O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Metade dos homicídios no Brasil ocorreu em 162 cidades, diz Atlas da Violência

Apenas 162 municípios somam metade dos 46,4 mil homicídios registrados no Brasil em 2022, equivalente a 3% das cidades. É o que revelam os dados do Atlas da Violência divulgado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Destes, 24 cidades estão na Bahia, 19 no Rio de Janeiro e 16 em São Paulo. A Bahia também tem sete municípios entre os dez mais violentos do país. O relatório aponta que 2022 foi o ano com maior número de municípios com pelo menos um homicídio estimado (4.022), o que pode indicar uma tendência de desconcentração do crime nos últimos quatro anos, ainda que bastante modesta. Entre 2012 e 2022, quase 50 mil mulheres foram assassinadas no país, sendo que 221.240 de todas as idades foram vítimas de algum tipo de agressão. A maioria delas (144.285) ocorre em ambiente familiar. “Os dados do Atlas da Violência nos mostram que as mulheres brasileiras estão expostas à violência do nascimento ao final de suas vidas”, explica a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno. (CNN Brasil)

PUBLICIDADE

As agressões sexuais foram o tipo de violência mais recorrente contra meninas de 10 a 14 anos, representando 49,6% entre esta faixa etária, além de 30% entre bebês e crianças de até 9 anos. Entre estes últimos, a negligência, ou seja, a omissão de cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social, é a violência predominante. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.