Alunos de escolas de tempo integral vão melhor em português e matemática

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Uma pesquisa revela que o ensino em tempo integral aumentou em 35% o aprendizado de matemática e em 26% o de língua portuguesa dos alunos do 6º a 9º ano da rede pública de São Paulo. O estudo foi realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social, ligado à USP, em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura. A medida da melhora foi auferida a partir das notas dos estudantes no Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolas do Estado de São Paulo. Foram comparados os pontos obtidos pelos alunos no Saresp do 5º ano com a pontuação do 9º ano. Os estudantes das escolas de tempo regular fizeram 40 pontos em matemática. Os de tempo integral, 54. Em língua portuguesa, alunos de tempo regular marcaram 39 pontos e os de tempo integral, 49. Para desconsiderar o impacto da pandemia, a pesquisa levou em conta dados entre 2013 e 2019. Tanto alunos do regular quanto do integral estão abaixo do desempenho ideal do Saresp. (Folha)

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