Evidências e assombrações nas estreias dos cinemas

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle em 1989, Evidências se tornou um megassucesso um ano depois, ao ser gravada por Chitãozinho e Xororó. A ponto de seus apreciadores a tratarem com um “hino nacional informal” – há controvérsias. Popular até hoje, especialmente em karaokês, a canção inspira a comédia romântica Evidências do Amor, de Pedro Antônio, que chega nesta quinta-feira aos cinemas. O longa usa a música como artifício para o atrapalhado Marco Antônio (Fábio Porchat, um dos roteiristas) reviver o namoro com Laura (Sandy, filha de Xororó). O diretor afirma que, por conta do realismo fantástico, o filme vai surpreender mesmo os fãs mais tradicionais da canção.

PUBLICIDADE

Com muita fantasia e nenhum realismo, estreia também Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, continuação do filme de 2021 que reuniu heróis mirins, liderados pelo professor Paul Rudd, e os veteraníssimos atores do clássico de 1984. Todos estão de volta, e as referências oitentistas são um dos pontos altos, mas a crítica no exterior torceu um pouco o nariz. Nada que afetasse o público, pois o longa superou na primeira semana o faturamento do antecessor.

Da França vem O Sabor da Vida, estrelado por Juliette Binoche e Benoît Magimel. A estrela faz Eugenie, uma cozinheira que trabalhou por duas décadas para um renomado gourmet, com quem acabou se casando, mas não exatamente convicta. Será a mesa uma boa base para um relacionamento?

Uma mulher e sua filha, uma menina trans, passam o verão em uma pequena cidade no interior da Espanha, mas a mãe não quer que os vizinhos saibam a verdade sobre a criança. Esse é o argumento do drama 20.000 Espécies de Abelhas.

Baseado na obra de Clarice Lispector, A Paixão Segundo G.H., de Luiz Fernando Carvalho, traz Maria Fernanda Cândido como personagem-título. Ambientado em 1964, ano de publicação do livro, o longa mostra uma rica escultora carioca que, sem amor e sem empregada, tem de arrumar o próprio apartamento. A metáfora para sua vida se completa com o aparecimento de uma barata.

Lembrando Jonathan Larson, autor do musical Rent, como documentar a vida real, quando a vida real parece mais ficção a cada dia? É o que nos traz o francês Cinema é Uma Droga Pesada, de Cédric Kahn. Um jovem diretor é escalado para fazer o making of de um longa dirigido por um cineasta consagrado e que vem enfrentando o caos em sua produção.

Documentário de verdade é As Linhas da Minha Mão, de João Dumans, no qual a atriz Viviane de Cássia Ferreira fala de sua experiência com a loucura.

A mesma produtora do controverso Som da Liberdade nos traz o documentário (com dramatizações) Depois da Morte, de Stephen Gray e Chris Radtke, onde pessoas relatam experiências de quase morte. Como os realizadores têm uma inclinação religiosa, o tom do filme corrobora as narrativas de situações paradisíacas e infernais.

E para as crianças, uma opção é a animação Um Gato de Sorte, sobre um bichano mimado que esquece o quão sortudo foi ao ser resgatados das ruas e amado.

Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.