Agenda Cultural para 5-11-21

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Na programação do Jazzfest Berlin, que nesse ano destaca a produção de artistas do Brasil, África do Sul e Egito, a compositora e baterista Mariá Portugal apresenta amanhã um show direto da Alemanha, onde mora, enquanto as bandas Quartabê e Metá Metá contribuem com vídeos, no mesmo dia e no domingo, respectivamente.

PUBLICIDADE

Direto do Teatro Sesi, em Vitória, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo começa hoje com a Sinfonia nº 14, de Shostakovich, interpretada pela soprano Eliane Coelho com a Orquestra Camerata Sesi, regida por Gabriel Rhein-Schirato.

A cantora Maria Bethânia lançou esta semana o programa Tabuleiro, que reúne duas de suas paixões: música e literatura. O primeiro episódio, já disponível na Rádio Batuta, estabelece conexões entre Clarice Lispector e o blues.

Começa hoje a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, cuja 4ª edição, toda virtual, homenageia a escritora Maria Valéria Rezende, além de receber convidados como Itamar Vieira Junior e Aline Bei.

Shows de Anelis Assumpção e Curumin gravados na Fazenda Santo Antônio, em Louveira (SP), estão entre os destaques do Festival Curuquim, que rola ao longo do fim de semana.

Filmes clássicos e títulos inéditos serão exibidos a partir de hoje no Festival de Cinema Italiano, que tem sessões online gratuitas para todo o país, além de presenciais, em São Paulo.

O pianista Hercules interpreta hoje obras de Chiquinha Gonzaga, Astor Piazzolla e Radamés Gnattali, entre outros, em recital da temporada da Osesp. Amanhã, Fabio Mechetti rege a Filarmônica de Minas Gerais em concerto com peças de Ravel, Prokofiev e Bartók. No domingo, a Sinfônica Heliópolis recebe o maestro Isaac Karabtchevsky para tocar Grieg, Verdi e Tchaikovsky.

Dirigida por Gabriel Villela e atuada por Chico Carvalho, a adaptação de Henrique IV, de Pirandello, começa hoje uma temporada online, transmitida direto do Teatro Ruth Escobar. Inspirada no filme de Lars von Trier, a peça Dogville, com Mel Lisboa no elenco e direção de Zé Henrique de Paula, será exibida pelo Teatro Faap a partir dessa sexta.

Espetáculos da Quasar Cia. de Dança e dos grupos Cena 11 e Corpo estão na programação da Mostra Internacional de Dança Paralelo 16, que acontece em formato híbrida, online e em Goiânia, até o dia 15. No sábado, começa o festival Dança em Trânsito, que envolve 25 cidades em atividades presenciais e virtuais.

Criadas por Itamar Assumpção, as bandas Isca de Polícia e Orquídeas do Brasil homenageiam amanhã o autor de Nego Dito em show transmitido pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.

Documentários sobre cultura popular e shows de artistas como Alessandra Leão e Kunumi MC serão exibidos a partir de domingo no Ciclo de Cultura Tradicional, com transmissão das Oficinas Culturais.

No mesmo dia, Zeca Pagodinho convida o grupo Batuqueiros e sua Gente em apresentação gravada na Casa de Francisca. A TNT transmitirá o evento pelo YouTube.

O Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal lançam na segunda a plataforma Ancestralidades, cujo conselho é formado pela escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana, que conduz uma série de encontros virtuais com personalidades negras ao longo da semana.

O festival de documentários sobre moda Feed Dog Brasil começa na terça e apresenta perfis de estilistas como Christian Louboutin e Karl Lagerfeld, entre outros. As sessões acontecem de forma presencial no Rio de Janeiro e online para todo o país.

A estreia de Ficções Sônicas 02, com dramaturgia e direção de Grace Passô, marca a abertura da nova edição do Brasil Cena Aberta, na terça. Filmada no Theatro Municipal de São Paulo, a peça tem participações da soprano Marly Montoni e do rapper Novíssimo Edgar.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.