O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Moraes ameaça prender Bolsonaro por descumprir medidas restritivas

Foto: Evaristo Sa/AFP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu 24 horas para os advogados de Jair Bolsonaro explicarem os descumprimentos da medida cautelar que proíbe o ex-presidente de usar as redes sociais, direta ou indiretamente. No início da tarde de segunda-feira, Bolsonaro foi ao Congresso para se encontrar com parlamentares aliados. Após a reunião, ele posou com a tornozeleira eletrônica e fez um breve discurso, que foi retransmitido pelas redes sociais. De acordo com Moraes, se não houver uma justificativa plausível para o que considera uma violação de sua decisão, Bolsonaro pode ser preso. (g1)

Mais cedo, Moraes proibiu a veiculação de entrevistas concedidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em qualquer rede social. O ministro, que já havia determinado na sexta-feira a proibição de Bolsonaro de acessar as redes, afirmou que a divulgação de entrevistas pode “configurar uma burla à proibição do uso de redes sociais, sob o risco de decretação de prisão de Bolsonaro”. A defesa do ex-presidente declarou que vai entrar com um recurso no STF pedindo esclarecimentos sobre a decisão. Nesta segunda-feira, a Polícia Federal informou ter concluído a perícia no pendrive encontrado no banheiro de Bolsonaro e que o dispositivo não continha informação relevante. (Folha)

No fim da noite, o ministro do STF Luiz Fux deu o único voto contrário na Primeira Turma à imposição por Moraes das medidas restritivas a Bolsonaro, encerrando a votação com placar de 4x1. Fux avaliou que não havia justificativas para a decisão e argumentou que a “amplitude das medidas impostas restringe desproporcionalmente direitos fundamentais, como a liberdade de ir e vir e a liberdade de expressão e comunicação”. O ministro já divergiu de Moraes anteriormente no julgamento da tentativa de golpe, o que o deixou de fora da lista de integrantes do STF que tiveram o visto de entrada nos EUA revogados por Donald Trump. (UOL)

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, saiu em defesa de Bolsonaro nas redes sociais. O político de extrema direita pediu que o ex-presidente brasileiro “continue lutando”. Segundo ele, o STF colocou uma tornozeleira em um homem, mas jamais poderá fazer o mesmo com o desejo de uma nação. (CNN Brasil)

Pela manhã, Bolsonaro conversou com diferentes jornalistas e deu a entender que sua nova estratégia será se distanciar do tarifaço imposto ao Brasil por Donald Trump. Em conversa com a jornalista Andréia Sadi, da TV Globo, Bolsonaro afirmou que as tarifas são “lá do governo Trump. Não tem nada a ver com a gente. Querem colar na gente os 50%. Mentira”, disse ele em entrevista por videoconferência. Bolsonaro ainda declarou que seu filho, Eduardo Bolsonaro, não tem condições de negociar com Trump por não poder falar pelo governo brasileiro. (g1)

À tarde, Eduardo Bolsonaro revelou que suas contas bancárias haviam sido bloqueadas por determinação de Alexandre de Moraes. Segundo ele, nesta segunda-feira não conseguiu realizar ao menos duas transações via Pix, o mesmo meio que seu pai, Jair Bolsonaro, usou para enviar cerca de R$ 2 milhões para auxiliá-lo nos Estados Unidos. “Estou preparado para seguir adiante mesmo sob condições difíceis”, afirmou o deputado. (Metrópoles)

Moraes também abriu uma investigação para apurar se houve uso de informação privilegiada no mercado antes do anúncio do tarifaço imposto por Trump, no dia 9 de julho. A Advocacia-Geral da União se manifestou ao STF com reportagens que indicam um movimento atípico no mercado de câmbio antes do anúncio. As matérias apontam suspeitas de que alguns investidores pareciam saber antecipadamente das medidas do presidente americano. (Globo)

No Chile
, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o engajamento dos governos e da sociedade em defesa da democracia. Lula foi a Santiago para se reunir com os presidentes do Chile, Colômbia e Uruguai, além do primeiro-ministro da Espanha, em um fórum sobre o tema. “A defesa da democracia não cabe somente aos governos. Requer participação ativa da academia, dos parlamentos, da sociedade civil, da mídia e do setor privado”, afirmou Lula em seu pronunciamento. Em conversas com jornalistas, ele ainda disse que a guerra comercial com os Estados Unidos só começará quando e se o Brasil retaliar as medidas americanas. Por aqui, o vice-presidente Geraldo Alckmin se reuniu com representantes das gigantes de tecnologia americana que operam no país para discutir o tarifaço. O encontro contou com as presenças de Meta, Apple e Visa. (Estadão)

Para ler com calma. O site de notícias Intercept Brasil revelou que o documento que deu início à investigação comercial aberta pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) contra o Brasil, na semana passada, foi elaborado por uma advogada com ligações com grandes empresas de tecnologia americanas. Embora o documento tenha sido assinado pela conselheira do USTR, ele foi, na verdade, redigido por Catherine Gibson, que entre 2014 e 2018 trabalhou em um escritório de lobby contratado por gigantes como a Meta. (Intercept Brasil)

PUBLICIDADE

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que lançará sua pré-candidatura à Presidência da República no próximo mês, em um evento em São Paulo. Segundo nota divulgada pelo Partido Novo, Zema comunicou ao ex-presidente Jair Bolsonaro sua decisão de disputar o Planalto nas eleições do ano que vem. O comunicado do partido afirmou que “Bolsonaro recebeu a notícia de forma positiva e incentivou a pré-candidatura”. Zema espera reunir cerca de duas mil pessoas no evento de lançamento de sua pré-candidatura. (Folha)

Meio em vídeo. “Se houver um cenário de terra arrasada, pelo menos estarei vingado desses ditadores de toga.” A frase é de Eduardo Bolsonaro. Esse cara é patriota? É hora de a gente falar do outro Eduardo. O Leite. O primeiro político de direita capaz de dizer que não dá mais para aturar essa família. A opinião de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Um dia após 85 palestinos serem mortos por forças israelenses enquanto tentavam conseguir comida, Israel iniciou uma nova ofensiva na Faixa de Gaza. Os ataques aéreos e a incursão terrestre de soldados estão concentrados na região de Deir al-Balah, o principal hub de distribuição de ajuda humanitária no enclave palestino e uma das últimas áreas que ainda não foram completamente destruídas em Gaza. Segundo oficiais israelenses, a ofensiva é mais uma tentativa de resgatar os reféns vivos que permanecem sob o controle do Hamas. Ao todo, 50 pessoas seguem em cativeiro, mas a expectativa é de que apenas 20 delas ainda estejam vivas. (Guardian)

Milhares de pessoas já assistiram aos novos episódios de Ponto de Partida – A Série e os comentários não param de chegar. Teve quem disse que deveria ser exibido em escolas. Teve gente agradecendo por, pela primeira vez, conseguir entender de verdade o que está por trás do conflito entre Israel e Palestina. Agora é a sua vez de tirar suas próprias conclusões. Assine o Meio Premium e assista em nosso streaming.

Viver

Um estudo realizado por pesquisadores vinculados ao Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa concluiu que 57,6% dos mais de 26 milhões estudantes do Ensino Médio estão em escolas com baixa ou mínima resiliência a enchentes e 33,8% em instituições sem preparo para a seca. Ao combinar o Índice de Segurança Hídrica com mapas georreferenciados para identificar escolas impactadas por extremos de seca e chuvas no país, os pesquisadores concluíram que quase 5 milhões de alunos estudam em áreas com resiliência mínima a inundações e 10 milhões em locais com baixa adaptação. Em 2024, a seca severa na Amazônia deixou muitos alunos fora da escola por não conseguirem navegar pelos rios Trombetas e Madeira. (UOL)

PUBLICIDADE

Finalmente, um mistério científico foi desvendado por uma equipe de astrônomos liderada pela Nasa, que confirmou a existência de uma estrela orbitando Betelgeuse, um dos astros mais brilhantes do céu noturno localizado na constelação de Órion, a cerca de 640 anos-luz da Terra. Utilizando um instrumento chamado ‘Alopeke acoplado ao telescópio Gemini North, no Havaí, os pesquisadores puderam comprovar a hipótese de uma estrela companheira como explicação para o porquê de Betelgeuse sofrer uma oscilação de brilho com ciclos de cerca de seis anos. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira na revista The Astrophysical Journal Letters. (g1)

Para ler com calma. Um ano depois de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Paris ainda desfruta do legado deixado pelo megaevento. Mais de 20 mil pessoas nadaram no rio Sena neste mês, que foi liberado para o banho após um século de proibição por causa da poluição. Antes negligenciadas pela história, dez estátuas de heroínas francesas agora têm local permanente ao serem expostas durante as competições. Segundo uma pesquisa da empresa Harris, 83% dos franceses têm uma imagem positiva dos Jogos de Paris. (Folha)

Panelinha no Meio. Vem, vai ter bolo. Mais especificamente um bolo de chocolate com gengibre. Dá para fazer a massa no liquidificador, e acompanhado com uma bola de sorvete é irresistível.

Cultura

Celebrando seus 80 anos de vida, Ivan Lins sobe ao palco do Tokio Marine Hall, em São Paulo, com Pedro Mariano para prestar uma homenagem a Elis Regina. “É uma obrigação afetiva. A Elis foi extremamente importante na minha vida”, disse o compositor carioca. Filho da cantora com César Camargo Mariano, Pedro vai interpretar Madalena, primeiro grande sucesso de Ivan na voz de Elis. Ivan também traz seu filho, Cláudio Lins, que atua como diretor artístico do show, para cantar juntos Aos Nossos Filhos, também imortalizada na voz de Elis. (Estadão)

A Semana da Crítica de Veneza revelou os sete títulos selecionados para competir em sua edição de 2025, que vai de 27 de agosto a 6 de setembro. Entre eles, está Straight Circle, uma comédia de humor ácido que marca a estreia do diretor de videoclipes Oscar Hudson. Giulio Bertelli, filho de Miuccia Prada, também terá seu primeiro longa-metragem Agon na disputa, ao lado de Gorgonà, do cineasta grego Evi Kalogiropoulou. Encerrando a seção da Semana da Crítica, mas fora de competição, estreia 100 Nights Of Hero, de Julia Jackman, estrelado por Richard E. Grant, Felicity Jones, Emma Corrin, Maika Monroe, Nicholas Galitzine e Charli XCX. (Deadline)

Cerca de 800 artistas e intelectuais assinaram um manifesto em defesa de Hélio Menezes, demitido do cargo de diretor artístico do Museu Afro Brasil, em São Paulo, há um mês. A carta conta com nomes de peso da cultura nacional, como a atriz Camila Pitanga e a escritora Conceição Evaristo, além dos membros da Academia Brasileira de Letras, o líder indígena e escritor Ailton Krenak, e da escritora Lilia Moritz Schwarcz. Ao ser desligado, Menezes denunciou o que chamou de “pessoalismo” na tomada de decisões do museu, a falta de transparência na gestão e a pouca diversidade em seu conselho deliberativo. A instituição alega problemas financeiros na decisão de seu desligamento. (Folha)

Cotidiano Digital

Hackers estão colocando em risco dezenas de milhares de servidores usados por empresas e agências globais, ao explorarem vulnerabilidades no software SharePoint da Microsoft. A companhia chegou a emitir um alerta no sábado informando que estava ciente de “ataques ativos” e trabalhava para corrigir fragilidades do sistema. Pesquisadores da Eye Security identificaram o problema pela primeira vez na sexta-feira, que permitia personificar usuários ou serviços mesmo após a reinicialização ou aplicação de patches no servidor. Os hackers podem usar o exploit de dia zero para roubar dados confidenciais, coletar senhas e navegar pela rede violada por meio de serviços frequentemente conectados ao SharePoint, incluindo Outlook, Teams e OneDrive. (The Verge)

O Google anunciou nesta segunda-feira um novo recurso que permite aos usuários do sistema iOS alternar entre as contas pessoais e de trabalho no Chrome com mais facilidade. Antes, era necessário sair de uma conta e fazer login com outra a cada troca de perfil. De acordo com a big tech, dados e conteúdo locais, incluindo guias, histórico e senhas, ficam apenas vinculados à navegação da conta gerenciada. A novidade é revelada no momento em que as organizações estão abandonando celulares corporativos com funcionários usando seus telefones pessoais para trabalhar. (TechCrunch)

O Reino Unido anunciou nesta segunda-feira uma parceria com a OpenAI para colaboração em pesquisas de segurança de IA e explorar investimentos em infraestrutura, como data centers. O governo estabeleceu planos para investir 1 bilhão de libras em infraestrutura de computação para desenvolvimento de IA, esperando aumentar a capacidade de computação pública em 20 vezes nos próximos cinco anos. A tecnologia poderia aumentar a produtividade em 1,5% ao ano, um acréscimo de 47 bilhões de libras anualmente ao longo de uma década, segundo estimativa governamental. (Reuters)

Inflação, juros, dívida pública, desigualdade. Termos que dominam o noticiário e moldam o debate público, mas que nem sempre chegam com a clareza necessária. Teoria Econômica para Diálogos Construtivos é o novo curso do Meio, com a economista Deborah Bizarria, pensado para quem não é economista — mas quer compreender os fundamentos por trás das manchetes e participar das discussões com segurança. O curso já está em pré-venda. Garanta agora com 30% de desconto.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.