O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.
Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Google enfrenta julgamento nos EUA que pode desafiar sua liderança em anúncios

O Google está prestes a enfrentar um novo julgamento antitruste, dessa vez na Virgínia, onde o Departamento de Justiça acusa a gigante da tecnologia de abusar de seu domínio no mercado de publicidade online. Este julgamento é o segundo enfrentado pelo Google em menos de um ano, após uma decisão anterior que concluiu que a empresa mantinha um monopólio ilegal em buscas online. O argumento da Justiça é de que o domínio do Google resulta em preços mais altos para anunciantes e prejudica portais de notícias ao aumentar os custos de publicidade online. E o governo, com isso, busca possíveis medidas como a divisão do negócio de tecnologia de anúncios do Google, o que pode incluir a venda da DoubleClick e pode remodelar a operação do Google e influenciar como empresas de anúncios online atuam.

PUBLICIDADE

O Google se defende alegando que sua tecnologia tem ampla aceitação no mercado pela qualidade de seus serviços, não práticas anticompetitivas. A empresa argumenta que o Departamento de Justiça está focado em um segmento de mercado desatualizado, enquanto a publicidade digital evolui para novas plataformas e mídias. (New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.