acordo ruim com a associação de produtores. Com 300 assinaturas, o documento alega que o trabalho dos atores vem sendo degradado na última década – coincidentemente, período de fortalecimento das plataformas de streaming.  (People)

Cotidiano Digital

Nesta semana, plataformas de redes sociais lançaram novas ferramentas de controle parental. O TikTok anunciou uma atualização significativa e introduziu uma nova ferramenta de filtragem de conteúdo ao recurso de controle dos pais. Além de vincular suas contas às de seus filhos para habilitar configurações de conteúdo e privacidade personalizadas, eles poderão filtrar vídeos com palavras ou hashtags indesejadas. Já a Meta, dona de Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou novos recursos de controle parental no Messenger, para ajudar os pais a supervisionar as ações dos adolescentes no mensageiro. Com isso, os pais podem ver as configurações de privacidade e receber notificações em caso de alterações. (Tecmundo)

E agora é possível ver as atividades compartilhadas com amigos no Instagram. A novidade, que já existia no Facebook, permite ver a data em que um começou a seguir o outro. Na mesma página, há opções para ler comentários feitos por cada um nos posts do amigo, marcações e curtidas. A tela ainda mostra que um segue o outro, um botão para enviar mensagens e outro para ver o perfil. (Tecmundo)

Aconteceu ontem o terceiro dia de audiências em um tribunal dos EUA sobre o acordo de compra da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 68,7 bilhões. O negócio tem enfrentado resistência do governo americano devido ao temor de que a Microsoft possa tornar os jogos da Blizzard, especialmente o Call of Duty, exclusivos para o seu console Xbox ou limitar de alguma forma sua distribuição. O presidente da Activision Blizzard, Bobby Kotick, tentou acalmar esses receios, dizendo ser vital a oferta do jogo em várias plataformas, incluindo consoles, celulares e PCs. Questionado sobre a exclusividade dos jogos do Xbox, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que adoraria “se livrar” dos jogos exclusivos para Xbox, mas culpou a Sony, que é contra o acordo de fusão, por definir o mercado e a concorrência. (The Verge e UOL)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.