Janot cita Shakespeare ao sair, Dodge o papa Francisco, ao entrar

Raquel Dodge tomou posse como procuradora-geral da República cedo de manhã, numa cerimônia adiantada para que o presidente Michel Temer pudesse participar a tempo de viajar para os EUA, onde tinha jantar marcado com Trump. “O país passa por um momento de depuração”, afirmou. Citou o papa Francisco para explicar a alma do corrupto. “Corrupção não é um ato, mas uma condição, um estado pessoal e social, no qual a pessoa se habitua a viver.” Com exceção da ministra Cármen Lúcia, todos os presentes à mesa da posse foram alvos de Rodrigo Janot, seu antecessor: Temer, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira. (Estadão)

Dodge vai focar em assuntos ambientais e direitos humanos, incluindo-se aí questões indígenas. O desmonte da Funai em curso já está na mira, informa Míriam Leitão. (Globo)

Gilmar Mendes: “Certamente a procuradora-geral vai fazer uma reanálise de todos os procedimentos para, certamente, evitar erros e equívocos que estavam se acumulando.” (Folha)

Em sua carta de despedida como procurador-geral da República, Rodrigo Janot inicia citando Hamlet: Há algo de podre no reino da Dinamarca. “Precisamos trabalhar incessantemente para retomar os rumos deste país”, escreveu, “colocando-o a serviço de todos os brasileiros e não apenas da parcela de larápios egoístas e escroques ousados que ainda ocupam vistosos cargos em nossa República.” (Globo)

PUBLICIDADE

O Supremo se reúne amanhã para decidir o que faz com a denúncia encaminhada por Janot contra Temer. A tendência é de que seja automaticamente encaminhada à Câmara, onde precisa ser aprovada por dois terços dos deputados para que o julgamento possa ocorrer. (Globo)

Porém... Segundo Mônica Bergamo, pelo menos quatro ministros já discutiram sobre a possibilidade de devolver a denúncia à nova procuradora-geral, Raquel Dodge, para que ela faça sua avaliação. (Folha)

Gilmar Mendes, que iria para a Alemanha, adiou a viagem para participar da sessão. (Estadão)

A maior preocupação do Planalto, porém, não é com a denúncia. É com a instabilidade do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso na Penitenciária da Papuda, sem possibilidade clara de se ver livre. O medo de que Geddel parta para uma delação é real. (Estadão)

Enquanto isso... A Comissão de Ética Pública da Presidência abriu dois processos contra o ministro Moreira Franco e pediu esclarecimentos ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Moreira será investigado pela conduta como vice-presidente da Caixa Econômica e por favorecimentos à Odebrecht. Padilha por obstrução de Justiça. No máximo, a Comissão pode recomendar que se exonere os políticos.

O jantar que seria pequeno inicialmente foi-se ampliando e ampliando e, ao final, inúmeros se sentaram à mesa com Donald Trump e Michel Temer. Temer, aliás, era o único usando tradução simultânea. Na pauta, a situação da Venezuela. E nada se decidiu.

Como é da tradição, o presidente brasileiro abre hoje a Assembleia-Geral da ONU. Deve falar sobre a preservação da Amazônia.

O ministro da Defesa Raul Jungmann convocou o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, para que preste explicações sobre o comportamento do general Antonio Hamilton Mourão. É o que sugeriu intervenção militar. Estudam possibilidade de puni-lo.

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles publicou vídeo no qual pede “a oração de todos vocês” para que a economia volte a crescer. Neste aceno ao público evangélico há também receio de que, tornando-se candidato à Presidência, guine demais à direita. Embora, nas palavras de outro ministro, é no máximo um bom candidato a vice.

Os nove integrantes da Executiva do PT de Ribeirão Preto decidiram abrir processo que pode levar à expulsão do ex-ministro Antonio Palocci da legenda. Ele deverá se explicar por carta, caso deseje permanecer. (Globo)

Viver

O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, decidiu que o Conselho Federal de Psicologia não pode repreender os profissionais que desejem oferecer a terapia de reversão sexual — a ‘cura gay’. Uma resolução de 1999 do CFP proibia psicólogos de tratarem como patologia que precise de cura a homossexualidade. A entidade vai recorrer. (Estadão)

Mais um: o furacão Maria chegou à ilha caribenha de Dominica com violência. É uma tempestade de categoria 4, mas deve aumentar conforme se encaminha para o Porto Rico. Ao tocar a Flórida no início do mês, o Irma tinha categoria 5. (New York Times)

No dia 26 de setembro de 1983, o tenente-coronel soviético Stanislav Petrov comandava uma casa de detecção de mísseis quando as sirenes começaram a tocar. Cinco mísseis nucleares americanos se dirigiam à Rússia, segundo o sistema. Naquele instante, tinha 20 minutos para lançar um contra-ataque. O protocolo era claro: devia dar a ordem. Mas pensou. Se os EUA tivessem decidido atacar, cinco mísseis eram pouco. O sistema computadorizado, muito novo. Toda a pressão sobre ele. Os dados que tinha em mãos eram claro. Agarrou-se à intuição e nada fez. De fato: uma falha de software. Sua história só foi conhecida após a queda da URSS. Ele salvou o mundo ao ignorar seu protocolo. Stanislav Petrov morreu no último 19 de maio sem qualquer celebração, empobrecido. A morte foi descoberta por um jornalista que o procurou esta semana para entrevista-lo. via Pioneiros

Gatos podem ser líquidos ou sólidos. Por exemplo: um gato dentro de uma jarra de vidro, acomoda-se no recipiente qual líquido. É o que atesta a pesquisa que venceu este ano a categoria de física do Ig Nobel Prize, uma paródia do seríssimo prêmio entregue a estudos que fazem antes rir do que pensar. A Science Mag comenta os vencedores desta edição, como um trabalho que se propôs a escanear cérebros para responder a intrigante questão: por que algumas pessoas odeiam queijo? Levou o prêmio de Medicina.

Falando em Nobel… Dos 881 premiados (com exceção de entidades) apenas 48 são mulheres. 5% do total. Desde que o prêmio passou a ser concedido, em 1901. E não porque faltam mulheres brilhantes na ciência. Segundo o El País, “a trajetória do Nobel está repleta de pegadas sexistas”. O jornal cita exemplos de pioneiras em diversas pesquisas, excluídas ao longo da história.

Que os polvos são inteligentes já era sabido. Agora, um pesquisador adiciona um novo ponto ao estudo dos bichos: são os seres mais próximos de como seriam os alienígenas na Terra. São sensíveis, dotados de consciência, e no entanto sem ancestral comum ao homem. Desenvolveram olhos e cérebro por caminhos evolutivos completamente distintos daqueles trilhados por nós. Nenhum outro ser tem todas estas características sem que possamos chamá-lo de primo.

Cultura

Um membro da produção de Narcos foi encontrado morto a tiros no México. Carlos Muñoz tinha 37 anos e já havia trabalhado para longas como Sicario, Velozes e Furiosos, entre outros. Saiu para fotografar locações para a série da Netflix, e seu corpo foi encontrado em seguida. Depois de passar por Pablo Escobar nas duas primeiras temporadas e pelo Cartel de Cali na atual, a quarta temporada de Narcos se desdobrará justamente no México, país que é, hoje, um dos principais locais de operação dos cartéis de drogas na América. (Estadão)

PUBLICIDADE

Depois de meio século, o fundador e dono da Rolling Stone, Jann S. Wenner colocou à venda o controle da revista. Nos últimos anos, a publicação vem sofrendo os efeitos da crise na indústria editorial. Uma reportagem com grave erro sobre abuso sexual na Universidade da Virgínia, ainda custou-lhe imensamente em credibilidade. A revista, ícone da contracultura dos anos 1960, é o único grande título ainda independente das gigantescas casas editoriais que foram engolindo as revistas nas últimas décadas. Mas, aos 71 anos, Wenner afirma que não consegue mais. O New York Times retoma a importância histórica da Rolling Stone e a forma como Wenner a criou — sozinho, aos 21 anos, num loft em San Francisco.

A propósito: o jornal reúne grandes capas da revista, que testemunhou em primeira mão a Revolução Sexual, a explosão do rock, reuniu jornalistas como Hunter S. Thompson e Tom Wolfe, ditou comportamentos e alçou artistas ao estrelato mundo afora. O próprio fundador conduziu algumas das mais importantes entrevistas publicadas.

Banksy acaba de revelar duas novas obras. Postou as imagens no próprio Instagram, algo que garante que os trabalhos são mesmo de sua autoria. Desta vez, ele fez dois murais em homenagem a Jean-Michel Basquiat, no Barbican Centre, em Londres, instituição que nesta semana abre uma exposição dedicada ao artista americano.

Enquanto isso, na Time A edição deste mês tem diferentes capas, mas todas são estampadas com retratos de mulheres pioneiras — clicadas por uma brasileira com seu iPhone. A fotógrafa é Luisa Dörr, tem 28 anos, mora na Bahia, mas nasceu no Rio Grande do Sul. O Nexo perfila a jovem e conta como suas imagens chegaram à(s) capa(s) da Time. É possível ver algumas das fotos de Luisa em seu perfil no Instagram.

Galeria: grandes arranjos de flores e um bonsai no fundo do mar. São obras do japonês Makoto Azuma que, por três dias em agosto, saiu num barco para instalar os trabalhos no Oceano Pacífico. Antes, os arranjos foram testados em seu laboratório em Tóquio, para avaliar como se comportariam, por exemplo, as cores debaixo d’água. Em sua conta no Instagram, há outros exemplos de sua arte botânica, que já foi congelada em blocos de gelo e até enviada à estratosfera.

Cotidiano Digital

Não decolou bem a pré-venda dos iPhones modelos 8 e 8 Plus. Aberta desde a sexta-feira, ainda não bateu no limite do estoque. É possível que os consumidores estejam aguardando o modelo X, que começará a ser vendido no final de outubro. O Apple Watch série 3, porém, parece estar vendendo bem, segundo analistas.

A Vevo sofreu um ataque hacker. A empresa, uma parceria entre Google, Universal, Sony e Warner Music para publicar vídeos musicais no YouTube, foi atacada pelo grupo OurMine. Ludibriando um empregado da empresa, os hackers conseguiram acessar o sistema interno e obtiveram dados contratuais de inúmeros artistas, incluindo Taylor Swift e U2.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.