Biden alerta Israel contra ocupação de Gaza

“Seria um grande erro para Israel reocupar a Faixa de Gaza.” A avaliação foi feita na noite de ontem pelo presidente dos EUA, Joe Biden, em entrevista ao programa 60 Minutes, acrescentando que o grupo terrorista Hamas “não representa todo o povo palestino”. Ele disse ainda estar conversando com os governos israelense e egípcio para a criação de corredores humanitários a fim de evacuar civis da área de conflito. Ele enfatizou, porém, que o Hamas, responsável pelo maior ataque terrorista da história de Israel, deve ser destruído. “Mas tem de haver uma Autoridade Palestina e um caminho para o Estado Palestino”, afirmou. (ABCNews)

Israel, por sua vez, negou na manhã desta segunda-feira a existência de um cessar-fogo para a  retirada de civis da Faixa de Gaza. O exército israelense informou ter lançado 6 mil bombas no território em reação aos ataques do Hamas, e a situação na região é de uma “catástrofe humanitária inédita”, de acordo com o diretor da agência da ONU para refugiados palestinos, Philippe Lazzarini. “Nem uma gota de água, nem um grão de trigo, nem um litro de combustível foi autorizado a entrar em Gaza nos últimos oito dias.” Enquanto os confrontos se intensificam ao norte, as cidades do Sul estão em colapso. O governo de Israel alertou para que hospitais no norte fossem esvaziados, ordem que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, classificou de “sentença de morte”. Corpos vêm sendo armazenados em caminhões de sorvete. Esse já é o conflito mais mortal da história de Gaza, e o pior para Israel em 50 anos. (g1)

“Esta cidade, que normalmente abriga 400 mil pessoas, cresceu para mais de um milhão durante a noite”, relata um repórter em Khan Younis. “Cada quarto, cada beco, cada rua está repleta de homens, mulheres e jovens. E não há outro lugar para ir.” (BBC)

A passagem de Gaza para o Egito “será aberta", afirmou o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, depois de um encontro com o presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi. O egípcio foi bastante crítico da ação israelense. “A reação foi além do direito à legítima defesa, transformando-se em punição coletiva para 2,3 milhões de pessoas em Gaza”, afirmou. Mas ele disse que intensificou os esforços diplomáticos para que alguma ajuda humanitária chegue à Faixa de Gaza. Enquanto isso, toneladas de suprimentos vitais, enviados como ajuda humanitária, estão se acumulando no lado egípcio da fronteira. (CNN)

Há risco de escalar. O Hezbollah, grupo terrorista libanês apoiado pelo Irã, matou uma pessoa na cidade de Shtula, no norte de Israel. Caças israelenses bombardearam o sul do Líbano e as Forças de Defesa de Israel (IDF) usaram mísseis antitanque em resposta. Os Estados Unidos e o Irã trocaram avisos sobre uma potencial escalada da guerra entre Israel e o Hamas. O chanceler Hossein Amir-abdollahian disse para a Al Jazeera que “se o escopo da guerra se expandir, danos significativos serão infligidos aos EUA”. O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou à CBS que os EUA procuraram o Irã por canais informais para alertar o país persa de que não deveria haver envolvimento na crise de Israel. (Folha)

A Embaixada do Brasil em Israel confirmou que o filho de um brasileiro que mora em Israel, o israelense Gabriel Yishay Barel, de 22 anos, foi um dos mortos no festival de música eletrônica atacado pelo Hamas em 7 de outubro. Gabriel é filho do brasileiro Jayro Varella Filho com uma israelense. Autoridades israelenses confirmaram, ainda, que Thelet Fishbein Zaaror, 18 anos, filha de brasileiros, é uma das reféns do Hamas. Ela estava no kibutz Be’eri, no Sul de Israel, com o namorado, Dor Haider, quando o grupo terrorista invadiu o local, deixando cerca de cem mortos. (Globo)

Ao menos 12 jornalistas já morreram no conflito, de acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). (Folha)

PUBLICIDADE

O empresário Daniel Noboa, representante da direita, foi eleito ontem presidente do Equador com 52% dos votos no segundo turno, derrotando a candidata da esquerda Luísa Gonzalez, que obteve 48%. Apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa, ela reconheceu a derrota e parabenizou o eleito. Ex-deputado e filho de um dos maiores empresários do país, Noboa centrou sua campanha em pautas econômicas e no combate à sonegação. Ele votou usando um colete à prova de balas, devido à onda de violência que afeta o país. (g1)

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) manifestou-se a favor de condenar Jair Bolsonaro (PL) e torná-lo inelegível por abuso de poder nas comemorações do Bicentenário da Independência. O parecer, do vice-procurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco, foi proferido ontem. Gonet afirma que Bolsonaro “preenche todos os pressupostos para a aplicação da pena de inelegibilidade” e que há provas de que o ex-presidente promoveu “desvio de finalidade no uso da estrutura da administração para obter vantagem eleitoral, elemento do tipo de abuso de poder político”. (Metrópoles)

No Rio de Janeiro, com destaque à capital e adjacências, um levantamento mostra que, nos últimos 20 anos, 43 parlamentares e candidatos foram assassinados — todos com confirmação ou indícios de participação do crime organizado. A maior parte — em geral, execuções — se deu na Baixada Fluminense, que contabiliza 31 das 43 mortes. Destas, dez foram em Magé, a recordista. Além disso, os anos eleitorais concentram as execuções: foram 29 mortes, sendo 21 em anos de eleições municipais e oito em anos de pleitos gerais. O mais famoso dos casos é o da vereadora Marielle Franco, um dos sete assassinatos ocorridos na capital desde 2003. (Globo)

 

O Pogrom de 07/10

Spacca

Mea culpa.

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, foi eleito prometendo blindagem e segurança totais ao povo israelense.
Tudo bem até sofrer um ataque sanguinário e insano do grupo terrorista Hamas.
Pareceu a mim, que a fábula dos três porquinhos seria suficientemente clara para mostrar uma situação fora do controle.
O lobo veio e derrubou a casa de alvenaria, e Bibi teve que admitir que seu plano não era tão bom.
Pequei por associar, na charge da última quarta-feira, judeus a porcos.
Falha grave!
Por isso, me desculpo por ofender, involuntariamente, judeus e demais leitores e por constranger meus colegas do Meio que tanto trabalham para um veículo íntegro e imparcial.

Orlando Pedroso

Guerra entre Israel e Palestina. As escaramuças entre os poderes Legislativo e Judiciário. O papel do exército na democracia. Inteligência Artificial.  Não existe tema espinhoso ou complicado demais que não seja tratado com clareza e precisão em nossa Edição de Sábado, exclusiva para assinantes premium. Uma newsletter especial, feita para ser lida com calma, como uma revista semanal. Tudo por apenas R$ 15 mensais. Assine o Meio Premium.

Viver

O Rio Solimões secou no trecho que cruza a Terra Indígena Porto Praia de Baixo, na região de Tefé (AM). Membros dos povos kokamas, tikunas e mayorunas afirmam que essa é a pior estiagem que já se abateu sobre a área e que estão sem condições de pescar ou levar sua produção de farinha e banana para a cidade. Há 100 famílias no território, que não é demarcado — os indígenas fazem sua própria proteção contra piratas que atuam no rio. (Folha)

O governo federal se comprometeu a enviar, entre sexta-feira e hoje, 149 brigadistas para auxiliar no combate aos incêndios florestais no Amazonas. Os 119 profissionais do Ibama, e outros 30 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão se juntar aos 140 brigadistas que já estão no local, subindo para 289 o número de agentes que tentam frear as queimadas no estado, que passa por seu pior mês de outubro, segundo dados compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até quinta-feira, foram registrados 2.770 focos de calor. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que a previsão é de que os incêndios sigam até novembro. (g1)

Um estudo publicado na revista Science Advances mostra que 68 das 162 plataformas de gelo na Antártica tiveram uma redução significativa entre 1997 e 2021, sendo que quatro dúzias delas perderam 30% de seu tamanho e outras 28 encolheram mais da metade de seu volume no período. Ao todo, cerca de 8,3 trilhões de toneladas de gelo derreteram em 25 anos. As plataformas atuam como “guardiãs”, impedindo que as geleiras maiores fluam para as águas oceânicas. Os pesquisadores temem que o degelo no continente provocado pelas mudanças climáticas aumente significativamente o volume dos oceanos nas próximas décadas. (g1)

Pesquisadores encontraram pegadas de quase 100 milhões de anos no interior de São Paulo. A descoberta indica rastros de espécies diferentes de dinossauros. As escavações ocorreram em setembro numa fazenda na cidade de General Salgado, a cerca de 500 km da capital e foram coordenadas por profissionais da Universidades Federais de São Carlos (UFSCar) e de Uberlândia (UFU), além do Museu de Zoologia da USP. A rocha onde os registros foram encontrados teve de ser quebrada em três partes de quase 100 kg cada uma. É a primeira descoberta de pegadas na Bacia Bauru, que envolve Paraná, Minas Gerais, São Paulo e partes do Mato Grosso do Sul. (Folha e Unesp)

Cultura

Sagrado e profano, passado e presente. Depois de graves problemas de saúde, Madonna, 65, finalmente abriu sua Celebration Tour, uma turnê de 78 datas ao redor do mundo que exalta seus 40 anos de carreira. Em Londres, a diva do pop subiu ao palco para uma viagem ao longo do (seu) tempo. Sem banda, as gravações originais de hits como Like a Prayer e Bad Girl embalaram a apresentação. Mesmo com uma pausa por problemas técnicos, o público foi envolvido por Madonna nas mais de duas horas de show. Alguns figurinos originais foram recriados para a ocasião, incluindo os icônicos vestidos de Like a Virgin, um dos maiores sucessos da cantora. (New York Times)

PUBLICIDADE

A Netflix divulgou, neste domingo, o primeiro trailer de Scott Pilgrim: A Série (Youtube). A produção é inspirada na graphic novel homônima, que também gerou o filme Scott Pilgrim Contra o Mundo, de 2010. Antes, havia apenas uma ideia de como seria a identidade visual da obra, mas agora é possível ver trechos da trama, uma comédia romântica em torno da vida de Scott, músico de pouco sucesso, a partir do momento em que ele se apaixona por Ramona Flowers. A série de oito episódios estreia em 17 de novembro. Criador da história, Bryan Lee O’Malley assina o roteiro, enquanto Edgar Wright, diretor do filme, está na produção executiva da série. (Olhar Digital)

O ator inglês Michael Caine vai pendurar os roteiros. Aos 90 anos, o homem que deu vida a Alfred (o bat-mordomo) na trilogia O Cavaleiro das Trevas, anunciou que vai encerrar a carreira “no auge”. “Estive em um filme em que interpretei o papel principal e recebi críticas incríveis. O que posso fazer para superar isso? Os únicos papéis que posso conseguir agora são homens de 90 anos”, declarou o ator à BBC News. Caine venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em duas ocasiões: em 1987, por Hannah e Suas Irmãs, e em 2000, por Regras da Vida. Ele já havia anunciado uma aposentadoria em 2021. Agora, garante, é de verdade. (Splash e Omelete)

Cotidiano Digital

A compra da Activision pela Microsoft por US$ 69 bilhões depois de dois anos de batalhas com os reguladores americanos foi o mais recente acordo a avançar apesar da resistência do governo, que confronta big techs em processos judiciais que argumentam que elas violaram leis antimonopólio. Autoridades do Departamento de Justiça e da Federal Trade Commision tentaram bloquear pelo menos 10 outros acordos nos últimos dois anos, envolvendo gigantes como Microsoft, Google e Amazon, sem muito sucesso. (New York Times)

Bloco a bloco, o jogo Minecraft faz história. O game, que já era de longe o mais vendido de todos os tempos, agora chegou a 300 milhões de cópias vendidas. Segundo na lista, GTA V, da Rockstar Games, vendeu pouco mais da metade, 180 milhões. O anúncio do recorde, feito na convenção anual do universo de Minecraft, que é realizada online, foi também comemorado por Helen Chiang, chefe do Mojang Studios, desenvolvedor do jogo. “É um marco que ninguém jamais sonhou em alcançar”, celebrou. Foram anunciadas atualizações no jogo, e aberta uma votação sobre uma nova personagem: o público poderia escolher entre um pinguim, um tatu e um siri – e os fãs se revoltaram em ter de escolher apenas um. (The Verge e IGN Brasil)

A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado espaço no cotidiano e até nas repartições, isso é sabido. Mas, para entender como as pessoas têm reagido a isso, a Universidade IE, da Espanha, questionou três mil europeus sobre os riscos que a tecnologia representa ao mundo do trabalho, e 68% não só temem o futuro, mas querem regulamentações que protejam seus empregos dos avanços de automação — o índice subiu 10% em um ano. Na Estônia, entretanto, apenas 35% das respostas pediam maior atenção dos estados à atuação de IA, mesmo quando a tecnologia pode substituir a ação humana. (Jornal Econômico)

Margot Robbie e Ryan Gosling de volta às telas em uma prequela de 11 Homens e um Segredo. O novo Playstation 5 slim. Animal Crossing Lego e mais um monte de lançamentos de games são os destaques do Popcorner, o programa de cultura pop e nerdices do Meio. Assista!

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.