PT parte para ataque pessoal antes de julgamento

“Este cidadão”, discursou Lula ontem, “é bisneto do general que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. Talvez ele ache que eu seja cidadão de Canudos.” Referia-se ao desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, presidente do TRF-4, que corte que julgará o líder petista em segunda instância no caso do tríplex. No evento do Teatro Oi Casa Grande, na zona sul do Rio de Janeiro, Lula reuniu artistas e intelectuais como Gregorio Duvivier, Osmar Prado, Bete Mendes, Beth Carvalho e Marcia Tiburi. (Folha)

E, assim, o PT confirma publicamente sua nova estratégia para lidar com o julgamento do dia 24. Parte para os ataques pessoais. O partido está convencido de que a tendência do tribunal é pela condenação, que pode inviabilizar a candidatura de Lula. (Globo)

Em tempo: Tomás Thompson Flores foi deputado federal na primeira Legislatura da República e comandava um dos batalhões do Exército na Guerra de Canudos. O trisavô do desembargador não matou Conselheiro. Na verdade, morreu ele próprio durante a batalha. “Era um lutador de primeira ordem”, segundo Euclides da Cunha, “embora lhe faltasse serenidade de ânimo.” (PDF)

PUBLICIDADE

Do outro lado... A direita antipetista cindiu. Depois que a apresentadora Rachel Sheherazade compartilhou a reportagem da Folha sobre o aumento de patrimônio de Jair Bolsonaro comparando-o a Lula — “os ‘opostos’ cada vez mais parecidos” —, foi de presto atacada pela base do candidato nas redes sociais. O vereador paulistano Fernando Holiday, ligado ao MBL, saiu com seu exército em defesa da jornalista. Não é só a esquerda que entra dividida no ano eleitoral.

Enquanto isso... A Gazeta do Povo, que também se posiciona à direita, comparou Bolsonaro a Trump. Pelos piores motivos. Lembrou que o deputado brasileiro chamou senegaleses, haitianos e outros imigrantes que vinham para o país de “escória do mundo”, assim como Trump classificou o Haiti e países africanos de “lugares de merda”.

O presidente Michel Temer teve uma série de reuniões com pastores evangélicos. Ele busca apoio da bancada religiosa para a reforma da Previdência. É uma briga ladeira acima. De Nova York, o presidente da Câmara Rodrigo Maia se disse pessimista. “Se não conseguir voto em fevereiro, não vota mais.” O cálculo é de que o Planalto possa contar com algo entre 250 e 260 votos. Precisa de 308.

Aliás... Temer decidiu afastar por 15 dias quatro vice-presidentes da Caixa. A recomendação veio do Banco Central e do Ministério Público Federal. Eles são investigados pelo próprio banco, suspeitos de corrupção e irregularidades. O MPF pedia o afastamento de todos 12 vices e esta é a segunda recomendação desde o mês passado. Segundo a Folha, na última semana, os investigadores avisaram ao presidente que ele pode ser responsabilizado, na esfera cível, se mesmo alertado mantiver vices que sejam formalmente acusados de crimes. Como são indicações políticas, o afastamento causa tem impacto na votação da Previdência.

Aliás... Segundo Lydia Medeiros, as indicações já são políticas faz tempo. E costumavam vir do próprio Temer. (Globo)

Foi para o jornalista de fofocas Amaury Jr. que o presidente decidiu conceder uma exclusiva. “Fiz uma entrevista focando no homem Michel Temer”, ele afirmou. Conversaram durante uma apresentação ‘intimista’ do Alvorada. O político disse que está lendo Homo Deus (Amazon), do excelente historiador Yuval Harari, que seu símbolo sexual é Gina Lollobrigida e que não se candidatará. A partir de 2019, volta a ser advogado. Vai ao ar no dia 27, às 23h30, na Band. (Estadão)

A Bolsa de São Paulo alcançou ontem o nível histórico dos 80 mil pontos. No fim do dia, os ânimos baixaram, e o Ibovespa subiu 0,1%, a 79.831 pontos.

Faz parte de um movimento de alta mundial. O índice Dow Jones chegou a superar os 26 mil pontos, também pela primeira vez na história. Mas o cenário político americano arrefeceu os ânimos e, no fim do pregão, o índice terminou em leve baixa de 0,04%. (Valor)

Por outro lado... Em menos de 24 horas a bitcoin perdeu 23% do seu valor, a maior queda em 4 anos. Outras criptomoedas, como a Ethereum e a Ripple, também tiveram perdas. (Folha)

O app Fogo Cruzado (iPhone e Android) permite que moradores do Rio comuniquem quando presenciam um tiroteio. Segundo Lauro Jardim, registrou 321 ocorrências na primeira quinzena do ano. Em 2017, no mesmo período, foram 111. (Globo)

Cultura

Especialistas holandeses confirmaram a descoberta de uma nova tela de Vincent Van Gogh. O desenho desconhecido de uma cena em Paris, adquirido pela fundação Van Vlissingen Art em 2014, foi reconhecido como sendo do mestre do pós-impressionismo. Chamada de A Colina de Montmartre com a Pedreira (tradução livre de De heuvel van Montmartre met steengroeve), a obra começou a ser desenhada pelo artista quando ele estudava na academia da Antuérpia. Foi finalizada em Paris, em março de 1886. (Estadão)

Morreu, aos 74 anos, o cantor Edwin Hawkins (Spotify), famoso pela música Oh Happy Day. Ele lutava contra um câncer no pâncreas. O hit que o consagrou foi regravado inúmeras vezes e fez sucesso na trilha do filme Mudança de Hábito 2, estrelado pela atriz Whoopi Goldberg em 1993. (Folha)

Em 2013, Goldberg cantou na TV (vídeo) a canção que se tornou um hino da música gospel nos EUA.

Viver

A Organização Mundial de Saúde incluiu todo o território do estado de São Paulo no mapa das áreas de risco para contaminação de febre amarela. Com a mudança, as recomendações para os viajantes estrangeiros ficam mais duras: os turistas serão orientados a se vacinar ao menos dez dias antes de pegar o avião para qualquer área do estado. De acordo com a secretaria de Saúde do governo paulista, 21 pessoas morreram por conta da doença de 2017 para cá. (Folha)

Para tentar conter seu avanço, o governador Geraldo Alckmin resolveu antecipar a campanha emergencial de vacinação. Em vez de ter início no dia 3 de fevereiro, doses fracionadas (0,1 ml) da vacina serão aplicadas a partir do dia 29 deste mês em 54 cidades.

Cláudia Colucci: “O fato é que o momento não está para chacotas. Precisamos usar as redes para disseminar boas informações em saúde. O país vive o pior surto de febre amarela das últimas décadas, com casos e mortes se avizinhando da cidade de São Paulo, e é preciso agir rápido para conter boatos e desinformação. As dúvidas em torno da doença e da vacina são ainda gritantes, apesar dos esforços das autoridades de saúde e da imprensa no esclarecimento delas.” (Folha)

PUBLICIDADE

Talvez mais do que o manifesto das francesas, a acusação da fotógrafa anônima Grace contra o ator Aziz Ansari abriu o principal debate dentro do movimento contra assédio #MeToo. É uma disputa pelo significado do que é assédio.

Ponto: No New York Times, a jovem editora Bari Weiss sugere que a denúncia é o pior que pode ter acontecido para o movimento. Que ao tratar sexo ruim como assédio, coloca-se mulheres numa posição de fragilidade que não lhes cabe. “A história de Grace foi recebida com vivas por jovens feministas, insistentes de que consentimento só vale se afirmativo, ativo, continuado e — esta é a palavra mais usada — entusiasmado. Esta tentativa insidiosa de criminalizar sexo que por parte dos homens seja desajeitado, nojento ou egoísta é o mesmo que levar as mulheres de volta aos tempos em que gritavam por seus sais enquanto desmaiavam nos sofás. Para lá, pessoalmente, não desejo ir.”

Contraponto: Katy Anthony, do blog KatyKatiKate, talvez seja quem melhor construa o argumento contrário. “Tive também encontros ruins e eles se parecem muito com o que Grace chama de assédio sexual. Muitas mulheres encaram sexo humilhante, desconfortável, como ‘não é tão mal assim’. É uma proteção. O comportamento de Ansari é horrível. E é comum. Tantos homens aprendem sobre sexo tratando mulheres como objetos. Se começarmos a chamar todos os atos de assédio pelo que são, teremos de voluntariamente reconhecer que há mais dor em nossas vidas. O que Grace escreveu é um encontro sexual comum. Seu prazer estava, sei lá, em número 7 das prioridades dele. Se você, como eu, hesitou em estar ao lado de Grace nessa, só lhe peço que pare por um instante e se pergunte por quê.”

Cinco novos planetas foram descobertos na órbita de uma estrela distante por ‘cientistas cidadãos’. Os entusiastas da astronomia descobriram o sistema usando o Zooniverse, uma plataforma online de crowdsourcing para pesquisa. Com ela, pessoas de qualquer lugar podem aprender como os sinais reais dos exoplanetas se parecem e, depois, examinar os dados coletados pelo telescópio Kepler para votar se classificam um determinado sinal ruído ou indício de algo. Segundo a Nasa, é a primeira vez que um sistema com vários planetas é descoberto por um programa realizado exclusivamente dentro do conceito de ciência do cidadão.

E um fenômeno conhecido como lente gravitacional permitiu que o telescópio Hubble fizesse um registro com detalhes inéditos de uma das galáxias mais antigas do Universo.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, criticou em seu Twitter a descriminalização da maconha no Uruguai e no Estado do Colorado, nos EUA. Postou dois gráficos com dados de homicídios, dizendo que, após a legalização da planta, houve aumento no número de assassinatos. O Poder 360 mostra, no entanto, que esses dados são inconclusivos. via Pioneiros

Ronaldinho Gaúcho fará seus jogos de despedida do futebol após a Copa. (Globo)

Cotidiano Digital

A turma do Facebook tem planos de investimento para seus dois serviços de mensagens, este ano. No Messenger, a prioridade é simplificar (enxugando) a interface e reforçar nos recursos visuais: gifs animados, vídeos e câmera. O Messenger segue com sua vocação para ser um canal de marketing e SAC para empresas. O WhatsApp, por outro lado, segue o caminho inverso. Para uma comunicação cada vez mais pessoal, quer segurar os compartilhamentos que podem ser spam. Assim, já está sendo testado um recurso no qual, sempre que alguém tenta encaminhar uma mensagem já muito distribuída, um alerta aparece perguntando se o usuário tem certeza.

Analista da Creative Strategies, Ben Bajarin, observou que a Apple foi a grande ausência da última CES. A empresa de Cupertino não costuma se apresentar por lá, mas sua logomarca era vista por toda parte em produtos compatíveis. Não em 2018. O assistente Alexa, da Amazon, foi talvez a tecnologia — ou plataforma — mais adotada nos lançamentos. Em comparação com o ano passado, a presença do Google aumentou muito. O ecossistema que tem o iPhone no meio, porém, foi o que menos se viu. Indicativo, talvez, de um ano com poucos aparelhos novos compatíveis.

O site TecMundo recebeu uma lista com os dados de um milhão de clientes da loja virtual Netshoes que inclui nome, data de nascimento e CPF. Em suas resposta oficial, a empresa afirma não ter identificado indícios de que houve invasão de hackers.

O Jornal Nacional fez um levantamento sobre a desigualdade na distribuição de antenas de celular na cidade de São Paulo. Nos Jardins, por exemplo, há 247 antenas. Em M’Boi Mirim, na Zona Sul, nenhuma. Lá moram 500 mil pessoas. As empresas argumentam que em bairros mais pobres, porque muitos dos imóveis são irregulares, é difícil encontrar onde instalar seguindo as leis. Faltam 12 mil antenas na capital. via Pioneiros

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.