Milei abre 10 pontos contra Massa e é eleito, na Argentina

Com uma vantagem acima do esperado, Javier Milei foi eleito o novo presidente da Argentina neste domingo. O libertário de ultradireita teve 55,69% dos votos, contra 44,30% do candidato governista Sergio Massa, ministro da Economia. Antes mesmo de concluída a totalização, Massa reconheceu a derrota e parabenizou seu adversário Milei pela vitória nas urnas. “Já conversei com o Milei para parabenizá-lo e desejar boa sorte, porque é o presidente que a maioria dos argentinos escolheu para os próximos quatro anos”, disse o ministro da Economia do atual governo. As pesquisas já apontavam a vitória de Milei, que toma posse no próximo dia 10, mas não previam os mais de 11 pontos de diferença. (Clarín)

Em meio à comemoração pela vitória, Milei anunciou a “reconstrução da Argentina” e deixou claro que não tolerará protestos. Seu partido, A Liberdade Avança, venceu em 21 das 24 províncias argentinas, incluindo Buenos Aires, tradicional reduto peronista. “A situação da Argentina é crítica. As mudanças de que nosso país necessita são drásticas. Não há lugar para gradualismo, tibieza nem meias medidas”, disse, em discurso a apoiadores. Ele agradeceu ao ex-presidente Mauricio Macri e sua candidata Patricia Bullrich, segunda colocada no primeiro turno, que o apoiaram e se engajaram em sua campanha. (La Nación)

O presidente Lula disse, em seu perfil no X, que deseja boa sorte e êxito ao novo governo, sem citar o nome do eleito. “A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, postou Lula. (X)

Aos 52 anos, Milei é um economista e professor que se tornou conhecido por participar de programas de rádio e TV defendendo medidas radicais e libertárias na economia. Com um discurso contra as “castas políticas”, elegeu-se deputado em 2021. Entre as propostas de sua campanha estão a completa dolarização da economia argentina, o fim do Banco Central do país, a substituição da previdência social por um sistema de capitalização privado e a redução drástica do tamanho do Estado. As relações com o Brasil são uma incógnita, já que Milei, crítico do Mercosul, classificou o presidente Lula de “comunista com vocação autoritária”. (g1)

Míriam Leitão: “O novo presidente, que assume em 10 de dezembro, terá que enfrentar três desafios a partir de agora: o primeiro deles é negociar um acordo de governabilidade, já que sua força política é mínima. O segundo desafio será ter um plano sério de combate à inflação porque ela pode entrar em espiral cada vez mais forte. O terceiro desafio será começar logo uma negociação com o FMI e os países credores. A Argentina deve muito ao FMI e não recebe dinheiro novo há muito tempo. Tem pedido empréstimos para conseguir rolar a dívida no Fundo. As reservas cambiais estão zeradas, ou até negativas, dependendo de como se faz a conta. Um país sem reservas em dólar, como se dolarizará?” (Globo)

PUBLICIDADE

Mohammed Bin Abdulrahman al-Thani, primeiro-ministro do Catar, declarou em uma coletiva de imprensa no sábado (18) que o acordo para a libertação de reféns pelo Hamas está próximo. Ele indicou que “os últimos obstáculos nas negociações são pequenos” e, principalmente, de natureza logística. Segundo o Washington Post, um esboço de acordo foi elaborado ao longo de “semanas de negociações em Doha, no Catar, entre Israel, os Estados Unidos e o Hamas, representado indiretamente por mediadores do Catar”. Contudo, permanece incerto se Israel concordará em interromper temporariamente sua ofensiva em Gaza. Acredita-se que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estaria disposto a uma trégua temporária, mas mantém resistência a um cessar-fogo permanente. (The Washington Post e Globo)

Enquanto isso, o Ministério da Saúde do Hamas relatou que mais de 80 pessoas teriam morrido no último sábado em dois ataques contra o campo de refugiados de Jabalia, o maior da Faixa de Gaza. As ações foram atribuídas às forças de Israel, porém o comando do país em Tel Aviv não se pronunciou. Não há confirmação de que o ataque realmente tenha ocorrido. (Folha)

Já no domingo, o exército israelense anunciou a descoberta de um túnel de 55 metros de comprimento, localizado a 10 metros de profundidade sob o complexo hospitalar Al-Shifa, em Gaza, onde suas tropas estão em busca de uma base militar do Hamas desde a última quarta-feira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dezenas de pacientes ainda se encontram no complexo hospitalar, que é o maior da Faixa de Gaza. (Globo)

Morreu no domingo, aos 96 anos, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Rosalynn Carter. A notícia foi divulgada pelo Carter Center, ONG fundada por ela e pelo marido, o ex-presidente americano Jimmy Carter, de 99 anos. Ela foi uma das principais conselheiras políticas de Carter, que governou os EUA entre 1977 e 1981, atuando, principalmente, na defesa dos direitos humanos. Após deixar a Casa Branca, o casal se dedicou intensamente a causas sociais nos EUA e no mundo. (NBC)

A base do governo Lula não deve caminhar junta nas eleições municipais de 2024, e isso incluiu os partidos mais alinhados ideologicamente ao PT. PDT e PSB – partido do vice Geraldo Alckmin – querem usar o pleito para manter seus redutos eleitorais e, dali, melhorar a performance nas eleições legislativas de 2026. No ano passado, as duas legendas viram suas bancadas no Congresso encolherem, embora o PSB fizesse parte da coligação que elegeu Lula. (Globo)

Vitória de Milei

Spacca

Estamos quase chegando a 200 mil assinantes desta newsletter e você pode estar entre os primeríssimos privilegiados que a recebem bem cedinho toda manhã. Basta fazer sua assinatura premium. R$ 15 por mês e a garantia de receber notícias quentinhas saídas do nosso forno.

Viver

Uma frente fria cortou bruscamente as altas dos termômetros e ligou o alerta de tempestades. É o caso também do Rio Grande do Sul, que voltou a registrar fortes chuvas e cheias de rios, com quatro mortes registradas pelos fenômenos, e três em Santa Catarina, que também está em estado de alerta. A Amazônia vive secas nunca vistas, e o Pantanal convive com incêndios de grandes proporções. As mudanças climáticas estão em curso e também trazem consigo um aumento dos dias de calor, que pode prejudicar até a educação de nossas crianças. É o que aponta um estudo coordenado por economistas, que identificaram uma relação entre a queda das médias de notas escolares e dias de com temperaturas extremas, como as que atingiram o Rio por dois dias seguidos, registrando recordes nos termômetros e na sensação térmica na série histórica. (Folha)

PUBLICIDADE

Para ler com calma. O dia é da Consciência Negra, mas, dentro dessa consciência, a presença da mulher merece destaque ainda maior. Pesquisadores mostras a forte presença feminina no comando dos quilombos desde o período colonial, num processo de liderança que se perpetua até os dias de hoje. (Folha)

Após uma explosão antes mesmo de deixar o solo, em abril, o Starship, o maior veículo espacial já construído, conseguiu alcançar a órbita do planeta. Apesar do sucesso, a nave explodiu pouco cerca de nove minutos depois. O lançamento, realizado na manhã de sábado (18) no Texas, EUA, foi considerado um sucesso pela SpaceX, de Elon Musk. A combustão ocorreu pouco depois da separação dos propulsores da nave. Apesar de não ter chegado ao ponto desejado, a Starship já está na história aeroespacial como a maior empreitada a superar os domínios da terra, com seus 120 metros de comprimento. A Agência Espacial Norte-Americana (FAA, em inglês) anunciou que vai investigar o acidente. (Olhar Digital)

Cultura

A passagem de Taylor Swift pelo Rio de Janeiro dominou o noticiário para bem e para mal. Na sexta-feira, a primeira apresentação foi marcada pela tragédia, com a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, por parada cardiorrespiratória. A suspeita de que o calor e má distribuição de água contribuíram para que ela morresse, fez com que o Ministério da Justiça, a prefeitura do Rio e o Judiciário agissem para permitir ao público levar água nesse tipo de evento. Na redes, a cantora se declarou com “o coração partido” pelo incidente e, diante do calor recorde, adiou para hoje o show que aconteceria no sábado, revoltando fãs que já estavam no Engenhão. Com o adiamento, companhias aéreas anunciaram que fãs poderia remarcar gratuitamente as passagens para chegar e sair do Rio. Mas na noite de ontem, com a temperatura mais amena, entrada de água liberada e policiamento reforçado, mais de 60 mil fãs foram ao delírio com a segunda apresentação da cantora americana. Embora a morte de Ana Clara não tenha sido mencionada por Taylor, os fãs encararam como homenagem a escolha de Bigger Than the Whole Sky (Spotify) como “canção-surpresa”, uma tradição nos shows dela. “Adeus, adeus, adeus / Você era maior que o céu inteiro”, diz a letra. (g1)

Um levantamento feito pela Cinemateca Negra aponta que apenas 10% dos filmes brasileiros lançados entre os anos 2010 e 2020 foram dirigidos por pessoas negras. A maioria das obras com diretores negros entre 1949 e 2022 foi produzida nas décadas de 2010 e 2020, com 83% dos 1.086 longas-metragens identificados no período. A negritude cineasta produziu apenas seis filmes nos anos 1960, e 19 produções a cada dez anos entre as décadas de 1970 e 1990. Uma mudança significativa desse cenário só acontece a partir dos anos 2000, quando 117 filmes são produzidos por esse grupo. Até o momento, o recorde de produção é a década de 2010, com 586 películas comandadas por pretos e pardos. (Folha)

Para ler com calma. Enquanto terminava seu mais recente romance, intitulado Baumgartner, em dezembro passado, o escritor americano Paul Auster, um dos mais importantes de sua geração, descobriu um câncer. Aos 76 anos de idade, americano conta como escrever seu novo livro em meio a dramas pessoais o surpreendeu. “Quando alguém central em sua vida morre, uma parte de você também morre. Não é simples, você nunca supera. Você aprende a viver com isso”, supõe. Na obra, Auster projeta no protagonista, o professor de filosofia Sy Baumgartner, seu próprio luto. O personagem perdeu a esposa em um acidente de natação. O autor perdeu a neta recém-nascida e o filho. (Guardian)

Baumgartner será publicado no Brasil no início de 2024. (Globo)

Cotidiano Digital

A demissão de Sam Altman, na sexta-feira, pegou o mundo da tecnologia de surpresa. Altman era percebido como a grande estrela em ascensão do Vale do Silício, mas, segundo informações que vieram após sua saída, foi justamente a ambição do agora ex-CEO da OpenAI a sua ruína. Havia um confronto dentro da própria empresa entre o rápido desenvolvimento da inteligência artificial, sobretudo na forma de chatbots. Dentre os fundadores há quem se preocupe com a ameaça que a IA possa impor no futuro e, no Conselho, havia quem considerasse que Altman estava acelerando demais o desenvolvimento. Cofundador da OpenAI e líder do conselho, Ilya Sutskever estava profundamente incomodado com a falta de preocupação de Altman. (New York Times)

Alguns dos investidores, liderados pela Microsoft, passaram o fim de semana tentando levar o conselho de administração da OpenAI à renúncia e reconduzir Altman ao cargo de CEO. Os conselheiros resistiram e anunciara, na noite de ontem, que ele não retornará à companhia. Horas depois do comunicado, a Microsoft contratou o agora ex-CEO e também Greg Brockman, ex-presidente do Conselho e co-fundador da OpenAI, que havia pedido demissão em solidariedade a Altman. Segundo Satya Nadella, presidente da Microsoft, os executivos serão responsáveis por dirigir “uma nova equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial”. Emmett Shear, ex-presidente-executivo da Twitch, vai substituir a albanesa Mira Murati como CEO interino da OpenAI. Atual chefe de tecnologia da companhia, Murati havia sido nomeada para o cargo após a demissão de Altman na sexta-feira. (New York Times e Globo)

A Amazon vai demitir centenas de funcionários que trabalham na sessão da Alexa, sua assistente de voz inteligente, para focar no desenvolvimento de inteligência artificial generativa. A informação foi divulgada pelo vice-presidente da Alexa e Fire TV, Daniel Rausch, nesta sexta-feira. A big tech disse que as demissões também devem afetar o setor de dispositivos, já que vários funcionários atuam em produtos relacionados à Alexa. Desde o ano passado, a companhia tem feito vários cortes de colaboradores nos setores de dispositivos e do Luna, plataforma de jogos em nuvem. Por volta de janeiro de 2023, cerca de 18 mil trabalhadores perderam seus empregos, segundo dados da própria companhia. (Tecmundo)

Qual o melhor game de 2023? O Popcorner desta semana traz a lista dos games que concorrem a jogo do ano, cuja premiação acontece no dia 7 de dezembro, em Los Angeles. Assista e faça sua aposta!

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.