Prezadas leitoras, caros leitores —

Media training é aquele curso que todo CEO ou político precisa fazer para saber falar com a imprensa. São cursos caríssimos porque evitam fiascos de comunicação que podem fazer uma empresa ter prejuízo de milhões ou um candidato perder uma eleição. Mas na Era das Redes, dos podcasts e dos influenciadores digitais, todo mundo precisa de Media Training.

Para aqueles que não estão no topo do organograma de multinacionais, o Meio criou o curso “Você na Mídia”, com um conteúdo rápido, direto ao ponto e democrático, ministrado por três grandes especialistas — as jornalistas Leila Sterenberg, Elis Monteiro e Natalia Lima —, direcionado a qualquer profissional que tenha necessidade de se comunicar com a mídia ou com seu público.

— Os Editores

Investigação da ‘Abin paralela’ leva PF a Carlos Bolsonaro

O vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) foi o principal alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã de ontem. A ação, que incluiu busca e apreensão em endereços ligados ao filho Zero Dois de Jair Bolsonaro (PL) – incluindo a casa de praia da família em Angra dos Reis (RJ) –, faz parte da investigação sobre o uso ilegal de um software de monitoramento pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar adversários do ex-presidente e de seus familiares. Assessores de Carlos, que também estão sendo investigados, pediam informações ao ex-diretor da Abin e hoje deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Na quinta-feira passada, a PF fez uma operação em endereços ligados ao parlamentar, apreendendo um celular e um computador da agência que ainda estavam em poder dele. Três notebooks, 11 computadores e quatro celulares foram apreendidos nas ações de ontem da PF. (g1)

Uma conversa entre assessoras de Carlos e Ramagem é citada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para justificar a ação da PF, demonstrando que o vereador integraria o “núcleo político” da chamada “Abin paralela”. Pelo WhatsApp, Luciana Almeida, assessora de Carlos, pede “ajuda” a Priscilla Ferreira e Silva, a serviço do então diretor-geral da Abin. Ela envia o nome da delegada Isabela Muniz Ferreira, do núcleo da PF responsável por investigações sensíveis, e cita dois inquéritos, afirmando que envolvem “PR e 3 filhos”, em possível menção ao ex-presidente e seus filhos. “Como ressaltado pela autoridade policial, as ‘demandas’ eram tratadas por meio de assessoras, e não diretamente entre os investigados, ‘corroborando ainda mais o zelo em relação aos vestígios das condutas delituosas’”, afirma Moraes. Além de endereços ligados a Carlos, a PF realizou buscas nas casas de Luciana, Priscilla e de Giancarlo Gomes Rodrigues, militar cedido para a Abin na gestão Ramagem. (UOL)

Por pouco, os policiais não encontraram Carlos, o pai e os irmãos na casa de praia em Angra dos Reis. O ex-presidente e os filhos haviam saído de barco para pescar às 5h, conta Mônica Bergamo. Os Bolsonaro estavam em uma praia quando receberam a notícia da operação. “Querem me esculachar, me fazer passar por constrangimento”, disse o ex-presidente à jornalista. “Estão jogando rede, pescando em piscina. Não tem peixe.” Além de Carlos, a PF vê indícios de uso indevido da Abin para beneficiar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o irmão mais novo, Jair Renan. (Folha)

Carlos prestará depoimento à PF hoje. A afirmação foi feita por seu pai, que explicou à CNN Brasil que o depoimento já estava marcado há alguns dias como parte de um processo que corre em segredo de Justiça. Sobre as suspeitas envolvendo o vereador, o ex-presidente disse que é normal pedir informações, o que não pode é haver interferência, e que jamais pediria algo que não fosse legal. Também disse desconhecer qualquer pedido dos filhos a Ramagem sobre assunto confidencial. Bolsonaro afirmou ainda que a apreensão de objetos de pessoas não investigadas, como o computador de um de seus assessores, é um abuso. (CNN Brasil)

A ação da PF, claro, rendeu muitos memes. (Poder360)

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso, vai pedir ao STF a lista de parlamentares – atuais ou de legislaturas anteriores – monitorados ilegalmente pela “Abin paralela”. (Veja)

Enquanto isso... Após as operações contra Ramagem e Carlos Jordy, do PL fluminense, parlamentares do partido querem regulamentar as ações dos agentes federais no Congresso, conta Ricardo Noblat. A ideia é que as mesas diretoras da Câmara e do Senado tenham de dar aval para que a PF cumpra mandados judiciais no Legislativo. Hoje, a praxe é que os presidentes das Casas sejam avisados, o que não aconteceu no caso de Jordy, investigado por participação no 8 de Janeiro. (Metrópoles)

Eliane Cantanhêde: “A Abin era usada para fins políticos – e, em última instância, golpistas – a léguas das suas missões institucionais. O STF e a PF já têm o cronograma, o desenrolar, os nomes de quem fazia o quê em direção a um golpe, se Bolsonaro não fosse eleito ou, talvez, mesmo que fosse. Com uma 'curiosidade': assim como na pandemia, quem deu o caminho das pedras para a PF e produziu provas e indícios contra si foram o presidente, seus filhos, aliados e ex-aliados. E, se um SNI 'paralelo' já seria gravíssimo, mas um SNI 'particular' é ainda pior”. (Estadão)

Meio em vídeo. A “Abin paralela” está no centro das investigações da PF. O antigo diretor do sistema de inteligência ainda tinha em casa um computador da agência. A família Bolsonaro ainda tinha acesso a informações da Abin. É, tudo, um desastre. Confira o que pensa Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

PUBLICIDADE

O governo do Irã negou ontem participação no ataque com drones que deixou três militares americanos mortos e pelo menos 34 feridos em uma base na Jordânia, perto da fronteira com a Síria. O atentado foi reivindicado pelo grupo iraquiano Resistência Islâmica, que abrange diversas milícias xiitas apoiadas por Teerã. Apesar disso, o governo iraniano alegou não ter ingerência nas decisões desses grupos, afirmando que cada um escolhe “como defender os palestinos” em seus próprios países. O presidente americano, Joe Biden, classificou o ataque como “desprezível e totalmente injustificado” e disse que seu país vai punir todos os responsáveis “na hora e na maneira que achar melhor”. Biden, dizem analistas, está num dilema. Ele precisa dar uma resposta dura à morte de seus cidadãos, mas um ataque direto ao Irã pode deixar fora de controle a já explosiva situação no Oriente Médio. (BBC)

Educação que cria oportunidades

Educação que cria oportunidades

A volta às aulas é um momento importante. Afinal, os alunos precisam lidar com novos professores e colegas, além dos conteúdos a serem aprendidos. Ainda assim, o retorno ao ambiente escolar também é sinônimo de novas oportunidades e possibilidades para a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades emocionais e intelectuais que serão essenciais na jornada acadêmica. Mais do que o acúmulo de informações transmitidas por um professor, a escola é fundamental para o convívio com o diferente, para troca e compartilhamento de experiências. Saiba como explorar ao máximo essas oportunidades e abrir novos horizontes de conhecimento podem contribuir para uma educação enriquecedora.

Depois das férias, as crianças precisam voltar à rotina escolar com horários definidos para suas atividades. A orientadora parental Andreia Rossi explica que as famílias precisam “estimular uma volta às aulas adequada, organizada, confortável e segura”. Para isso, os pais devem conversar com os filhos para estabelecerem uma rotina antes do retorno. Reduzir tempo de tela, como celular e videogame, ajuda os jovens no descanso e na adaptação com o uso menos frequente durante o ano letivo. Permitir que a criança organize a própria mochila e material desenvolve maior autonomia e responsabilidade. (Topview)

Você já ouviu falar em “brincar heurístico”? Essa nova maneira de se divertir é uma abordagem de educação infantil com foco no uso de materiais do cotidiano para exploração e aprendizado, enquanto estimula a criatividade. De acordo com o pedagogo e psicanalista João Luiz Silva da Rosa, essa atividade possibilita a autonomia da criança, permitindo que ela se torne um adulto crítico, participativo, cada vez mais pensante. “É de fundamental importância que ela tenha contato com aquilo que é natural, pois vai promover uma sensação de liberdade, curiosidade e vitalidade para as suas relações”, afirma. (g1)

Por que apoiar o Meio assinando o Meio Premium? A grande maioria dos nossos assinantes premium nos apoia por uma única razão: gostam da linha editorial do Meio e querem que ele cresça. Mas existem sete outros motivos importantes: Edição de Sábado; Meio Político, às quartas; Editoria de Economia todos os dias; prioridade na entrega da newsletter; participar da Sala Secreta em nossos programas ao vivo; descontos em cursos exclusivos e nos produtos da lojinha. Apoie o Meio. Só vantagens.

Viver

O julgamento do jogador de futebol Daniel Alves vai acontecer entre 5 e 7 de fevereiro em Barcelona, anunciou ontem a Justiça espanhola. Ele segue em prisão preventiva, acusado de estupro em uma boate, em dezembro de 2022. O lateral brasileiro deve se pronunciar na primeira sessão com mais seis pessoas. Outras 22 testemunhas serão ouvidas no dia seguinte, sendo o último dia reservado para entrega de relatórios periciais e conclusões. Ainda não há data para anúncio de um veredito. (g1)

Com o tamanho de um veículo para quatro pessoas e pesando 2,8 toneladas, os astrônomos do Observatório Vera C. Rubin esperam revolucionar o estudo do Universo ao incorporar a maior câmera digital do mundo a um telescópio em construção no Chile. O dispositivo vai capturar imagens de 3.200 megapixels com uma definição tão potente que serão necessárias mais de 300 televisões médias de alta definição para visualizá-las completamente. Custando US$ 800 milhões (R$ 3,95 bilhões) e financiada pelos EUA, a câmera deve começar a fotografar o céu em 2025. (Folha)

Panelinha no Meio. Apesar do nome, massa de pizza serve para muitas outras coisas. Uma delas é este enroladinho de parmesão com azeitona, que serve tanto como petisco quanto como item numa refeição.

Cotidiano Digital

Elon Musk anunciou ontem nas redes sociais que sua empresa Neuralink fez no domingo o primeiro implante de um chip cerebral em um ser humano. O produto, chamado Telepathy (Telepatia), permite que a pessoa controle pelo pensamento equipamentos como computadores e celulares e será destinado inicialmente para indivíduos com perda de movimentos. Musk disse que o paciente, cujo nome não foi divulgado, ser recupera bem. (Wired)

A autoridade de proteção de dados da Itália acusou o ChatGPT, aplicativo de inteligência artificial da OpenAI, de violar as regras de proteção de dados. A Italian Data Protection Authority (Garante) chegou a proibir o ChatGPT no ano passado por conta de uma suposta violação das regras de privacidade do bloco, tornando a Itália o primeiro país da Europa Ocidental a restringir o chatbot. Após uma investigação, a autoridade concluiu que existem elementos indicando uma ou mais potenciais violações de privacidade de dados. A OpenAI tem 30 dias para apresentar sua defesa. (Reuters)

A próxima atualização do iPhone, para o iOS 18, pode ser a maior da história da Apple, segundo Mark Gurman, em seu boletim da Bloomberg. A expectativa é de que o lançamento ocorra na conferência anual de desenvolvedores da companhia em junho. Segundo o jornalista, a empresa da maçã planeja, entre outras novidades, lançar uma versão mais recente da Siri, aproveitando um novo sistema de IA desenvolvido pela própria Apple, que melhora a forma como a assistente e o aplicativo de mensagens completam frases e respondem perguntas. (Tecmundo)

Cultura

Conhecida por papéis memoráveis em filmes de Federico Fellini, como e Julieta dos Espíritos, a atriz italiana Sandra Milo morreu enquanto dormia em sua casa, aos 90 anos. Ela estreou no cinema em 1955, com a comédia O Solteirão, de Antonio Pietrangeli. Em 1959, trabalhou com o diretor Roberto Rossellini no épico de guerra De Crápula a Herói, repetindo a parceria como uma aristocrata apaixonada em Vanina Vanini. Em 2021, recebeu o prêmio David di Donatello pelo conjunto de sua obra, o principal prêmio do cinema italiano. Ela deixa três filhos. (Variety)

Enquanto a última temporada de Stranger Things não sai, os fãs da série poderão ler Stranger Things: O Voo de Ícaro, livro focado em Eddie Munson, líder do Hellfire Club, com uma trama que acontece dois anos antes dos eventos da quarta temporada. A editora Intrínseca anunciou que o lançamento da obra no Brasil será em 12 de fevereiro. Na história escrita por Caitlin Schneiderhan, uma das roteiristas da aguardada conclusão da série, Eddie recorre ao pai para participar de um esquema criminoso que pode gerar o valor necessário de investimento em sua banda e realizar o sonho de sair de Hawkins. (Omelete)

Na Era das Redes, saber se comunicar com a imprensa, influenciadores e diretamente com seu público é uma questão de sobrevivência para pessoas públicas e marcas. O Meio selecionou três grandes especialistas no assunto para você se comunicar com precisão e eficiência. Leila Sterenberg, Elis Monteiro e Natalia Lima, jornalistas com vasta experiência em comunicação corporativa, vão compartilhar seu conhecimento em um curso direto e acessível a qualquer profissional interessado em aprimorar suas habilidades comunicativas. Participe do curso Você na Mídia e conheça todas as dicas para se destacar na imprensa e nas redes.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.