Ex-diretora do Banco Central acredita em Selic acima de 12%
Receba notícias todo dia no seu e-mail.
Assine agora. É grátis.
Fernanda Guardado, hoje economista do BNP Paribas, mas ex-diretora de assuntos internacionais do Banco Central, prevê que o Banco Central elevará a Selic para 12,25% até março de 2025. Em entrevista ao Valor Econômico, Guardado acredita que o Banco Central deve começar o ciclo com um aumento de 0,25 ponto percentual, para evitar a percepção de que futuros aumentos serão mais acentuados. Mas, para ela, o ciclo incluirá aumentos adicionais de 0,5 ponto em novembro e dezembro, com possibilidade de ajustes menores em janeiro e março.
A economista destaca que a política monetária precisa ser ajustada para permitir a convergência da inflação, reconhecendo erros anteriores, mas enfatizando a importância de ações corretivas para estabilizar as expectativas inflacionárias. Para Guardado, a inflação deve ficar em 4% para este ano e o mesmo valor no próximo ano.
Tendo convivido com Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula para o comando do Banco Central a partir de 2025, a economista expressa confiança na futura gestão, ressaltando a abertura de Galípolo para diferentes perspectivas e seu potencial para uma liderança eficaz. (Valor Econômico)