Netanyahu diz que situação de reféns pode ter ‘boas notícias logo’
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira que deve ter “boas notícias logo” sobre a situação dos reféns levados pelo Hamas após os atentados de 7 de outubro. “Estamos fazendo progressos. Acho que não vale a pena falar demais neste momento, mas espero ter boas notícias logo”, disse ele, em conversas com reservistas. A fala do premiê ecoa declarações mais cedo de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, de que um “acordo de trégua” entre o grupo e o governo israelense, mediado pelo Catar, está “perto de ser alcançado”. (Reuters)
O Gabinete de Guerra de Israel vai se reunir ainda nesta terça-feira para discutir o acordo, enquanto as duas partes estariam discutindo uma lista com os reféns que seriam libertados num primeiro momento. (CNN)
Fontes ligadas às negociações dizem que o acordo envolveria a troca de 50 reféns por 150 prisioneiros palestinos, em sua maioria mulheres e menores de idade. Além disso, Israel autorizaria a entrada diária de 300 caminhões de ajuda humanitária à Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito e de uma interrupção de seis dias nas operações militares israelenses no território palestino. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que “decisões difíceis” teriam de ser tomadas nos próximos dias em relação aos reféns, se especificar se estava se referindo a concessões aos Hamas. (Haaretz)