Após acordo, OpenAI anuncia retorno de Sam Altman como CEO

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Em uma reviravolta, Sam Altman concordou em retornar ao cargo de CEO da OpenAI. As informações foram divulgadas pela criadora do ChatGPT na madrugada de hoje em uma postagem no X. “Chegamos a um acordo de princípio para Sam Altman retornar à OpenAI como CEO com um novo conselho inicial composto por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo”, dizia o post. O ex-presidente Greg Brockman, que renunciou em protesto contra a demissão de Altman, também retornará. Em um comunicado, Altman disse que está “ansioso” para retornar ao cargo e desenvolver a “forte parceria” da empresa com a Microsoft, financiadora da empresa de inteligência artificial. Satya Nadella, presidente da Microsoft, também se pronunciou saudando o acordo. A companhia havia contratado Sam Altman e Brockman logo após a saída dos executivos da OpenAI. “Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governação mais estável, bem-informada e eficaz”. A volta do cofundador para o comando da OpenAI acontece menos de uma semana após ele ser demitido pelo conselho de administração, causando uma grande surpresa no mercado de tecnologia. (The Verge)

PUBLICIDADE

Altman já havia sinalizado que estaria disposto a voltar, caso os membros do conselho que o demitiram sejam afastados. A pressão sobre os três conselheiros ficou ainda maior com a ameaça de debandada em massa de mais de 500 funcionários da OpenAI, caso o ex-CEO não fosse reconduzido ao cargo. Na segunda-feira, um membro do conselho enviou uma carta aberta pedindo sua renúncia e a reintegração de Altman. (The Verge)

A demissão tumultuada e suas consequências ainda podem ser alvo de uma investigação independente, segundo fonte da imprensa internacional. O caso vai analisar a conduta do conselho e os impactos que teriam sido gerados por conta do episódio tumultuado. Investidores alertaram a OpenAI que o efeito dominó na empresa poderia gerar um impacto de US$ 86 bilhões nas vendas e uma imagem negativa para a empresa. (Olhar Digital e Valor)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.