O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine Premium
Olá ! Como Assinante você tem acesso a:News do MeioAcesso básico ao site
Olá, , você é Assinante!
Veja tudo a que você tem acesso:

O Julgamento do Século: documentário do Meio mergulha no julgamento de Jair Bolsonaro

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de antigos auxiliares civis e militares pela tentativa de golpe de Estado em 2022 começou em 2 de setembro. Trata-se do processo judicial mais relevante da história recente do país. Um divisor de águas que pode definir responsabilidades sobre os ataques ao Estado democrático de direito e influenciar os próximos capítulos da política brasileira.

PUBLICIDADE

A investigação alcança não apenas Bolsonaro, mas também cinco oficiais-generais de quatro estrelas e aliados acusados de participar da conspiração. Em pauta, perguntas centrais para o futuro da democracia: houve de fato uma tentativa de golpe? O que caracteriza essa tentativa? O 8 de janeiro foi vandalismo isolado ou parte de uma trama articulada?

Essas questões orientam O Julgamento do Século, segundo episódio da série Democracia: Uma História Sem Fim, disponível no streaming do Meio. O documentário exclusivo reconstrói a conspiração golpista de 2022 e seus desdobramentos, que levaram o país ao maior abalo institucional desde a redemocratização.

Com depoimentos de figuras centrais — como o general Fernando Soares, o interventor Ricardo Cappelli, a presidente do STM Elizabeth Rocha, o brigadeiro Joseli Camelo, a senadora Eliziane Gama e o jurista Rafael Mafei — o episódio discute o papel das Forças Armadas na política, o debate sobre o artigo 142 da Constituição e a tradição brasileira de impunidade em golpes de Estado. O resultado é um registro que amplia a compreensão sobre o que esteve em jogo — e os riscos que ainda rondam o regime democrático.

Assim como no primeiro capítulo da série, o filme une rigor histórico e jornalismo investigativo para narrar os dilemas da democracia brasileira. A direção é de Ricardo Rangel, o roteiro de Sérgio Rodrigues e a apresentação de Flávia Tavares.

Com O Julgamento do Século, o Meio dá continuidade à sua primeira produção documental original. Não queremos apenas reconstituir fatos, mas provocar reflexão sobre o presente e o futuro da democracia no Brasil.

Assista


Se você é assinante Premium pode acessar o streaming aqui.
Ainda não é assinante? Assine o Meio e acesse agora!

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.