Temporais no fim de semana deixam 13 mortos em RJ e SP

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

As chuvas que atingem o Sudeste neste fim de semana já deixaram ao menos 11 mortos na Zona Norte e Região Metropolitana do Rio de Janeiro entre sábado e domingo, enquanto uma mulher em Belford Roxo e uma criança em São João de Meriti seguem desaparecidas. O temporal afetou as principais vias do Rio, além de linhas de ônibus e metrô, fazendo com que concursos e provas marcados para hoje fossem cancelados. O hospital Ronaldo Gazolla ficou sem energia após ficar com o subsolo inundado. O Centro de Operações informou que a cidade entrou em estágio operacional número 4, o segundo maior na escala de riscos. O prefeito Eduardo Paes decretou situação de emergência.

PUBLICIDADE

Em São Paulo, as tempestades que chegaram à capital e Região Metropolitana entre sexta-feira e a madrugada de sábado fizeram duas vítimas fatais e provocaram queda de árvores, alagamento de ruas e a suspensão de voos no Aeroporto de Congonhas por mais de uma hora. Os Bombeiros também receberam 47 chamados para enchentes nas cidades de Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba. (g1)

O governo federal anunciou que vai dar apoio à cidade do Rio para lidar com os estragos das chuvas. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que a pasta pode ajudar com a compra de alimentos e água potável, assistência humanitária e reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada. O governador em exercício do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (MDB), também informou que está fazendo o cadastro das famílias afetadas pelo desastre para receber um auxílio de R$ 3 mil por meio do Cartão Recomeçar. Já a prefeitura do Rio criou pontos de apoio temporários para dar assistência aos moradores afetados, e a Câmara Municipal e o Voz das Comunidades criaram um espaço para a concentração de doações. (g1 e CNN Brasil)

Pois é… O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que todo o estado do Rio segue em alerta de perigo potencial para tempestades até às 10h desta segunda-feira, com riscos de pequenos deslizamentos em áreas propensas. Em Nova Iguaçu e São João de Meriti, que somam cinco mortes, as defesas civis emitiram alerta máximo para temporais. (CNN Brasil)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.