O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

‘Rezem por mim’, diz Papa Francisco em 1º pronunciamento desde o início da internação

Prensa Total/Flickr
Prensa Total/Flickr

“Continuo confiante, recebendo os tratamentos necessários e descansando, pois o descanso também faz parte da terapia”, afirmou o Papa Francisco neste domingo, 23. Em uma mensagem divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice se pronunciou pela primeira vez desde sua internação no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro, após dificuldades respiratórias. No comunicado, ele expressou sua gratidão pelo apoio dos fiéis: “Agradeço a todos pela proximidade e orações. Peço que rezem por mim e confio à intercessão de Maria”, completou.

PUBLICIDADE

Além disso, convidou os fiéis a rezarem pelos países em conflito, desde a “Palestina até o Sudão”, com uma lembrança especial para a Ucrânia. A mensagem substituiu sua tradicional oração do Angelus, já que este é o segundo domingo consecutivo em que o Papa Francisco não participa do rito. Neste domingo, a missa foi conduzida pelo Arcebispo Rino Fisichella.

Apesar de o Vaticano informar que o argentino teve uma noite tranquila, ele segue em estado crítico, com insuficiência renal leve, conforme boletim divulgado nesta tarde. A condição foi identificada em um novo exame, que também indicou o estágio inicial do problema. Pelo menos, a atualização revelou que o pontífice não sofre mais de crise respiratória. Segundo o Vaticano, ele está “vigilante e bem orientado”, mas o prognóstico completo segue em sigilo devido à complexidade de seu quadro. Inicialmente diagnosticado com bronquite, seu quadro evoluiu para pneumonia bilateral.

Mais cedo, a equipe médica informou que Francisco precisou de uma nova aplicação de oxigênio de alto fluxo pela manhã, utilizando almofadas nasais. Seu estado piorou no sábado, com uma crise asmática que aumentou a necessidade de oxigênio. Além disso, exames de sangue revelaram plaquetopenia e anemia, o que levou à necessidade de transfusões. Apesar da fragilidade, ele permaneceu vigilante e em repouso. Resultados de outros exames devem ser divulgados até a noite.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.