Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

BC interrompe queda dos juros, apesar das críticas de Lula

A despeito da pressão do presidente Lula e de suas críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros em 10,5% ao ano. Com isso, interrompeu o ciclo de cortes da Selic, iniciado em agosto passado. O Copom destacou “que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam maior cautela”. Em seu comunicado (íntegra), o comitê não sinaliza cortes futuros, diz que se manterá vigilante e “que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”. E, como em outras reuniões, deixou claro que acompanha com atenção a questão fiscal. “Uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida contribui para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária.” (Meio)

A manutenção da Selic era esperada por grande parte do mercado financeiro. Analistas preveem que não haverá novos cortes até o fim deste ano. A ata da reunião é aguardada em busca de pistas sobre os próximos passos do BC. (Bloomberg Línea)

Para Tony Volpon, ex-diretor do BC e professor da Universidade Georgetown, a reunião precisava dar uma mensagem clara de que o Copom não se politizou e que continua dedicado a perseguir as metas de inflação. “Ter uma decisão unânime era vital para não piorar o ambiente após o racha na última reunião.” (Estadão)

As críticas de Lula a Campos Neto aqueceram as especulações sobre possíveis novos nomes para substituí-lo. Lula usou termos como “maduro” e “calejado” para descrever o perfil de seu futuro indicado. Só que o principal cotado, o diretor de Política Monetária da autarquia, Gabriel Galípolo, tem apenas 42 anos. Nas bolsas de apostas, circulam os nomes do ex-diretor do BC Luiz Awazu, de 67 anos; o do ex-ministro Guido Mantega, 75; e o do atual presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, 70. Também são citados o economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato Barbosa, de 45 anos, e André Lara Resende, de 73. (Valor)

E Campos Neto está sendo aconselhado a não cair na provocação de Lula e de bolsonaristas. Lideranças políticas avaliam que o chefe da autoridade monetária precisa defender a autonomia operacional do BC, considerada seu principal legado. (Folha)

PUBLICIDADE

Ao tomar posse do cargo oficialmente, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou ontem que Lula lhe deu a missão de movimentar a companhia para impulsionar o PIB e de gerir a estatal “com respeito”, além de afirmar que não quer “confusão nessa empresa”. “Nossa gestão está totalmente alinhada com a visão do presidente Lula e do governo federal”, disse. Ela está à frente da companhia desde 24 de maio, substituindo Jean Paul Prates, que foi demitido. Para dar peso político à posse, Lula levou consigo sete ministros, entre eles Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil). O presidente aproveitou para fustigar mais uma vez a Operação Lava Jato, que, segundo ele, “queria na verdade desmontar e privatizar” a Petrobras. Lula ainda afirmou que, como qualquer acionista, deseja que a estatal dê lucro. (Globo)

Em seu pronunciamento, Magda também se comprometeu com a transição energética, o respeito à biodiversidade e ao meio ambiente. E disse que o petróleo vai pagar essa transição. “É fundamental desenvolver as fronteiras como a margem equatorial e do Sul do Brasil”, afirmou, defendendo um projeto que não é bem visto pelo Ministério do Meio Ambiente. (g1 e Folha)

Autor do projeto de lei antiaborto, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) admitiu ontem que a matéria poderá ser ajustada e que a criação de uma comissão para analisar o texto dará mais tempo para o debate na Câmara. Mas o parlamentar garantiu que continuará lutando pela aprovação da criminalização do procedimento após 22 semanas de gravidez mesmo em situações já garantidas por lei, como em caso de estupro. (CNN Brasil)

A Frente de Mulheres de Fé divulgou um manifesto pedindo o arquivamento do PL. O objetivo é mostrar que existem outras vozes diferentes da bancada evangélica, que não deve determinar políticas públicas ou a legislação do país. (Folha)

Depois de determinar a retirada do vídeo de uma entrevista da Folha, outro da Mídia Ninja, uma reportagem do Terra e outra do Brasil de Fato em que Jullyene Lins, ex-mulher do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), diz ter sido agredida pelo parlamentar em 2006, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, voltou atrás. Ele expediu uma nova determinação para que os conteúdos censurados voltem a estar disponíveis. “São veiculações de reportagens jornalísticas que já se encontravam veiculadas anteriormente, sem emissão de juízo de valor”, disse. Na primeira decisão, Moraes usou o mesmo conteúdo de outras determinações suas voltadas a perfis de influenciadores bolsonaristas. (Folha)

Enquanto isso... o presidente do PSD, Gilberto Kassab (SP), tem se dedicado a reuniões semanais em Brasília para costurar um acordo com caciques do MDB para que as duas legendas atuem em conjunto nas negociações envolvendo a sucessão na presidência da Câmara e do Senado. (Meio)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou ontem um pacto de defesa recíproca com a Coreia do Norte caso um dos países seja atacado por uma nação estrangeira. A aliança faz parte de um amplo acordo assinado por Putin e pelo ditador norte-coreano Kim Jong Un, envolvendo ainda comércio e cooperação científica. O russo, que faz sua primeira visita à república comunista em 24 anos, citou os exercícios militares conjuntos de EUA, Japão e Coreia do Sul como “agressivos” e “hostis à Coreia do Norte”. O governo de Pyongyang, por sua vez, negou as acusações ocidentais de que esteja fornecendo armas à Rússia para uso na Ucrânia. A aproximação eleva os temores em Seul e Washington de que Moscou possa transferir sua tecnologia militar superior, especialmente em mísseis, ao regime norte-coreano. (CNN)

Para ler com calma. "Em um dos momentos mais duros da volta à Guerra Fria até aqui, a visita de Putin na quarta-feira a Pyongyang – e o anúncio de um pacto para fornecer 'assistência mútua em caso de agressão' – acentuou que os esforços das três maiores potências nucleares do mundo (Estados Unidos, China e Rússia) para deter a proliferação nuclear da Coreia do Norte já estavam morrendo há algum tempo. Putin e Kim Jong Un acabaram de presidir o enterro. Se a estratégia da Coreia do Norte funcionar, os iranianos também poderão ver vantagem em uma aproximação ainda maior com a Rússia. E Putin poderá concluir que tem pouco a perder." (NYT)

Quer receber o Meio mais cedo? O Meio fecha impreterivelmente às 7h. Os assinantes premium são sempre os primeiros a receber. Assine o Meio Premium e acorde com sua newsletter favorita prontinha na soleira da sua caixa postal.

Viver

O Senado aprovou ontem, em votação simbólica, o projeto de lei do novo Ensino Médio, encaminhado pelo governo e aprovado pela Câmara em março. No novo texto, a carga horária das disciplinas foi alterada, sendo 2.400 horas em disciplinas obrigatórias e outras 600 horas para itinerário formativo. Para o Ensino Profissionalizante, a carga horária comum prevista é de 2.200 horas com as outras 800 destinadas às aulas técnicas. Como houve alterações, o texto voltará para a Câmara. (UOL)

PUBLICIDADE

Cientistas fizeram uma descoberta inédita ao encontrar um par de quasares no período mais próximo ao Big Bang. Cada quasar, núcleo brilhante de uma galáxia formado por um buraco negro, tem 100 milhões de vezes a massa solar, orbitando duas galáxias em processo de fusão que existiam quando o Universo tinha apenas 900 milhões de anos e os primeiros corpos celestes se formaram. Os astrônomos descobriram os astros acidentalmente: enquanto rastreavam áreas remotas do Universo, encontraram duas fontes de luz semelhantes e extremamente vermelhas. O estudo foi publicado na revista científica The Astrophysical Journal Letters. (g1)

Meio em vídeo. No Conversas com o Meio desta semana, a artista e produtora de conteúdo adulto Pietra Príncipe, que atua na plataforma OnlyFans, fala das violências sofridas aqui no Brasil e que a motivaram a morar em Portugal. Ela critica os conteúdos adultos nas redes e revela que algumas plataformas são regidas por uma lógica perversa. A entrevistada explica como a extrema direita tem atuado dentro de alguns sites adultos, além de comentar sobre o PL Antiaborto. (YouTube)

Panelinha no Meio. É bem verdade que o frio ainda não deu as caras, mas vamos seguir o calendário e fazer um clássico das festas juninas, o quentão. Laranja, limão, canela, cravo, gengibre... tudo isso entra na mistura. Mas não seja sovina. Use uma cachaça de boa qualidade. Anarriê!

Cultura

Morreu na noite de quarta-feira, aos 67 anos, o cantor sertanejo Chrystian, célebre que dupla com o irmão Ralf (Spotify). A causa da morte não foi divulgada, mas o artista tinha um rim policístico e se preparava para um transplante no fim do ano. Chrystian começou a carreira em Goiânia aos 6 anos de idade e chegou ao sucesso nos anos 1970 cantando músicas românticas em inglês. A dupla Chrystian e Ralf lançou o primeiro disco em 1983, já com grande sucesso, e se separou em 2021. Nesta madrugada, Ralf publicou uma nota lamentando a morte do irmão. (g1)

Riley, a menina de Divertida Mente (2015), cresceu e agora tem de lidar também com as emoções da adolescência, a começar pela ansiedade. Essa é a trama de Divertida Mente 2, que estreia hoje nos cinemas. Mas não é só isso. As telonas também nos trazem ação na Rocinha, drama em Guarulhos, a vida da comunidade LGBTQIA+ e até uma Cinderela vingativa. Ou vocês achavam que só o Ursinho Pooh iria para o mau caminho? Confira no site do Meio todas as estreias e veja os trailers. (Meio)

Lançado em 1986 como uma crítica ao racismo, o livro O Menino Marrom, de Ziraldo, foi retirado das atividades nas escolas da rede pública em Conselheiro Lafaiete (MG) após reclamações de pais de alunos em redes sociais. Eles criticavam a passagem em que o protagonista e seu amiguinho branco decidem fazer (mas desistem) um “pacto de sangue”. A Secretaria de Educação diz que a suspensão é temporária para uma “readequação da abordagem pedagógica evitando, assim, interpretações equivocadas”. Educadores consideraram a polêmica equivocada e criticaram a suspensão da obra. (CBN)

Cotidiano Digital

Cofundador e ex-cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever está criando uma nova empresa de inteligência artificial focada em segurança. Em sua conta no X, ele revelou que a Safe Superintelligence Inc. (SSI) será uma startup dedicada a produzir um sistema de IA seguro e poderoso. O anúncio chama a atenção para o “foco singular” da companhia, que retira a distração gerada por pressões comerciais de curto prazo, permitindo se concentrar em “segurança, proteção e progresso”. A SSI é cofundada por Daniel Gross, ex-líder de IA da Apple, e Daniel Levy, que trabalhou na equipe técnica da OpenAI. Em 2023, Sutskever liderou o esforço fracassado de expulsar o CEO Sam Altman da criadora do ChatGPT e deixou a empresa no mês passado. (The Verge)

A Nvidia e a Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciaram a criação de um supercomputador que integrará a tecnologia de nuvem privada da primeira com os sistemas de IA, rede e softwares da segunda. Lançado com o slogan “unlock AI” (desbloqueie a IA), o objetivo é expandir o uso de IA em pequenas, médias e grandes empresas. Algumas novidades são chatbots personalizados, sistemas de automação, criação de conteúdo e desenvolvimento de produtos com insights da IA. (Valor)

O Walmart está substituindo os adesivos de preços por etiquetas eletrônicas nas suas prateleiras nos EUA. O novo modelo vai permitir que os funcionários troquem os valores das mercadorias a cada dez segundos. A adoção de valores dinâmicos já é uma prática conhecida em aplicativos de corrida, como Uber e 99, mas se torna mais polêmica quando discutida por outros setores. Em fevereiro, a rede de fast food Wendy’s se viu envolvida em uma confusão, quando foi mal interpretada sobre a mudança de preços em horários de menor circulação, o que segundo a companhia, não envolvia tal prática. (NPR)

Você sabe diferenciar um liberal de um socialista e de um conservador? Tem certeza? Teste seus conhecimentos político-econômicos no nosso divertido quiz sobre liberalismo. Tente acertar qual pensador disse tal frase e surpreenda-se com o resultado.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.