O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Governo vai subsidiar arroz importado e estuda adquirir casas para desabrigados no RS

O governo vai subsidiar parte do arroz que será importado para abastecer o mercado interno em meio às chuvas no Rio Grande Sul, estado responsável por 70% da produção nacional. O objetivo é evitar o aumento de preços, assegurando para o consumidor final o preço de R$ 20 para o pacote de 5 quilos de arroz. De acordo com a estimativa de técnicos, o governo deverá conceder, em média, subsídio de R$ 5 por pacote. Na semana passada, o governo autorizou a importação de até um milhão de toneladas de arroz. Na primeira fase, serão importadas 100 mil toneladas de arroz de países do Mercosul, que têm vantagem de isenção tributária. O primeiro edital deve ser lançado nesta semana para iniciar os embarques na próxima. Empresas privadas já estão trazendo arroz de países como a Tailândia. (O Globo)

PUBLICIDADE

Outra medida em estudo é subsidiar casas para os desabrigados pelas enchentes no estado. O plano é comprar imóveis na planta ou cujas construções já começaram e não foram afetadas pela tragédia. As discussões estão em andamento, e ainda precisam passar pela Casa Civil, segundo o blog Camila Bomfim. A venda aos desabrigados deve ter os mesmos moldes do Minha Casa Minha Vida. (g1)

Após novas chuvas, o nível do rio Guaíba voltou a subir nesta terça-feira, chegando a 5,20 metros e avançando sobre as ruas de Porto Alegre. Entre as áreas atingidas está o bairro Lami, na região Sul. Famílias tiveram que deixar suas casas. A depender das próximas semanas, especialistas estimam que esvaziamento do Guaíba pode demorar um mês. (g1 e O Globo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.