Prezadas leitoras, caros leitores —,

A extensão do que se tramou em 2022 para manter Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto ainda deve nos aturdir algumas vezes mais. Na primeira das 135 páginas da decisão do ministro Alexandre de Moraes que autorizou a operação de ontem, há a expressão “SOB SIGILO” 26 vezes. A decisão é uma resposta a uma petição dentro do Inquérito 4784, aquele aberto em 2019 para apurar ataques ao Supremo Tribunal Federal. E esse inquérito, por sua vez, é sigiloso. Ou seja, o que foi revelado até aqui é uma fração do mosaico que a Polícia Federal, Alexandre e, até que enfim, a Procuradoria-Geral da República estão montando para encurralar o ex-presidente.

Só que as peças desta semana foram as mais importantes até o momento. Mapeiam com bastante concretude como foi burilada a tentativa de golpe de Estado, com protagonismo de militares e, finalmente de novo, com as digitais de generais quatro estrelas como Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Oliveira. As de Bolsonaro aparecem lateralmente. Por enquanto. Se você, leitor, depois de esmiuçar o noticiário nessa preciosa curadoria que a newsletter diária traz hoje, sentir que precisa de um tour detalhado, que ligue os pontos dessa trama golpista, é o que a Edição de Sábado vai oferecer.

Mas, calma, que ninguém aqui esqueceu que é Carnaval. A gente também vai falar de como, nos principais pontos carnavalescos do país, a folia é uma forma de ocupar e revigorar os centros das cidades, que, em geral, passam o resto do ano ociosos e marginalizados.

Não fique se guardando pra quando o Carnaval chegar! Seja um assinante premium do Meio agora, agorinha mesmo.

Os editores.

PF expõe plano do golpe de Bolsonaro e seus aliados

Uma ação coordenada para minar a confiança no processo eleitoral, cooptar as Forças Armadas e dar um golpe de Estado, incluindo a prisão de autoridades, que mantivesse Jair Bolsonaro (PL) no poder. Isso foi o que expôs a operação  realizada ontem pela Polícia Federal contra o ex-presidente e seus principais aliados civis e militares. Chamada Tempus Veritatis (tempo da verdade), a ação teve 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Os policiais amanheceram na porta da casa de praia de Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) para apreender seu passaporte. Na lista de alvos também estavam os ex-ministros Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Casa Civil e Defesa) e Anderson Torres (Justiça) e os ex-comandantes do Exército Paulo Sérgio Nogueira e da Marinha Almir Garnier Santos. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, acabou preso por porte ilegal de arma e por deter uma pepita de ouro pertencente à União. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em um documento de 135 páginas. As informações que embasaram a operação foram coletadas na delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Segundo a PF, as investigações apontam que o grupo se “dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital”. (Folha)

Entenda o que as investigações revelam. (g1)

Um documento defendendo e anunciando a decretação do estado de sítio e da Garantia da Lei e da Ordem no país foi encontrado pela PF na sede do PL em Brasília. Segundo o colunista Valdo Cruz, o texto estava na sala de Bolsonaro. O conteúdo parece uma espécie de discurso, sustentando que a ruptura do Estado Democrático de Direito estaria “dentro das quatro linhas da Constituição”, expressão muito usada pelo ex-presidente. “Afinal, diante de todo o exposto, e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o estado de Sítio e, como ato contínuo, decreto operação de garantia da lei e da ordem”, diz o parágrafo final. (g1)

Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social e advogado de Bolsonaro, disse que o documento é “apócrifo” e que o padrão “não condiz com tradicionais e reconhecidas falas e frases” do ex-presidente. (Estadão)

A operação de ontem foi baseada também em um vídeo encontrado na casa de Mauro Cid, mostrando uma reunião realizada em 5 de julho de 2022 para discutir o golpe. Para Moraes, a reunião “nitidamente, revela o arranjo de dinâmica golpista no âmbito da alta cúpula do governo, manifestando-se todos os investigados que dela tomaram parte”. Ele também diz que todos os participantes ajudaram a difundir mentiras no período eleitoral sobre o então candidato Lula, o TSE e os ministros do STF. (UOL)

Segundo a transcrição, Anderson Torres (ministro da Justiça), diz que está desentranhando as relações do PT com a facção criminosa PCC. Já Paulo Sérgio Nogueira (ministro da Defesa) tratou o TSE como inimigo e disse que a Comissão de Transparência da corte era “pra inglês ver”, constituindo um “ataque à democracia”. O general Heleno (chefe do GSI), por sua vez, disse que conversou com o diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência “para infiltrar agentes nas campanhas eleitorais”. Mas foi calado por Bolsonaro. E destacou a necessidade de os órgãos do governo atuarem pela vitória de Bolsonaro: “Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições.” E Braga Netto não poupou seus colegas de farda: xingou e ofendeu integrantes da cúpula das Forças Armadas por não aderirem aos planos golpistas, segundo mensagens de celulares apreendidos pela PF. Em uma delas, ele se refere ao general Freire Gomes como “cagão”. Também chama o tenente-brigadeiro Baptista Júnior, ex-comandante da Força Aérea Brasileira, de “traidor de pátria”. Para Moraes, tais conteúdos são “elementos indicativos da real expectativa que permeava o grupo quanto à permanência no poder”. (Globo)

Há indícios também de que Bolsonaro recebeu de seus assessores Filipe Martins, preso ontem, e Amauri Ferez Saad a minuta de um golpe e pediu alterações no texto. A versão original previa a prisão de Moraes, do também ministro do STF Gilmar Mendes e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas o então presidente teria mandado retirar os dois últimos nomes da ordem. Moraes, apontam os investigadores, tinha os passos acompanhados para facilitar sua prisão quando o golpe fosse deflagrado. (g1)

Bolsonaro, que teve de entregar seu passaporte, nega ter recebido qualquer documento referente a uma “minuta de golpe” de Martins. Ele afirmou que nem sequer despachava com o ex-auxiliar. “Nunca chegou a mim nenhum documento de minuta de golpe, nem nunca assinei nada relacionado a isso. Até porque ninguém dá ‘golpe’ com papel.” (Veja)

Para o presidente Lula, a tentativa golpista de 8 de janeiro de 2023 não teria acontecido sem a participação de Bolsonaro. “O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair. Tanto é que não teve nem coragem de me dar posse ficou em casa chorando e foi embora para os Estados Unidos. Ele deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Então vamos esperar as investigações”, disse. (g1)

Já parlamentares da oposição criticaram a ação da PF. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nas redes sociais que “a política do Brasil hoje é feita no STF”. O ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que “inquéritos eternos” sobre a “pretensa tentativa de golpe” atacam a honra e a integridade de chefes militares “que dedicaram toda uma vida” ao país. E a senadora e ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que recebeu a operação “com indignação, mas nenhuma surpresa”. (Folha)

Como não podia deixar de ser, os memes invadiram as redes. (Poder360)

Eliane Cantanhêde: “A prisão do ex-presidente Bolsonaro tarda, mas não falha e tem até um cronograma: o STF e a PF não pretendem correr nenhum risco jurídico, policial ou político e só pretendem chegar a esse ponto depois das investigações, das instâncias de julgamento e da eventual condenação pela mais alta corte de justiça do país. Não estão previstas prisão preventiva ou temporária, só depois da tramitação em julgado”. (Estadão)

Vinicius Torres Freire: “Há golpismo nas Forças Armadas, está mais evidente. Cid e colegas estudaram ‘intervenção militar’ (golpe) na escola de pós-graduação do Exército. Parte da elite, ricos, apoiava ou financiava o golpe ou era conivente, omissa, em defesa do ‘liberalismo’ (não pagar imposto, arrancar o couro do povo e o resto que se dane). Parte do Congresso criticou e menosprezou a operação da PF. É preciso ir mais a fundo, pois, sem anistia. O golpismo não acabou, como se vê”. (Folha)

Meio em vídeo. Foi golpe. Até 7 de fevereiro de 2024, poderíamos discutir semântica. Depois da decisão de Moraes, baseada numa investigação da PF e corroborada pela Procuradoria-Geral da República fica claro: planejou-se um golpe militar com vários generais no comando. Confira o que pensa Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Mais Meio em vídeo. A operação da PF contra Bolsonaro, ex-ministros e assessores é um aviso de que o gato subiu no telhado. É um preparatório do que está por vir. É o sinal de que a prisão do ex-presidente é uma questão de tempo, comenta Mariliz Pereira Jorge na coluna De Tédio a Gente Não Morre. (YouTube)

PUBLICIDADE

A Suprema Corte dos EUA ouviu na tarde de ontem as alegações sobre o recurso do ex-presidente Donald Trump contra a decisão da Justiça do Colorado que o excluiu da cédula de votação nas eleições deste ano com base na 14ª emenda à Constituição, que veda acesso a cargos públicos a quem participa de insurreições. Nas perguntas aos advogados de ambos os lados, os juízes, mesmo os progressistas, deram sinais de que vão decidir em favor de Trump. Indicada por Joe Biden, a juíza Ketanji Brown Jackson lembrou que a 14ª emenda cita especificamente diversos cargos, mas não o de presidente. Já a igualmente progressista Elena Kagan indagou por que um único estado deveria decidir em quem os eleitores de todo o país devem votar. (CNN)

O passaporte de Bolsonaro

Tony de Marco

Aqui neste Meio temos três grandes compromissos: fazer bom jornalismo independente; entregar a informação que você precisa na mídia que você escolher; e defender a democracia. Só conseguimos ser este veículo plural, moderno e democrático, porque 70% de nosso faturamento vem de você, leitor, que assina o Meio Premium, ou vai assinar agora. Ganhe brindes, prioridade na entrega, conteúdo exclusivo e nos ajude a propagar essa ideia que é conversando que a gente se entende.

Viver

Cientistas europeus bateram um novo recorde de produção de energia por fusão nuclear. Segundo o grupo EUROfusion, os pesquisadores geraram 69 megajoules de energia durante cinco segundos com apenas 0,2 miligramas de combustível utilizando o Joint European Torus (JET), uma enorme máquina conhecida como tokamak, no Reino Unido. A fusão nuclear é o mesmo processo que alimenta o Sol e é considerada a forma mais limpa para produzir quantidades gigantescas de energia com pouco combustível e baixas emissões de carbono na atmosfera. Em 2022, outro experimento no mesmo laboratório produziu 59 megajoules, mais do que o dobro alcançado em um teste de 1997. (CNN Brasil e BBC Brasil)

PUBLICIDADE

A cidade de São Paulo registrou a primeira morte por dengue neste ano. Na última terça-feira, a prefeitura havia decretado situação de emergência. Esse é o sexto óbito no estado, somando outros dois em Pindamonhangaba, um em Bebedouro, um em Bauru, além de outro em Guarulhos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 34.995 casos foram confirmados, 6.651 deles na capital. No Brasil, 392.724 casos prováveis da doença foram contabilizados pelo Ministério da Saúde, além de 54 mortes confirmadas e outras 273 em investigação. (CNN Brasil)

Cultura

Augusto Boal (1931-2009) foi um dos mais importantes e provocadores dramaturgos e diretores teatrais brasileiros. Criador do Teatro do Oprimido, escancarou nos palcos a luta política e, em parceria com Abdias do Nascimento (1914-2011), fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN), tratou abertamente do racismo e da cultura afro-brasileira. Parte de sua obra, porém, permanecia desconhecida. Essa lacuna é preenchida pelo livro Augusto Boal: Teatro Reunido, resultado do trabalho do pesquisador Geo Britto. São 14 peças, desde clássicos como Torquemada, de 1971, a quatro textos inéditos, escritos para o TEN. (Folha)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou ontem que vai incluir uma nova categoria de Melhor Elenco na 98ª edição do Oscar em 2026, algo que não acontecia desde 2001, quando foi criado o prêmio de Melhor Animação, vencido por Shrek no ano seguinte. Os filmes lançados a partir de 2025 concorrerão a essa categoria junto com outras 23 já existentes. Atualmente, a academia conta com 160 diretores de elenco como membros. Em comunicado, a presidência da premiação afirma que “os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica”. (Rolling Stone)

Cotidiano Digital

O Google anunciou ontem a mudança de nome do chatbot de IA Bard para Gemini. A novidade faz parte da “era Gemini”, que inclui o lançamento do robô em app para Android e iOS. Também foi revelado o Gemini Advanced, versão mais robusta da IA disponível em assinatura paga. Com capacidade para processar código, imagem, áudio, vídeo e texto de forma simultânea, ele passou a estar embarcado no Bard em dezembro — e agora vai nomear essas e outras ferramentas. Em breve, os usuários poderão usá-lo em outros serviços da empresa, como Gmail e Meet. (g1)

Após anos como principal gerenciador de mídias da Apple, o iTunes está mais próximo do fim com o lançamento de três aplicativos para o sistema Windows. A big tech anunciou oficialmente o Apple Music e o Apple TV, que agora estão disponíveis no sistema operacional da Microsoft e substituem o icônico app da Apple. Há um terceiro aplicativo, o Apple Devices, que serve para sincronizar e gerenciar dispositivos como iPhones e iPads. Os apps foram originalmente lançados como prévia no ano passado. Já o iTunes, de 2001, foi criado para ser um reprodutor de mídia digital e biblioteca de música para os computadores Mac. (The Verge e Canaltech)

Esta é a capa da nossa Edição de Sábado, exclusiva para os assinantes premium. Apoie o Meio hoje e acorde amanhã cedo com a Polícia Federal, militares e políticos inescrupulosos em uma conspiração descrita em detalhes nas suas mãos.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.