O estado atual da guerra do stream

Com as empresas divulgando seus resultados do segundo trimestre, começa a aparecer um primeiro panorama de como está a guerra dos serviços de streaming, que foram um tanto beneficiados com a pandemia de Covid-19. A Netflix continua liderando o mercado com quase 193 milhões de assinantes no mundo. Conquistou mais 10 milhões de novos assinantes no último trimestre depois de ter conquistado quase 16 milhões nos primeiros três meses do ano.

Quem surpreendeu foi a Disney, que lançou seu serviço de streaming Disney+ no final do ano passado e que já conta com mais de 60 milhões de assinantes. Meta que a empresa esperava atingir até 2024. Somando seus outros serviços de streaming, como o ESPN+ e Hulu, a companhia já conta com mais de 100 milhões de assinantes de streaming. Mas ao que parece, o segundo trimestre não foi tão bom assim para a Disney+, pois no primeiro trimestre o serviço já tinha atingido 54 milhões de assinantes. Mas o serviço por enquanto só foi lançado em alguns mercados, como EUA, Canadá, Porto Rico, Australia e nos principais países da Europa.

Um relatório da Kantar, empresa especializada em acompanhar o mercado de mídia, já mostrava essa diminuição no crescimento da Disney+ no segundo trimestre. Quem cresceu forte no período foi o Amazon Prime Vídeo, que capturou quase um quarto do total de novos assinantes de streaming. Enquanto a Disney+ capturou pouco mais de 13% dos novos assinantes, comparado com os quase 40% que havia capturado no primeiro trimestre.

A Amazon não divulgou o total de assinantes Prime no final do trimestre. Mas no começo do ano, já possuía 150 milhões de assinantes do Prime. O que significa que a empresa deve estar encostando nos calcanhares da Netflix. A comparação não é de todo igual, pois streaming é apenas parte dos benefícios do pacote da Amazon, mas mostra a força da empresa de Jeff Bezos neste mercado.

Quem parece estar patinando é a HBO. A empresa teve um lançamento bem sucedido do HBO Max, sua nova aposta no mercado de streaming. Pelo relatório da Kantar, o serviço capturou cerca de 10% dos novos assinantes de streaming. No total, a empresa diz que conseguiu aumentar sua base de assinantes em 1,7 milhões, somando o serviço tradicional da HBO com o HBO Max. O problema é que o serviço de cabo da empresa perdeu 2 milhões de assinantes no período. Ou seja, a empresa precisa conquistar novos assinantes no streaming de forma ainda mais acelerada do que seus concorrentes. A empresa enfrenta ainda um certo problema de confusão de marcas, pois possui dois outros serviços, o HBO Go e o HBO Max que acabam confundindo os assinantes.

Enquanto isso… A NBC anunciou que seu serviço Peacock, que possui uma versão paga e outra gratuita, baseada em publicidade, e que foi lançado em meados de julho, já possui 10 milhões de usuários. Mas o lançamento do serviço acabou sofrendo um forte baque com o adiamento da Olimpíada, cuja transmissão para os EUA seria seu carro chefe.

Por aqui o Globoplay não anunciou seu total de usuários, mas Erick Bretas, diretor de produtos e serviços digitais da emissora, anunciou que durante a quarentena o serviço mais que dobrou o número de assinantes que tinha no ano passado.

E por falar em Brasil… Parece que a Disney+ deve chegar aqui em novembro. Essa semana usuários de países onde o serviço já está disponível, conseguiram inclusive ver no app o preço de R$ 28,99, sim em reais.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.

Se você já é assinante faça o login aqui.

Fake news são um problema

O Meio é a solução.

R$15

Mensal

R$150

Anual(economize dois meses)

Mas espere, tem mais!

Edições exclusivas para assinantes

Todo sábado você recebe uma newsletter com artigos apurados cuidadosamente durante a semana. Política, tecnologia, cultura, comportamento, entre outros temas importantes do momento.


R$15

Mensal

R$150

Anual
(economize 2 meses)
Edição de Sábado: Nossa Senhora de Copacabana
Edição de Sábado: O jogo duplo de Pacheco
Edição de Sábado: A política da vingança
Edição de Sábado: A ideologia de Elon Musk
Edição de Sábado: Eu, tu, eles

Sala secreta do #MesaDoMeio

Participe via chat dos nossos debates ao vivo.


R$15

Mensal

R$150

Anual
(economize 2 meses)

Outras vantagens!

  • Entrega prioritária – sua newsletter chega nos primeiros minutos da manhã.
  • Descontos nos cursos e na Loja do Meio

R$15

Mensal

R$150

Anual
(economize 2 meses)