O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

‘O povo senta-se comigo nessa cadeira’, afirma a primeira ministra negra do TSE

Dia histórico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Primeira ministra negra da Corte, Edilene Lôbo inaugurou hoje sua participação em uma sessão plenária. Em seu discurso, destacou a necessidade de vencer desigualdades de gênero e raça. “Esse lugar não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, afirmou. “Nós, negras, somos apenas 5% da magistratura nacional, havendo apenas uma senadora autodeclarada negra, portanto, menos de 1% do Senado; 30 deputadas, o que corresponde a cerca de 6% da Câmara Federal. Mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas são 65% das empregadas domésticas”, disse.

PUBLICIDADE

Edilene Lôbo assumiu a cadeira do ministro titular André Ramos Tavares. E ela ocupa o posto às vésperas da aposentadoria da ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal, deixando apenas a ministra Cármen Lúcia na Corte. O presidente Lula tem sido pressionado a indicar uma mulher negra para o Supremo. Mas ele já afirmou que gênero e cor não serão critérios para sua escolha. (UOL)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.